Home / Animais / Lhasa Apso: Como Saber se é Puro: Quais as Características da Raça

Lhasa Apso: Como Saber se é Puro: Quais as Características da Raça

Pesquisadores da França criaram o Zora, um robô para auxiliar no cuidado com os idosos. Observou-se nas unidades de geriatria que  muitos pacientes desenvolveram um vínculo de afeição com o robô, como se este fosse um pet, pois interagiam com o robô, conversando, fazendo carinho e levando-o para passear.

Dados coletados na pesquisa indicam que o convívio com animais de estimação proporcionam aos idosos e solitários benefícios de vida mais longa e saudável e está associado a um menor risco de morte (33 %), por doença cardiovascular ou outras causas.  Os pet mantém a solidão e o isolamentos longe, pois ocupam a vida do tutor, já que demandam cuidados como comida, atenção e passeios, por isso terapias com animais tem sido indicadas contra depressão e transtornos de humor.

Lhasa Apso:

Como Saber se é Puro? Quais as Características da Raça?

– Comportamento

O Lhasa Apso se apresenta como uma excelente opção para quem mora numa pequena propriedade de poucos metros quadrados e deseja ter um pet em casa. Entre suas características físicas estão o pelo longo e suas orelhas finas. Quanto ao seu comportamento marcantes estão o seu latido, instinto protetor e companheirismo.

É um cãozinho que demanda pouca atividade física, no máximo um passeio curtinho de manhã ou ao final do dia e muitas sonecas ao lado do dono. Gosta de brincar e se divertir, mas sem exageros e desperdício de energia. Ideal para idosos solitários em pequenos apartamentos. Quanto as características da raça pode-se afirmar que adora compartilhar bons momentos de alegria, assim embora não seja exigente quanto a atividades físicas e esportes, mostra-se cheio de energia e disposição para brincadeiras ao encontrar crianças, adoradas por esta raça.

Lhasa Apso:

Como Saber se é Puro? Quais as Características da Raça?

– História

Pode-se afirmar ainda em relação ao Lhasa Apso que é um cãozinho “marrento” com ares de superioridade.  É um indivíduo que se acha a “última cocada do tabuleiro”, tudo porque em sua origem no Tibet, era o cão dos monges e da nobreza, sendo assim herdou um instinto de guardião, se sentindo um gigante. Essa “marrinha” característica do comportamento do Lhasa Apso e sua inteligência, levou os antigos a acreditarem que a sabedoria, o conhecimento e a experiência do seu tutor, eram herdados pelo cãozinho, após sua morte, por isso o cãozinho era o preferido pelas autoridades eclesiásticas, os monges budistas.

O Monge Dalai Lama e Dois Lhasa Apso
O Monge Dalai Lama e Dois Lhasa Apso

Lhasa é o nome da cidade sagrada do Dalai-lama, uma linhagem de religiosos da escola de Gelug do budismo tibetano, e a região de origem do cãozinho.  “Cão leão sentinela que late” ou Abso Seng Kye, é o nome do Lhasa Apso em sua origem. Por volta do ano 800 a.C, no Tibet uma cabra, semelhante ao  bode peludo Alpen, pertencente a uma raça chamada Apso, conforme algumas teorias, emprestou o segundo nome a raça, aludindo a pelagem do cãozinho. Acreditava-se que o animal trazia sorte e coisas boas. Sua proteção só podia ser usufruída pelos templos e mosteiros, seu comércio era proibido.

Lhasa Apso Como Saber se é Puro?

– Cruzamentos

Esse cãozinho só veio aterrizar em terras americana no início do século passado, ganhando reconhecimento como cão de companhia em 1935 pela CBKC (Confederação Brasileira de Cinofilia). Ao se popularizar na Grã Bretanha, depois de sair do seu país de origem, era chamado de Lhasa Terrier, essa denominação revelava uma dificuldade de descrição em virtude de sua proximidade com o Terrier Tibetano.

O terrier tibetano é oriunda da mesma região do Lhasa Apso e compartilha da mesma fama em relação a sua mística de animal sagrado, talismã da felicidade e da prosperidade. Estes animais eram doados como presentes valiosíssimos ao imperador e aos chefes de aldeias. A fim de evitar sua extinção foram cruzados com os Spaniels do Tibete, e nesta empreitada, cães ainda menores desenvolveram-se, gerando os Lhasa Apso.

O Lhasa Apso é frequentemente confundido com o Shih Tzus, com o qual compartilha a mesma origem asiática. Conta a lenda que o Shih Tzus é o símbolo do amor impossível entre uma princesa chinesa e um tibetano (mongol). Diante da impossibilidade do casamento entre ambos, resolveram cruzar um legítimo cão chinês (o pequinês) e um legítimo cão tibetano (o lhasa apso), originando o Shi-Tzu, simbolizando o que há de melhor nas duas culturas. O nome Shih Tzus significa “cão leão que nunca desiste”.

Como Saber se é Puro

– Pedigree

Em vista do exposto, estabelecer a pureza da raça, demanda segundo a CBKC, um exame de DNA no animal ou sua exposição a avaliação de três juízes num Kennel Club. Esta avaliação é muito importante para evitar problemas futuro em seu animal, como a consanguinidade e a predisposição a doenças . Além propiciar o melhoramento da raça. Com esta certificação em mãos é possível estabelecer-se o pedigree do animal, como um RG dos animais:

Pedigree azul  (RG) – cão com árvore genealógica identificada;

Pedigree verde (RS)  – cão importado de outras entidades, não reconhecidas pela CBKC, processo de nacionalização extensivo aos descendentes;

Pedigree marrom (CPR) – Animais sem pedigree, casos avaliados por juízes; extensivo até a 2ª geração. A 3ª geração de descendentes receberá a classificação azul;

AKR – Documento de certificação expedido no exterior, por entidade reconhecida pela CBKC.

Como Saber se é Puro

– Raça

Raça é um conceito com a pretensão de categorizar uma população de uma mesma espécie de acordo com suas características genéticas e fenotípicas, conceito que serve para animais de estimação, mas não pra humanos. A origem e o significado da palavra é tão obscura, quanto o conceito, e foi introduzida na ciência há pouco mais de 200 anos. Tem sido utilizada nos mais diversos contextos, e alimentado muitos conflitos de preconceito e discriminação e disseminado ódio. Os cientistas informam que não existem claras distinções entre indivíduos da mesma espécie, apesar de tais definições ser precisas o tanto quanto possível.

Não deixe de obter mais informações relacionadas a este cãozinho adorável em nossas publicações:

Lhasa Apso: Personalidade, Cuidados e Fotos | Mundo Ecologia

Lhasa Apso: Características, Tamanho e Cores | Mundo Ecologia

Comente abaixo se esse artigo foi útil e sugira informações adicionais para que possamos enriquecer nossas próximas publicações.

by [email protected]

Veja também

Reprodução da Irara: Filhotes e Período de Gestação

Irará (lat.Eira barbara) – é um animal que parece estar quase sempre em busca de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *