Home / Animais / O Escorpião Marrom Escuro é Venenoso? Ele Mata?

O Escorpião Marrom Escuro é Venenoso? Ele Mata?

Muitas pessoas possuem um medo muito grande deste animal. Infelizmente, em muitos locais, há uma proliferação abundante dele, fazendo com que os moradores fiquem coagidos em suas próprias casas. O maior problema é quando eles aparecem no próprio quintal!

O que pode ser feito nesses casos? O que acontece, caso um escorpião marrom apareça onde você mora? É perigoso? Ele pode matar? Descubra estas e outras respostas, além de muitas curiosidades sobre os escorpiões no decorrer do artigo!

O Escorpião Marrom

Este animal, assim como algumas outras espécies de escorpião, possui veneno capaz de atingir as transmissões nervosas do cérebro. Sua picada, além da inserção da toxina, produz uma dor intensa no corpo. Pouco tempo depois, o veneno entra na corrente sanguínea, fazendo com que a adrenalina ative e o coração seja principal prejudicado.

Sim, ele pode levar à morte, dependendo da quantidade de veneno que foi injetada. Porém, é raro de acontecer, visto que o escorpião atinge as pessoas somente por proteção. Ele é um animal que evita ser agressivo, e, quando parte para o ataque, é apenas para se defender. As crianças que devem tomar cuidado, pois possuem uma imunidade fraca. Aos adultos, uma picada de um escorpião marrom dificilmente levará ao óbito.

Mais Curiosidades a Respeito Deste Animal

Agora que você já tirou as suas dúvidas, conheça mais sobre este animal, que desperta fascínio e pavor — um misto de sentimentos — dentro de muitas mentes.

Gravidez das Mamães Escorpião

Ao contrário dos insetos, que geralmente depositam ovos fora de seus corpos, os escorpiões produzem bebês vivos, uma prática conhecida como viviparidade. Alguns escorpiões se desenvolvem dentro de uma membrana, onde recebem nutrição de uma gema de suas mães.

Outros se desenvolvem sem uma membrana e recebem nutrição diretamente de suas mães. O estágio gestacional pode ser tão curto quanto dois meses, ou até 18 meses, dependendo da espécie. Após o nascimento, os escorpiões recém-nascidos circulam nas costas da mãe, onde permanecem protegidos até a primeira vez. Depois disso, eles se dispersam.

Os Escorpiões Têm Uma Longa Expectativa de Vida

A maioria dos artrópodes tem vidas relativamente breves em comparação com outros animais. Muitos insetos vivem apenas algumas semanas ou meses. Existem animais que duram apenas alguns dias. Mas os escorpiões estão entre os artrópodes com a maior expectativa de vida. Na natureza, os escorpiões normalmente vivem de 2 a 10 anos. Em cativeiro, os escorpiões viveram até 25 anos.

A diferença de dá pelo desgaste que ele tem na natureza — para caçar e se defender dos predadores — além das mudanças climáticas e quantidade de comida que consegue. Tudo isso é bem mais confortável no cativeiro, e, por causa disso, sua expectativa de vida é maior.

Curiosamente, este é um dos únicos animais que possuem uma maior expectativa de vida quando estão no cativeiro, quando comparado ao ar livre. Grande parte não consegue permanecer trancafiado e acabam tendo um tempo na terra bem menor do que o esperado. Esta mudança afeta, principalmente, os mamíferos.

Eles Estão na Terra a Mais Tempo do Que Imaginamos

Se você pudesse viajar no tempo 300 milhões de anos, encontraria escorpiões que se parecem notavelmente com seus descendentes que vivem hoje. Evidências fósseis mostram que os escorpiões permaneceram praticamente inalterados desde o período carbonífero.

Foto do Que Seria a Antiga Tumba do Rei Escorpião
Foto do Que Seria a Antiga Tumba do Rei Escorpião

Os primeiros ancestrais do escorpião provavelmente viveram nos mares e podem até ter guelras. No período siluriano, há 420 milhões de anos, algumas dessas criaturas chegaram à terra. Os primeiros escorpiões podem ter olhos compostos.

Eles Sabem Sobreviver Com Pouco

Os artrópodes vivem em terra há mais de 400 milhões de anos. Escorpiões modernos podem viver até 25 anos. Isso não é por acaso. Escorpiões são campeões de sobrevivência. Um escorpião pode viver por um ano inteiro sem comida.

Porque eles têm pulmões vigorosos (como caranguejos-ferradura). Assim, eles podem ficar submersos debaixo d’água por até 48 horas e sobreviver. Os escorpiões vivem em ambientes severos e secos, mas eles podem viver apenas a umidade que obtêm de seus alimentos. Eles têm taxas metabólicas extremamente baixas e exigem apenas um décimo do oxigênio da maioria dos insetos. Escorpiões parecem virtualmente indestrutíveis.

Escorpião Marrom Andando no Deserto
Escorpião Marrom Andando no Deserto

Eles Brilham no Escuro!

Por razões que os cientistas ainda estão debatendo, os escorpiões brilham sob luz ultravioleta. A cutícula de um escorpião, ou pele, absorve a luz ultravioleta e a reflete como luz visível. Isso torna o trabalho dos pesquisadores escorpiões consideravelmente mais fácil.

Eles podem levar uma luz negra para o habitat do escorpião à noite e fazer seus assuntos se iluminarem! Embora apenas cerca de 600 espécies de escorpiões fossem conhecidas há algumas décadas, os cientistas documentaram e coletaram cerca de 2.000 tipos usando luzes UV para localizá-los.

Escorpião Marrom Brilha no Escuro
Escorpião Marrom Brilha no Escuro

Quando um escorpião nasce, sua cutícula é inicialmente mole e não contém a substância que causa a fluorescência. Então, escorpiões recém-nascidos não brilham no escuro. Fósseis de escorpião ainda podem brilhar, apesar de estarem centenas de milhões de anos incorporados à pedra.

Eles Comem o Que Estiver Pela Frente

Escorpiões são caçadores noturnos. A maioria dos escorpiões se alimenta de insetos, aranhas e outros artrópodes, mas alguns se alimentam de larvas e minhocas. Escorpiões maiores podem comer presas maiores, é claro, e alguns são conhecidos por se alimentarem de pequenos roedores e lagartos.

Enquanto muitos comem o que acham que parece apetitoso, outros se especializam em presas particulares, como certas famílias de besouros ou aranhas escavadoras. Um escorpião mãe que está faminta comerá seus próprios bebês se os recursos forem escassos.

Escorpião Marrom Comendo Uma Folha
Escorpião Marrom Comendo Uma Folha

As Mortes Por Causa do Veneno do Escorpião São Raras

Claro, os escorpiões podem picar. E, convenhamos que ser picado por um escorpião não é exatamente divertido. Mas a verdade é que, com poucas exceções, os escorpiões não podem fazer muito mal aos humanos.

Das quase 2.000 espécies conhecidas de escorpiões no mundo, apenas 25 são conhecidas por produzir veneno poderoso o suficiente para levar um soco perigoso a um adulto. As crianças pequenas estão em maior risco, simplesmente por causa de seu tamanho menor.

No Brasil, existem cerca de 20 espécies que devemos ter mais cuidado. Felizmente, o antiveneno é amplamente disponível em instalações médicas em toda a sua extensão, portanto, as mortes são raras.

Veja também

Diferenças do Pastor da Anatólia, do Cáucaso e Akbash

As diferentes raças de cães possuem suas peculiaridades, e mesmo dentro de uma mesma denominação, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *