Home / Animais / Por Que as Tartarugas Marinhas Estão Ameaçadas de Extinção?

Por Que as Tartarugas Marinhas Estão Ameaçadas de Extinção?

Como muitos já sabem a poluição já atingiu níveis catastróficos e infelizmente está espalhada por todo o globo. Fazendo com que a vida marinha esteja cada vez menor e com menos qualidade de vida. Causando dano não só pra vida marítima como pra nós seres humanos que também dependemos dela.

Muitos estudos foram feitos por diversos ecologistas, e foi calculado que cerca de oito milhões de toneladas de plástico vai parar nos oceanos todos os anos. Lamentavelmente o ser humano ainda não aprendeu a reciclar o plástico. Muito dessa poluição se da por conta de que a sociedade não sabe jogar o lixo fora de maneira correta.

Apesar da poluição mundial não ser só por causa do plástico, infelizmente, ele é o que mais causa problemas, tudo por conta de ser facilmente produzido e ter um ótimo custo benefício para as grandes empresas.

O Problema do Plástico

O causador de vários problemas ecológicos, porém não o único, é derivado do petróleo. E para sua confecção não é muita dificultosa, porém ela é menos poluente na hora da produção, como por exemplo, a cadeia produtiva do vidro, papel ou alumínio causa muito mais poluição na hora de ser produzido.

Se a produção do plástico e menos poluente, por que ele é um dos maiores inimigos da vida marinha? Isso é simples, o problema do plástico é na maneira de como é descartado! Apenas 21% do plástico são reciclados no Brasil, e você já parou pra pensar onde vai parar os outros 79% do plástico?

O plástico, considerado o grande vilão, também está em produtos que não tínhamos a menor ideia. Todos nós queremos ter uma pele lisa e saudável não é mesmo? Quem não quer! O problema também está nos microplásticos. Mas onde está o suposto microplástico?

Está justamente no esfoliante de pele que muita das vezes você usou ou usa e nem percebeu. Essa sensação de areia no esfoliante é microplástico, também estão em outros produtos como o creme dental e shampoo, porém não são todos! Existem marcas ecologicas e que não utilizam plástico, estima-se que a cada vez que um esfoleante facial é usado cerca de 50 mil microplásticos são descartados para o mar. Os produtos que você utiliza vão para rede de esgoto, e uma hora vai chegar ao mar.

Pesquisas indicam que 90% dos peixes já consumiram microplásticos, já as tartarugas infelizmente todas no planeta já ingeriram. Hoje em dia, é raro algum animal marinho que não tenha interagido com qual quer tipo de poluição no mar. Em até 2050 haverá mais lixo que peixes no mundo.

Como já dito, o problema da humanidade está na maneira de como vamos descartar esses poluentes. A reciclagem é a maneira mais óbvia é sustentável para que nós consigamos chegar num futuro mais limpo.

Tartarugas Marinhas

No Brasil são catalogadas cerca de cinco espécies diferentes de tartaruga marinha, dentre elas estão a Tataruga-de-Pente ou também chama de Tartaruga-Legítima, Tartaruga-Cabeçuda ou Mestiça, Tartaruga-de-Couro ou Gigante, Tartaruga-Oliva e por fim a Tartaruga-Verde ou Aruanã.

Todas são protegidas por lei, e seus ninhos são localizados e cercados. Pois muitos curiosos acabam destruindo os ninhos e interferindo na vida natural dos bichos. Em cerca de mil ovos, apenas dois no máximo chega à idade adulta, isso por conta da vida selvagem que contém seus predadores, mas, também tem a ação da poluição do homem que dificulta o crescimento sadio dos filhotes.

Extinção

Muitas espécies de animais já passaram pelos riscos de extinção, e com as tartarugas marinhas não foi diferente. O problema está no porque dessa espécie estar em perigo de ser extinta.

A extinção é um evento normal na vida animal, muita das vezes, espécies se extinguem por conta de não se adaptarem ao local, clima, mudança de temperatura e outras causas naturais. Mas, infelizmente as tartarugas não estão sendo mortas por causas naturais!

No Brasil na década de 80, havia grande apreço pela caça das tartarugas marinhas. Muitos acreditavam em varias baboseiras para justificar a caça predatória desse animal. Caçavam e vendiam seus cascos e carne.

Felizmente, hoje em dia todo mito gerado nessa época já foi desmentido. O obstáculo agora, não é só a caça desses animais. Mas também são os curiosos que destroem os ninhos e lugares de desova das tartarugas, poluem seu ambiente e maltratam esses animais passando por cima com barcos e entre outros. Também tem um dos motivos que dificultam a vida desses bichos, que são as redes de pescas ilegais espalhadas pelo mar.

Hoje, esses animais já são protegidos por lei, então, qual quer tipo de maus-tratos é proibido e tem pena reclusiva. Contudo, felizmente a caça já não é um dos maiores problemas, pois já não ha mais caçadores.

Ciclo de Vida das Tartarugas Marinhas
Ciclo de Vida das Tartarugas Marinhas

A população de tartarugas marinhas aumentou nos últimos anos. Porém, infelizmente ainda sofre o risco de extinção, já que muitas morrem por conta da poluição dos mares. Quilos de lixo são encontrados todos os dias no estômago de tartarugas mortas nas margens dos litorais de todo o Brasil.

Hoje em dia, o maior fator de risco da extinção de todas as espécies de tartarugas marinhas do mundo, é a poluição dos mares! O descarte correto do lixo é primordial na vida marinha.

Como Podemos Ajudar?

Com a extinção das tartarugas marinhas certamente geraria um impacto ambiental catastrófico, até que em algum momento afetaria nós, os grandes causadores desse problema. Portanto, devemos instruir pessoas dos perigos do descarte errôneo do lixo.

Gerar discussões sobre uma vida mais ecológica, com menos lixo, menos consumo de materiais industrializados e com certeza sobre o descarte correto do plástico. Há muitas ongs que já fazem essa conscientização, mas só isso não é o suficiente!

Realmente aprender que redes de pescas ilegais não são lucrativas, esses animais marinhos morrem nelas, morrem por se alimentarem de sacolas plásticas, de tampinha de refrigerante, foi encontrado até preservativos usados nos estômagos desses animais.

Infelizmente o homem está matando cada vez mais o planeta, sua conscientização é muito importante, más ficar de braços cruzados não é o ideal. Converse com sua família e amigos e vamos caminhar por um futuro melhor!

Veja também

Toucanet-Amarela: Características, Nome Cientifico e Fotos

As aves são animais que se destacam de maneira bastante evidente em todo o planeta …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *