Home / Natureza / Lhasa Apso: Personalidade, Cuidados e Fotos

Lhasa Apso: Personalidade, Cuidados e Fotos

Os cachorros da raça lhasa apso são uma das maiores variedades de cães existentes no mundo, e apesar de serem bastante comuns, eles ainda apresentam bastante diferenças físicas e comportamentais, além de ser considerados cachorros de uma raça ímpar, pois são extremamente belos e de pequeno porte.

O fato de serem pequenos e peludos, torna-os uma das mais viáveis opções de cães domésticos do mundo, ainda assim, cada lhasa apso possui uma personalidade exclusiva.

Existe lhasa apso que pode ser extremamente quieto e metódico, enquanto existe o lhasa que é inquieto e extremamente bagunceiro, assim como aqueles que parecem ser depressivos em um momento, porém, altamente alegres em outros.

Na verdade, o que mais chama atenção dos tutores da raça lhasa apso, é a personalidade que cada animal adquire com o tempo.

Quer conhecer mais sobre cachorros em nosso site? Por favor, não deixe de acessar os seguintes tópicos:

Conheça Mais Sobre a Personalidade do Lhasa Apso

Muitas pessoas dizem que essa raça consegue entender absolutamente tudo o que é dito aos mesmos, porém, eles são teimosos demais para se deixarem levar por ordens.

São raros os casos de lhasa apso que aprendem a se comportar através de ordens de seus donos, pois a maioria tem um senso de independência que supera qualquer cão, mesmo não sobrevivendo um dia fora de casa sem o conforto de uma coberta e a ração pontual.

Outro fato interessante sobre a personalidade do lhasa apso, é o fato de serem extremamente sentimentais e de guardarem rancor.

Sendo um tutor de lhasa apso há mais de 6 anos, sei muito bem os motivos por minha cachorrinha estar emburrada no canto: ou foi porque eu mimei demais um outro pet da casa, ou foi porque eu dei uma bronca séria nela.

Para reconquistar a atenção e o ânimo da mesma, é necessário que eu a mime com brinquedos ou com petiscos que ela adora. Muitas vezes eu passo a pensar que ela se finge de emburrada só para ganhar petiscos (realmente, não descarto essa possibilidade).

Principais Cuidados Com O Lhasa Apso

A raça lhasa apso é uma raça muito sensível e está suscetível a várias doenças, principalmente os mais recessivos, que são aqueles mais claros ou totalmente brancos.

Quanto mais claro um lhasa apso, mais alergia de pele ele terá, diferentemente do maltês, por exemplo, que já é uma raça branca, e isso significa que o lhasa apso nasceu com mais genes recessivos do que possessivos, o que indica uma pré-disposição à alergias cutâneas e doenças externas.

Uma doença bastante comum que ocorre nessa raça é a chamada gravidez psicológica, especialmente quando a lhasa apso convive sozinha demais ou com animais pequenos, como outros gatos, por exemplo, e às vezes isso ocorre até mesmo com os brinquedinhos que damos para entretê-los.

Sinais de gravidez psicológica se dão quando a fêmea se apega demais a um determinado animal ou brinquedo e começa a ter muito zelo pelo mesmo, proibindo qualquer um de chegar perto.

O principal fator negativo da gravidez psicológica é o estresse emocional e a produção de leite, que pode se acumular e criar a chamada mastite, que provoca dor e inchaço nas glândulas mamárias da cadela, não obstante o fato de poder infecionar.

O Que Não Fazer Ao Ter Um Lhasa Apso

Uma das razões pelas quais o lhasa apso é um cachorro propenso a pegar vários tipos de alergias e problemas de saúde, se dá ao fato de que muitas pessoas criam filhotes de cachorros que são diretamente ligados pelo sangue, como irmãos e pais e mães.

Essa prática (muito realizada por criadouros irresponsáveis, por sinal) faz com que haja bastante mudança na genética do animais, deixando-os menos aptos a sobreviverem.

Com isso em mente, tenha sempre ideia de que se você tiver dois irmãos ou dois exemplares com laços sanguíneos, é necessário que haja a castração para evitar esse tipo de propagação.

Assim como qualquer cachorro, mas especialmente com o lhasa apso, é altamente recomendável que só deixe o mesmo sair para a rua – onde há contato com outros animais – somente depois das 4 principais vacinas.

Antes de se pensar em ter um lhasa apso, é necessário saber que o ambiente precisa estar totalmente esterilizado para evitar qualquer tipo de doença que ainda paire no ambiente.

Por último, tenha em mente de que o lhasa apso é um cão teimoso e que é muito difícil adestra-lo (a não ser que haja uma paciência ímpar), e por esse motivo os cachorros irão fazer as necessidades em locais inapropriados até mesmo quando forem velhinhos, pois se não aprenderem enquanto bebês, não aprenderão mais.

Curiosidades Sobre o Lhasa Apso

  • Um lhasa apso macho deve pesar até 8,5 kg; se o mesmo estiver acima disso, a obesidade pode reduzir drasticamente seu tempo de vida.
  • O tamanho normal de um lhasa adulto costuma atingir o máximo de 30 cm.
  • O tipo de lhasa apso mais comum são os de mais de uma coloração, como cinza e preto, ou branco e cinza e variações nessas cores.
  • Os tipos de lhasa apso mais raros são os que possuem a coloração completamente preta (sem nenhuma mancha) ou o de coloração completamente branca (sem nenhuma mancha).
  • O pelo do lhasa apso tende a crescer sempre, mas o mesmo pode viver sempre tosado no mínimo, ou com pelos longos e lisos.
  • A principal características que faz o lhasa apso ser diferente dos outros cachorros, é a sua personalidade, que pode variar entre o bom e o mau humor com uma instabilidade bem nítida.
  • Um lhasa apso criado em casa irá latir para qualquer estranho e sempre será extremamente protetor e, em muitos casos, possessivo.

Veja também

O Que Quer Dizer IVAS? Como Ela Acontece?

Elas estão presentes na vida de todas as pessoas, entretanto, poucos sabem o que significa …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *