Home / Plantas / Origem da Flor Amarilis e História da Planta

Origem da Flor Amarilis e História da Planta

O cultivo de flores está se tornando uma atividade cada vez mais comum no Brasil; e não apenas o cultivo, mas também o estudo sobre as mais diversas espécies habitam nosso país, já que possuímos um território com uma das floras mais diversificadas do mundo, principalmente por conta da Floresta Amazônica.

Porém, muitas pessoas sabem que querem aprender mais informações sobre as flores, mas não sabem muito bem onde conseguir essas informações ou até mesmo o que estudar, principalmente porque o número de espécies existentes atualmente é gigante e causa confusão em muitas pessoas.

Apesar disso, algumas espécies ganham mais destaque do que outras, e acabam sendo estudadas com maior frequência e até mesmo utilizadas em diversos setores do dia a dia, como é o caso da flor Amarílis.

Por esse motivo, neste artigo falaremos um pouco mais profundamente sobre essa espécie de flor que vem ganhando cada vez mais visibilidade e conquista muitas pessoas. Continue lendo para saber a história e a origem dessa flor, assim como ideais de onde ela pode ser utilizada no cotidiano.

A Flor Amarílis

A flor Amarílis também é conhecida popularmente por outros dois nomes muito comuns: açucena e flor da imperatriz. Apesar disso o seu nome científico, aquele que não muda de forma alguma, é Hippeastrum hybridum.

Essa planta vem ganhando cada vez mais visibilidade por conta de sua versatilidade de cores, sendo encontrados atualmente exemplares amarelos, vermelhos, laranjas, rosas e até mesmo púrpura; e também porque ela possui muitas utilizações no cotidiano por conta de toda a sua beleza.

O nome da flor em Latim pode significar “frescura” e “brilho”, elementos que mostram a delicadeza e beleza dessa flor, observada principalmente pelos amantes de plantas. Essa é uma flor que não exige cuidados muito difíceis, mas com certeza recorrentes; e por isso pode não ser a melhor espécie para quem está começando agora.

Portanto, a Amarílis com certeza é uma espécie de planta que dá ainda mais beleza para a flora de nosso país e encanta as pessoas apaixonadas por plantas. Sua delicadeza atrai a todos e suas diversas cores, cada uma com seu significado, também são dignas de nota.

Origem da Flor Amarílis

Engana-se quem pensa que apenas por ser bonita a Amarílis é uma flor pura e não modificada. A verdade é que essa espécie se trata de um híbrido, sendo que a sua espécie original – ou seja, uma das espécies que sofreram alteração para criá-la, é a Hippeastrum vittatum.

Isso significa basicamente que alguém teve a ideia de modificar uma espécie de planta para criar uma nova, que nesse caso se trata da Amarílis. No próximo tópico veremos de onde essa ideia surgiu e qual foi seu impacto na flora do Brasil.

A planta que originou a Amarílis é na verdade uma espécie nativa de outros países da América do Sul, mais especificamente e em maior abundância, é uma espécie nativa do Peru com características semelhantes à Amarílis: flores de pétalas largas e grandes, em sua maioria em tons quentes, como o vermelho e o laranja.

Hippeastrum Vittatum
Hippeastrum Vittatum

Portanto, já pudemos perceber que a Amarílis é uma planta tipicamente brasileira que possui origens em uma espécie tipicamente peruana; isso é algo excelente para a diversidade de nossa flora e de nossos jardins!

História da Flor Amarílis

A flor Amarílis também pode ser conhecida como um dos híbridos holandeses. Isso porque durante o período de colonização holandesa no Brasil (que ocorreu junto com outros povos, como os portugueses) a botânica foi uma área da ciência que se desenvolveu muito no Brasil, principalmente por conta da criação de híbridos e dos estudos feitos com plantas.

Com isso, os holandeses acabaram trazendo a espécie peruana (Hippeastrum vittatum) para o Brasil e ela passou por diversos processos de hibridação com as mais diferentes espécies, até gerara a Amarílis que conhecemos hoje em dia, que é resultado da mistura da espécie peruana que já citamos com outras espécies, como por exemplo a Hippeastrum reginae.

Essa mistura teve um impacto bem considerável em nossa flora, já que trouxe plantas típicas do Peru para o nosso país e ao mesmo introduziu uma nova espécie típica do Brasil, criando uma maior variabilidade genética na nossa flora, algo essencial para o controle de pragas, por exemplo.

Portanto, a Amarílis foi resultado da mistura de diversas espécies da América do Sul feitas biologicamente pelos holandeses que estavam no Brasil durante o período colonial. Atualmente, a espécie se dá muito bem com o clima do Brasil e é extremamente adorada pelas pessoas, possuindo diversas utilizações no cotidiano.

Utilizações da Planta

A Amarílis, como já dissemos, é uma planta muita bela e que agrada a maioria das pessoas. É claro que com isso os apaixonados por planta fazem de tudo para utilizar essa espécie nos mais diversos campos do cotidiano, como veremos a seguir.

  • Presente: quando o assunto é dar um presente de Dia das Mãe, a Amarílis é uma flor que está presente em todas as floriculturas, nas cestas e em tudo relacionado a essa data, já que com o passar do tempo ela se tornou uma planta típica dessa época do ano por conta de sua beleza;
  • Enfeite: a Amarílis também é uma flor muito utilizada para ornamentação de ambientes por conta de sua beleza, principalmente durante o período do Natal a Amarílis vermelha é muito requisitada nas floriculturas;
  • Vasos: em vasos, a Amarílis pode ser simbolicamente relacionada à Santíssima Trindidade pelos mais religiosos, e por isso de acordo com a tradição ela deve ser colocada em vasos em grupos de 3 plantas.
    Arranjo de Flor Amarílis Para Presente
    Arranjo de Flor Amarílis Para Presente

Esses são apenas algum dos usos cotidianos dessa flor tão amada pelas pessoas. Você consegue pensar em mais algum uso e conhece alguém que também usa essa espécie para tudo no cotidiano? Conta para a gente pois queremos saber!

Quer continuar pesquisando e encontrando mais informações confiáveis sobre a Amarílis mas não sabe onde procurar? Não se preocupe, temos o texto certo para você! Leia também em nosso site: A Flor Amarilis Vermelha – Como Cuidar, Como Florescer e Fotos

Veja também

Historia da Alstroemeria e Origem da Flor

Os lírios peruano, mais conhecidos como Alstroemeria, surgem de várias tonalidades, tornando-as uma opção divertida …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *