Home / Plantas / Cuidados Com Cajueiro: Dicas e Truques

Cuidados Com Cajueiro: Dicas e Truques

O caju é muitas vezes propagado por sementes, mas as plantas enxertadas, cortadas ou marcadas oferecem um melhor rendimento. Mudas dão resultados muito variáveis em maçãs vermelhas ou amarelas. Diferentes cultivares são encontrados em cada área de cultivo.

A Cultura do Caju

Para crescer bem, o cajueiro precisa ser plantado em pleno sol. Recomenda-se plantar as árvores em uma malha de 10 x 10 metros. O delicado sistema radicular do cajueiro não suporta transplantes. Uma mudas ou enxertos podem dar frutos em seu terceiro ano, mas a produção completa começa por volta dos 7 a 8 anos de idade.

A colheita de castanhas é manual e tediosa. Requer luvas por causa da presença de resina alergênica (ácido anacárdico, cardanóis e cardóis) nos frutos. Uma vez colhidas as castanhas, elas devem passar por várias etapas de processamento e, em particular, tratamento térmico, antes de estarem prontas para consumir (tratamento por assadeira e banho de vapor, por exemplo).

Em algumas áreas, as plantações sofrem roubo de frutas mais ou menos maduras para revenda no mercado local. Para evitar isso, alguns produtores desenvolvem a apicultura em seu pomar. As abelhas assustar ladrões, aumentam os rendimentos através de uma melhor polinização de flores e produzem renda adicional com a venda de mel produzido.

Cuidados com Cajueiro: Dicas e Truques

Quer cultivar um cajueiro no seu jardim? Mas para o cultivo da castanha de caju você precisará adquirir algumas informações básicas de cultivo e plantio. O cultivo de castanhas de caju é fácil, mas requer um ambiente mais específico e condições de crescimento. Se você puder fornecer esse ambiente, poderá cultivar seu cajueiro e aproveitar as nozes e frutas frescas que são chamadas de caju, durante todo o ano.

O cajueiro pode ser cultivado a partir de sementes, camadas de ar e enxertia. Para propagá-lo a partir de sementes, você precisará de uma porca sem casca amadurecida (semente). Estas sementes são viáveis até 4 meses. Se você coletou a semente fresca da árvore, seque ao sol por 3 dias e mergulhe em água durante a noite antes da semeadura.

Cuidados com Cajueiro

Semear as sementes de boa qualidade, começando a mistura; as sementes germinarão em qualquer lugar de 4 dias a 3 semanas. O cajueiro precisa de pelo menos 6 horas de sol direto, cresce lentamente e não frutifica se cultivado na sombra. O caju prefere solo arenoso e laterítico pobre, com o nível de pH em torno de 5 – 6,5. Nunca cultive o cajueiro em um solo rico em argila. É pesado e encoraja o alagamento, e no caso do cajueiro em crescimento, o solo que você usa deve ser bem drenado de forma que a água flua suavemente.

Água e Fertilização

Os cajueiros são moderadamente tolerantes à seca, uma vez estabelecidos, mas produzem mais frutas se forem regados regularmente. Durante o verão, regue semanalmente ou duas vezes e profundamente. Reduza ou retenha a rega durante o inverno. O excesso de irrigação pode prejudicar ou até mesmo matar o seu cajueiro, portanto, regue somente se o solo estiver seco e deixe o solo secar entre períodos de rega.

O cajueiro precisa de aplicação regular de fertilizantes para crescer vigorosamente e produzir frutos. Use adubo de liberação lenta com NPK 8 – 3 – 9 de acordo com as instruções do produto fornecidas no pacote, ao redor da base da árvore a cada dois meses durante a estação de crescimento. Aplique também adubo ou estrume agrícola uma vez por ano, cerca de 30 libras (15 kg) na superfície do solo a uma árvore madura.

Ameie os cajueiros regularmente para remover galhos e galhos fracos, mortos e emaranhados infestados com doenças ou pragas. Além disso, corte os ramos superlotados para promover um crescimento vigoroso. Faça cobertura morta em torno do seu cajueiro com matérias orgânicas para evitar ervas daninhas e conservar a umidade.

Outras Dicas e Truques

Semear sementes frescas de caju para germinar, pois elas germinam facilmente. Uma árvore cultivada a partir de sementes leva de 3 a 5 anos para produzir seus primeiros frutos. Nossa recomendação é comprar uma planta em vaso de um viveiro, desta forma você não terá que esperar tanto tempo.

Escolha um local bem protegido do vento. O caju cresce melhor quando a temperatura permanece em torno de 25° C, embora possa suportar temperaturas de até 10° C e até 40,5° C, sem qualquer problema. Mantenha a área ao redor da base do seu cajueiro livre de ervas daninhas, pequenos arbustos, trepadeiras e detritos. Fique atento a galhos doentes ou mortos, podando-os se necessário.

Espaçamento: o espaçamento de 8 x 5 m é adequado. As árvores estão crescendo vigorosamente. Ramos pendurados no chão devem ser removidos.

Fertilizantes: 70g de uréia + 200g SSP / planta por ano de idade. Pode ir até 750 gm de ureia e 2 kg de SSP para árvore. Deficiência de zinco normalmente ocorre. Use 200 g de óxido de zinco em 100 litros de água para pulverização foliar. Irrigação: as árvores frutíferas do cajueiro requerem 100 litros de água por dia.

Floração: ambas as flores masculinas e bissexuais nascem no mesmo conjunto. A polinização é por insetos. Após a polinização, leva de 6 a 8 semanas para o desenvolvimento da fruta. A noz se desenvolve primeiro e a maçã aumenta 2 semanas depois. Nozes a serem colhidas e secas.

Plantio, Enxerto e Mudas

Sementes frescas que afundam na água são plantadas em posição vertical em um saco de plantio contendo uma mistura de solo solto e esterilizado. Três a quatro sementes podem ser plantadas diretamente no buraco de plantio. Os mais fracos são diluídos mais tarde e os mais fortes deixam de se desenvolver mais. As plântulas são muito suscetíveis à podridão radicular de phytophthora. Os sacos da planta devem ter 350 a 400 mm de profundidade, uma vez que a raiz da torneira cresce muito rapidamente e se inclina assim que toca o fundo.

Duas técnicas de enxertia, ou seja, enxerto lateral e enxerto em cunha são praticadas com sucesso. O enxerto deve começar o mais cedo possível (mudas de 3-4 meses de idade) e plantado no pomar para evitar que a raiz da raiz se dobre.

As mudas de caju são cultivadas à sombra (45%) e endurecidas antes do plantio no pomar. É muito importante não perturbar o sistema radicular durante o plantio. As árvores jovens devem ser apoiadas nos primeiros 2 a 3 anos para que o vento não sopre as plantas.

Veja também

Arroz Tem Glúten ou Não? É Bom Para Emagrecer?

Uma pessoa pode ter um estilo de vida sem glúten porque tem doença celíaca, alergia …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *