Home / Animais / Reprodução do Camelo, Filhotes com Fotos e Cruzamento do Animal

Reprodução do Camelo, Filhotes com Fotos e Cruzamento do Animal

Os camelos são animais muito carismáticos que atraem muita atenção das pessoas, principalmente por conta de suas características físicas tão interessantes (como a presença de corcovas) e dos passeios turísticos oferecidos em diversos países do mundo, onde as pessoas podem andar nas costas do animal.

Apesar disso, algumas informações sobre esse animal ainda não são tão claras e nem tão simples de serem encontradas, principalmente quando o assunto é a reprodução dos camelos. Você sabe como um camelo se reproduz? Como e quantos são seus filhotes?

Caso você ainda não saiba de nada disso não se preocupe, pois nesse artigo falaremos especificamente sobre o gênero Camelus, como funciona sua reprodução, como são os filhotes de camelo e ainda citaremos diversas curiosidades e fotos sobre os camelos!

O Gênero Camelus

O gênero Camelus é constituído por duas espécies diferentes de animais parecidos que muitas vezes confundem as pessoas: o camelo bactriano e o dromedário. O nome científico do camelo bactriano é Camelus bactrianus, enquanto o nome científico do dromedário é Camelus dromedarius, recordar esses nomes é bem simples já que eles são bem intuitivos.

Esses animais têm algumas características em comum, como as patas formadas por dois dedos, a capacidade de passar um longo tempo sem beber água, o armazenamento de gordura nas corcovas, etc.

Por outro lado, eles também possuem diferenças, sendo que as principais são: o número de corcovas, já que o camelo possui 2 e o dromedário possui 1; o local onde eles habitam e também o tipo de pelo.

Portanto, vamos ver agora um pouco mais sobre a reprodução especificamente do camelo, deixando de lado o dromedário.

Reprodução E Cruzamento Do Camelo

O camelo, quando comparado com outras espécies animais, é um animal que atinge a maturidade sexual um pouco depois da média de outros animais, já que geralmente essa maturidade é atingida por volta dos 3 anos de idade, mas o acasalamento só acontece realmente por volta dos 4 anos de idade; o que é uma média maior do que o esperado.

Apesar disso, eles são animais que continuam se reproduzindo por muito tempo, já que a vida sexual do camelo pode durar no mínimo até os seus 20 anos de idade, o que faz com que seja um total de 16 anos de vida ativa se reproduzindo e gerando novos filhotes para dar continuidade à espécie.

  • Acasalamento
    Acasalamento do Camelo
    Acasalamento do Camelo

Geralmente, a época de acasalamento do camelo ocorre entre o final do ano e o começo, já que ele começa a acasalar lá para o fim de dezembro. Geralmente ele acasala nessa época do ano porque – no seu habitat natural – é nesse mês que a temperatura fica mais amena e a luz presente durante o dia dura por mais tempo; essa reprodução pode durar até o mês de abril, principalmente nos países da Ásia.

  • Gestação

Após o acasalamento, o período de gestação da fêmea do camelo dura mais de um ano, sendo uma média de 13,5 meses de gestação. Nesse período, a fêmea costuma ficar um pouco mais parada e o macho tende a procurar comida para que ela continue estocando gordura em suas corcovas, assim como ele o faz. Essa etapa de armazenamento de gordura é essencial, já que esse animal costuma habitar regiões desérticas que algumas vezes ao ano passam por escassez de alimentos.

Casal de Camelo
Casal de Camelo

Por fim, quam acaba não acasalando ou quem não engravida tem o seu período de cio prolongado por mais um tempo, o que é uma adaptação da natureza para que os animais tenham um pouco mais de tempo para “tentar engravidar” e possivelmente gerar novos filhotes.

Os Filhotes De Camelo

Após o fim do período da gestação, é claro que chega a hora dos filhotes nascerem, e esse provavelmente é um dos períodos mais legais de todo o processo, já que os filhotes são extremamente fofos, assim como em todas as outras espécies animais.

Geralmente, apesar do longo período de gestação de mais de 1 ano, apenas um filhote nasce, o que pode ser um problema para a continuidade da espécie no futuro, já que cada fêmea consegue gerar apenas 1 filhote a cada mais de 1 ano.

O filhote que nasce na maioria das vezes possui um temperamento bem confuso e perdido, sendo necessário até mesmo levar ele perto da mãe para que ele encontre o lugar correto pde mamar. Apesar de ter o temperamento um pouco mais lerdo, o filho de camelo já consegue ficar em pé cerca de 3 horas após seu nascimento, o que é bem raro no mundo animal.

A pele do filhote de camelo possui uma pelagem diferente do camelo adulto, sendo compara com uma lã macia; apesar disso, ele não nasce com as corcovas típicas do animal, que vão sendo desenvolvidas com o passar do tempo.

Portanto, o filhote de camelo possui um temperamento um pouco mais devagar, mas mesmo assim suas capacidades motoras são muito desenvolvidas e interessantes, principalmente quando levamos em consideração que ele já consegue ficar em pé com apenas poucas horas de vida e com alguns dias já consegue até mesmo correr.

Curiosidades Sobre Camelos

Quem diria que o camelo seria um animal tão interessante não é mesmo? Vamos ver agora algumas outras características interessantes sobre esse animal tão amado e comentado pelas pessoas.

  1. A corcova do camelo, diferente do que muitas pessoas pensam, não serve para armazenar água, mas sim para armazenar gordura para os longos períodos de escassez de alimentos;
  2. Esse é um animal que costuma andar bastante, sendo que a distância caminhada por ele em um único dia pode variar entre 200 e 270km;
  3. Por viver em ambientes desérticos com muita areia, o camelo possui 3 pálpebras, uma característica adaptativa que o protege da areia;
    Quatro Camelos Andando no Deserto
    Quatro Camelos Andando no Deserto
  4. A expectativa de vida do camelo é de 50 anos, uma idade muito boa para um animal;
  5. O camelo é um animal que come todos os tipos de plantas, até mesmo cactos. Para isso, a pele do interior da sua boca é bem grossa, o que impede que ele se machuque ao se alimentar.

Realmente esse é um animal com características muito interessantes e muitas coisas que podem ser estudadas!

Quer saber um pouco mais sobre os camelos e não sabe onde encontrar informação? Leia também: Alimentação do Camelo – o que Eles Comem?

Veja também

Como Calcular a Idade de Um Cachorro?

Saber como calcular a idade de um cachorro não é uma tarefa das mais simples. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *