Home / Animais / Tempo de Sono do Cachorro Adulto e Filhote: Qual o Ideal?

Tempo de Sono do Cachorro Adulto e Filhote: Qual o Ideal?

O sono é fundamental para qualquer ser vivo. É de extrema necessidade uma boa noite de sono para recuperar as energias e para um correto funcionamento do organismo.

Para os humanos, não há vida se não há sono. Muitos acham que dormindo pouco podem ser mais produtivos no trabalho, ou nos afazeres do dia-a-dia. Mas nada se compara com uma boa noite de sono. Só assim,o indivíduo consegue ter foco, concentração e qualidade de vida. Mas e com os cachorros? Qual o tempo ideal de sono para um cachorro?

Continue acompanhando este artigo para saber a resposta desta e outras perguntas. Seu cão dorme muito? Ele não dorme? Saiba o que está acontecendo com ele e o que você deve fazer nestes casos.

Os Cachorros

Os cachorros são animais fiéis, que andam lado a lado com o ser humano desde as primeiras civilizações. Eles estão nas nossas casas, no meio urbano e sobretudo, nos nossos corações.

A incrível adaptabilidade que eles tiveram em nosso meio, facilitou muito a nossa convivência com eles. E quem tem um cachorro sabe, eles fazem de tudo para estar perto de nós.

Dedique apenas alguns minutos, ou mesmo uma hora do seu dia ao pet, que ele irá dedicar praticamente a vida dele toda para você.

Eles não são animais agressivos, e sim seguros. Existem raças e raças que sofreram modificações genéticas ao longo dos anos; para se adaptarem em nossas residências e fazer o que o dono deseja.

Sono do Cachorro
Sono do Cachorro

Por isso ao longo dos anos, passou a existir o adestramento de cães. Se este treinamento for realizado de maneira saudável com o cachorro, sem agressividade ou mesmo prejudicando a saúde do mesmo, é bem vindo.

Mas como todo ser vivo, eles precisam de alimentação, um lar e principalmente de boa quantidade de horas de sono.

Pouco se fala a respeito do sono destes incríveis animais. Mas qual o ideal? Confira a seguir!

Tempo de Sono do Cachorro Adulto e Filhote: Qual o Ideal?

Os filhotes de cachorro são tão fofos que poderiam ser pequenos para sempre, não é mesmo? Porém, nessa fase da vida, precisamos ter extremo cuidado com ele e deixá-los confortáveis., alimentá-los da maneira adequada e proporcionar as melhores condições para o seu desenvolvimento.

Quando falamos em horas de sono, um organismo do cachorro é semelhante ao nosso, eles precisam da quantidade certa, desde a dormência até o período REM.

E por isso, precisamos ficar atentos, pois se o pet não dorme a quantidade ideal, pode ser que ele esteja com problemas; tanto para mais horas de sono, quanto para menos.

Mas você já reparou na quantidade de sono do seu cachorro? Isso pode acarretar em uma série de consequência negativas para ele; isso varia de espécie para espécie, mas comece analisar o quanto seu cachorro dorme. 

Seja um cachorro de grande porte ou mesmo de pequeno porte. Não se espante se o seu cachorro dorme muitas horas por dia, saiba o que fazer neste caso. Confira a seguir!

Quantidade de Sono Ideal Para um Cachorro Adulto

Quando falamos dos cachorros adultos, nos referimos aos cães que já ultrapassaram 1 ou 2 anos de vida. E podem sim ter problemas com o sono. Mas não se espante! Os cachorros adoram dormir.

Então a quantidade ideal de sono para um cachorro adulto é de 10 a 15 horas por dias. Isso mesmo,. eles dormem mais do que nós.

Se o seu cão dorme menos do que isso, é sinal que ele precise gastar mais energia. Se notar que ele está hiperativo, correndo de um lado para o outro, ou mesmo latindo sem parar, é sinal que ele precisa exercitar-se, então você pode ajudá-lo.

Sair para dar uma volta, brincar, jogar bolinhas ou cordas, enfim, distraí-lo, são atividades que ajudam o cachorro a dormir melhor. Canse-o, faça ele gastar energia. Você perceberá, tanto você quanto ele terão uma  ótima noite de sono.

Mas e quando falamos dos filhotes? Qual a quantidade sono ideal para cachorros filhotes?

Quantidade Ideal de Sono Para Cachorros Filhotes

Já os filhotes, são os cãezinhos que não chegaram nem aos 6 meses de vida. Eles sim, são uns verdadeiros dorminhocos.

Dependendo da espécie, o animal pode dormir de 16 até 20 horas por dia. Acordando apenas para comer e fazer as necessidades.

Então não se assuste se o seu filhote dormir bastante, é normal! Mas o que devemos nos atentar é se ultrapassar esse limite.

Sim, existem limites de sono e nós devemos ficar atentos. Tudo bem se eles dormirem bastante, mas se eles só querem dormir, com certeza há alguma coisa de errado.

Indisposição, alimentação errada, ansiedade; são uma série de fatores que podem levar qualquer dono a ficar preocupado. Confira algumas dicas do que fazer caso o seu pet não durma essas quantidades ideais de sono

Meu Cachorro Não Dorme Direito: O Que Fazer?

O normal de um cachorro adulto é que ele passe a noite toda dormindo e tire alguns cochilos durante o dia, completando então entre 10 a 15 horas de sono. Se ultrapassar essas horas, e você notar que o animal anda com moleza, impaciente, indisposto e muitos outros fatores que não são normais, siga as seguintes dicas:

  • Passeie com ele
  • Alimente-o corretamente
  • Brinque
  • Faça carinho
  • Massageie-o

Mas quando o excesso de sono é ultrapassado, ai pode ser algum sintoma mais sério, como a depressão, cinomose, febre, descontentamento.

Isso pode indicar que o animal está com alguma doença, e por isso você precisa se atentar e até buscar ajuda de especialistas. Pois não é brincadeira, o sono é total reflexo da saúde do animal.

Se ele passa o dia todo deitado, cabisbaixo, pode ter certeza que há algo de errado com ele.

Mas lembre-se, eles dormem bastante mesmo, entre 10 a 15 horas, podendo até ultrapassar um pouco dependendo da espécie, então, analise com cuidado, mas não tire conclusões precipitadas; na dúvida, busque sempre pela ajuda de um veterinário, que estudou e está apto para diagnosticar o seu animal de estimação.

Um fator essencial também é a limpeza e a comodidade do local que ele dorme. Tudo isso conta no sono do seu melhor amigo. Proporcione uma vida saudável para ele. De amor, carinho e boas horas de sono para ele.

Veja também

Araçari-de-Pescoço-Preto: Características, Nome Cientifico e Fotos

As aves são essenciais para todo o mundo, já que a partir das aves as …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *