Home / Animais / Jegue Curiosidades E Fatos Interessantes Sobre O Animal

Jegue Curiosidades E Fatos Interessantes Sobre O Animal

Tenho a honra de trazer até você hoje, um animal super carismático e bastante visto nas terras brasileiras, nosso famosíssimo Jegue, um bichano que já auxiliou muita gente em suas atividades diárias.

Você já ouviu falar no Asno? Não? Bom, quando se fala no Asno, saiba que estou me referindo ao nosso amigo Jegue, pois trata-se do mesmo animal! Você sabia disso? Aposto que não! Então, porque não tira um tempo para ler esta matéria super legal? Vamos começar!

Curiosidades e Fatos Sobre o Famoso Jegue

Por mais que não pareça, nosso conhecido Jegue é da mesma família das Zebras, digo isso porque a princípio é meio difícil ligar um animal tão presente no nosso cotidiano com espécies selvagens.

Nosso amigo Jegue por mais que pareça um animal não tão nobre como os cavalos de raça, saiba que a sua descendência vem do Asno-Selvagem-Africano.

Nunca se deve julgar o livro pela capa: Sabia que o simplíssimo Jegue é um animal pré-histórico? É isso mesmo, este animal de aparência singela foi bastante usado em tempos mais antigos e sempre trabalhou intensamente, da mesma maneira que os venerados cavalos de raça.

Já que anteriormente mencionei os cavalos, não posso deixar de te dizer que estes animais foram domesticados a 5.000 anos A.C, no mesmo período em que o valente Jegue.

Você chama este animal de “Burro”? Se faz isso, então saiba que está equivocado(a), pois o chamado Burro trata-se do cruzamento do Jegue com o Cavalo, o que é algo completamente diferente. Não cometa mais este erro hein!

O carismático Jegue pertencia a um local chamado de Abissínia, hoje tal lugar é parte da Etiópia. Quem diria que este animal que parece ser tão simples poderia vir de terras tão longínquas não é?!

Por acaso você já ouviu o zurro de um jegue? Zurro é o som o qual ele faz e este pode ser tão alto que de 3 a 4km dá para ouvi-lo. O som emitido por este animal é bastante engraçado, mas as vezes pode parecer desesperador!

O Jegue é um animal que adora muito a presença de outros da sua espécie, existem pessoas que dizem que ele é um bom vigia de rebanhos, mas que na presença de outros animais de sua espécie, ele pode ficar completamente desatento e esquecer de tudo. Isso é algo bastante curioso não é verdade?!

A pelagem deste animal não é como a dos cavalos, pelo contrário, é bem semelhante à dos cachorros, portanto, seu pelo é longo. Mas fique sabendo que ao se molhar, ele não consegue se secar como ocorre com os cachorros, por isso, com seu pelo molhado ele fica altamente propício a contrair doenças.

Se você tem problemas de memória, então saiba que o Jegue pode te dar um banho, pois ele possui uma memória incrível, ela auxilia o animal dando-lhe um ótimo senso de direção. Este bichano consegue achar água mesmo nos locais mais distantes. Nunca vi algo assim!

Eu duvido que você sabia que o leite da jumenta possui um alto teor de lactose, pessoas de áreas rurais costumam usá-lo na alimentação de crianças por causa da sustância que ele garante. Não sei ao certo se isso é algo recomendável, mas não adote nenhum tipo de alimento sem antes consultar um especialista adequado.

Outra coisa que você também precisa saber sobre o leite da jumenta, é que além dele ser muito nutritivo, ainda é bastante doce, alguns arriscam dizer que ele é um ótimo substituto do leite materno, tudo isso por causa dos nutrientes que existem nele.

Pelo menos eu, já estou bem convencido de que este animal não é nada simples, pelo contrário, sua linhagem parece ser de alto escalão, pois uma espécie que passou por tantos períodos históricos e realizou diversas tarefas ao longo de todo este tempo, não pode ser considerada tão comum assim!

Cavalgando no Jegue
Cavalgando no Jegue

Para afirmar ainda mais o fato de que o jegue não se trata de um singelo animalzinho, você deve saber que um dos queijos mais caros do mundo possui o leite da jumenta em sua composição. Acredite, o valor deste queijo é realmente caro, é algo que não dá para acertar no chute!

Ao olharmos para o nosso querido jegue, logo nos precipitamos em acreditar que se trata de um animal meio fraco e sem vida, o comportamento deste bicho é realmente tranquilo, não é como o dos cavalos que ficam completamente eufóricos diante das atividades diárias.

O jegue, assim como os cavalos, é um animal cargueiro, ele possui a capacidade de levar em suas costas inúmeras coisas. Ao contrário do que algumas pessoas pensam, ele não é nada fraco!

Já Ouviu Falar No Queijo De Burra?

Achou que eu estava dizendo lorotas não é? Pois bem, o queijo feito com o leite de jumenta é um dos mais caros do mundo e pode chegar a custar 3 mil reais. Já pensou em comprar um queijo com um valor desses? É realmente algo muito caro não é?!

Olha, os mais simples o chamam de Queijo de Burra, mas fique sabendo que nos países aí a fora seu nome é Pule, este é o famoso queijo considerado um dos mais caros do mundo. O que será que ele tem para possuir um valor tão alto assim? Qual deve ser o seu sabor?

A coisa é tão seria que produtores da China e também Inglaterra, vão ao Rio Grande do Sul e investem na criação das jumentas apenas para poder extrair o leite delas, este ingrediente é sem dúvidas crucial para a produção do tão almejado Pule.

Queijo De Burra
Queijo De Burra

Aposto que deixei você boquiaberto com tantas coisas a respeito do nosso famosíssimo jegue! Espero que tenha gostado desta matéria, pois eu a fiz pensando o quanto ela poderia ser interessante para você.

Ei, gostou de conhecer o caríssimo Pule? Depois desta matéria eu fiquei curioso com o sabor deste “queijo de ouro!

Muito obrigado por sua presença aqui e até a próxima meu(a) amigo(a) leitor(a)!

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *