Home / Animais / Lista de Raças de Galinhas Gigantes Com Nome e Fotos

Lista de Raças de Galinhas Gigantes Com Nome e Fotos

Se referir a galinhas gigantes relativiza muito a interpretação. Há raças que são tão fofas com suas penas abundantes que parecem gigantes; há raças de corpos delgados e pernas longilíneas que lhes dão uma aparência gigante e elegante; há raças cujos galos se tornam verdadeiros gigantes encorpados e impressionantes dependendo da criação e de seu criador.

Além disso, muitas dessas raças possuem variedades que fazem variar suas características, inclusive com variedades bantans (anãs). Sendo assim, nosso artigo tentará falar um pouquinho de cada uma das raças que em geral são listadas por serem impressionantes em vários sentidos.

Galinhas Gigantes da Raça Brahma

Vamos começar com uma raça cujo galo da espécie é ainda considerado o maior galo do mundo no Guiness Book. A raça na verdade não é exatamente de tipos tão gigantescos em sua normalidade, mas possuem algumas características que os tornam imensamente atraentes. Por exemplo, são galináceos de lindas penas, densas. São ótimas galinhas de estimação e sua produção de ovos pode encantar, talvez chegando a mais de 250 ovos por ano.

Um galo brahma pode chegar a uma impressionante altura de quase 75 centímetros na cernelha, mas isso é extremamente raro, sendo possível somente de acordo com o tipo de criação que lhe será fornecida (somente um criador interessado em competição tentará desenvolver uma galo dessa raça pra tamanha performance). A média padrão para a espécie chega a um máximo de 30 a 40 cm na cernelha, o que já é considerado grande.

Galinha Gigante de Jersey

Talvez seja a raça que concorre diretamente com a brahma em altura e oponência (embora eu ache os galos da raça brahma mais bonitos). Os galináceos da raça gigante de Jersey possuem um padrão de altura e peso geralmente superior aos galináceos da raça brahma, mas em média chegam a mesma altura na cernelha, entre 30 e 40 cm. São frangos muito apreciados pela qualidade de carne que produzem e pela camada de ovos que põem.

São frangos que sustentam uma produção média de 160 ovos por ano, mais conhecidos nas variações de penas brancas ou negras, sendo os de penas pretas invariavelmente mais pesados que os de penas brancas. Também são ótimos galináceos de estimação, para criação caseira, sendo aves gentis e amigáveis, que se afeiçoam bem a uma família humana. São aves de penas densas e muito emaranhadas, e boas chocadeiras além de poedeiras.

Galinhas Gigantes Langshan e Asil

Ainda na linha de aves grandes e encorpadas, temos as raças langshan e as raças asil. A raça langshan tem sua origem na China mas foi graças ao processo de cruzamento no Reino Unido que a espécie chegou ao porte de aves altas e poderosas que existem hoje. São aves que atingem em média de 25 a 35 cm na cernelha e são especialmente apreciadas por sua carne e pela postura de ovos, uma produção que atingem média de 100 a 150 ovos por ano.

Já os galináceos da raça asil tem sua origem no Paquistão e na Índia e eram muito conhecidos em jogos de combate por serem galináceos com tendências agressivas e pouco usuais como aves de estimação. Mas são aves domáveis e se relacionam bem com humanos, ainda assim. São muito apreciadas hoje em competições de exibição por serem galináceos que atingem boa altura, entre 25 a 35 cm, e de aparência exuberante e musculosa.

As Gigantes Fofas

Aqui destacamos pelo menos três lindas raças muito admiradas pela abundância de penas lindas, que lhes conferem uma aparência grandiosa, muitas vezes maior do que realmente são: a raça cornish, a raça orpington e a raça cochin. Tanto os galos quanto as galinhas dessas raças apresentam uma aparência simplesmente exuberante, tendo a altura média entre 25 a 35 cm na cernelha, mas que parecem maiores.

A raça cornish já é, de certa forma, muito conhecida e comum nos quintais como uma produtora razoável de ovos, cerca de 100 a 150 por ano, porém pequenos ou médios. Muito apreciada por sua carne e por sua docilidade para animal de criação caseira.

A raça orpington, como o nome diz, são galináceos desenvolvidos na cidade do mesmo nome no Reino Unido e muito apreciadas tanto pela camada de ovos médios que podem produzir, entre 100 a 180 ovos por ano, sendo inclusive boas chocadeiras, mas também pela qualidade de sua carne pois essas fofas podem chegar a pesar mais de dez quilos.

As galinhas da raça cochin é talvez a mais impressionante das três. São aves pesadas, que podem atingir até oito quilos, tem uma abundãncia de penas lindas em diversas variedades de cores (inclusive nos pés), são excelentes produtoras de ovos, entre 160 a 200 ovos por ano, e também ótimas para corte, com sua carne tenra e encorpada.

Os Galináceos Altos

Pra encerrar o artigo, concluiremos falando de raças cujos galos atingem alturas impressionantes, gigantes: a raça modern game, a raça liege fighter, a raça shamo, a raça saipan jungle fowl e a raça maylay. Embora existam outras raças mais que mereceriam configurar aqui, consideramos estas espécies belos exemplares de tamanho e elegância como ótimos representantes para oferecer ao leitor belas imagens.

Os galos da raça modern game são frangos modernos e considerados super modelos no mundo das galinhas. Não são exatamente espécies para criação caseira mas ótimos para exibição em eventos pelo aspecto gracioso, delgado e de altura admirável, podendo atingir até 60 cm na cernelha. Além disso, suas penas de diversas cores e bem alinhadas lhes conferem uma elegância ímpar e premiada.

Particularmente, minha nota no quesito super modelo seria dado para o galo da raça liege fighter. Além de todas as características citadas pra descrever o modern game, esse galináceo belga liege fighter apresenta uma formação corporal mais musculosa, lhe conferindo maior imponência na apresentação. Em geral possuem uma bela postura, quase aristocrática, apesar de mais baixo que o anterior, podendo chegar a 45 cm na cernelha.

A raça saipan jungle fowl é japonesa com galos um pouco semelhantes aos galos da raça modern games, porém podem ser um pouco mais altos, podendo chegar a 65 cm na cernelha. Uma particularidade curiosa dessa raça está em sua dieta que teoricamente deve incluir peixes e frutas e não se saem bem com a dieta baseada em grãos de aves regulares.

Galinha da Raça Shamo
Galinha da Raça Shamo

A raça shamo também é japonesa como os saipan, porém mais adaptável a criação regular. Nos Estados Unidos são muito apreciados como ave ornamental de exibição, embora no Japão ainda sejam mais utilizados para jogos de combate. São galináceos impressionantes, com galos que podem ultrapassar os 70 cm de altura na cernelha, fortes e resistentes. Em altura, aliás, só perdem mesmo para o último a ser citado: o galo malaio

O galo da raça malaia, o maylay, é considerado o galo mais alto do mundo atualmente. Há registros de galos que atingiram cerca de 90 cm na cernelha. Isso significa que o animal chega há mais de metro de altura! Você definitivamente não vai querer briga com um galo desse, de características musculosas e poderosas típicas da raça. Devem fazer sucesso nas rinhas de galos, que infelizmente ainda são legais em muitos países asiáticos, como Índia e Japão.

Veja também

Quais São os Sintomas da Doença do Carrapato?

Carrapatos, um parasita amplamente distribuído em muitos ambientes naturais e com o qual os caminhantes …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *