Home / Animais / Diferença Entre Tartarugas Marinhas, Terrestres e Domésticas

Diferença Entre Tartarugas Marinhas, Terrestres e Domésticas

As tartarugas são animais muito antigos, existem há mais de 300 milhões de anos, desde a época dos dinossauros. Esse animal está presente no mundo todo, com diversas espécies que vivem nas águas e na terra. Inclusive, existem tartarugas domesticas para quem quer ter um animal de estimação um pouco diferente.

A seguir, conheça um pouco mais sobre esses três tipos de tartarugas: marinha, terrestre e doméstica. Aprenda, também, a diferenciá-las através de suas características. Acompanhe.

Características das Tartarugas

O habitat das tartarugas geralmente é em águas doces, nas lagoas, nos lagos e rios. Já outras tartarugas vivem em terra ou oceanos. Determinadas tartarugas vivem em deserto ou em florestas. Elas possuem vários tamanhos, onde as menores medem menos de 10 centímetros.

A tartaruga do atlântico, nada mais é que uma espécie marinha, que pode atingir um pouco mais de 2 metros de comprimento e podem pesar mais ou menos 680 quilos. As tartarugas têm suas pernas bem fortes e possuem dedos com garras e pés pequenos. As tartarugas marinhas geralmente têm nadadeiras ao invés das pernas dianteiras. Seus cascos são feitos de ossos que, basicamente, são extremamente duros e fortes.

A Maioria das tartarugas conseguem esconder suas cabeças, pernas e a caudas dentro do seu casco para se protegerem dos oponentes. As tartarugas que são mordedoras não conseguem fazer isso, entretanto têm uma intensa mordida como forma de proteção.

As tartarugas são os animais que mais vivem quando comparada a outros animais. Algumas espécies, como as tartarugas gigantes, situadas nas ilhas Galápagos, podem chegar a viver em torno dos cem anos de idade. As tartarugas aquáticas e terrestres podem não ter uma vida longa, mas é bem possível elas viverem em cativeiro.

Alimentação e Acasalamento

As tartarugas se alimentam de moluscos, vermes, insetos, águas-vivas e lesmas. Muitas delas comem somente plantas e elas conseguem armazenar seu alimento sob uma forma de gordura e também armazenam água, portanto, podem passar dias sem comer ou beber.

Tartaruga Doméstica se Alimentando
Tartaruga Doméstica se Alimentando

Porém, às tartarugas domésticas possuem cuidados mais aperfeiçoados, que deve utilizar os melhores aparelhamentos e ter um ótimo, aconchegado e interessante espaço para elas. Apesar disso, se caso não souber como alimentar tartarugas domésticas de uma forma adequada às necessidades da tartaruga, ela não vai ter um saudável crescimento.

A Maioria das tartarugas botam seus ovos na terra. As tartarugas fêmeas cavam um buraco e põe seus ovos dentro dele. Ordinariamente as temperaturas dos ninhos tem grande influência no sexo das tartarugas. Temperaturas mais quentes ocasionam nascimentos de fêmeas, e como você já deve imaginar, aas temperaturas mais frias nascem machos.

Tartarugas Marinhas

As tartarugas se tornaram mais reconhecidas do que seus parentes jabutis e cágados, além de existirem em um número maior. As tartarugas na maioria das vezes são aquáticas, saem da água para desovar ou tomar sol, mas existem os tipos terrestres. Dependendo da espécie, as tartarugas podem viver em água salgada ou doce.

Tartarugas Marinhas em Água Doce
Tartarugas Marinhas em Água Doce

Em relação ao físico, elas possuem carapaça alta e arredondada, porém, o pescoço não é muito comprido e, quando colocam a cabeça dentro dos seus cascos, não inclinam seus pescoços para a lateral, como os cágados e jabutis fazem. Exemplos de tartarugas são: tracajá, irapuca e tartaruga da Amazônia.

Cágado

Essa tartaruga realiza grande parte de seus afazeres dentro da água já a outra parte fora. Geralmente o cágado não gosta muito de viver em água doce.

A Diferença Entre Tartaruga e Cágado
A Diferença Entre Tartaruga e Cágado

É observada uma diferença física nessa tartaruga, pois o casco é mais achatado e um pouco ovulado. Suas patas têm formatos diferentes e possuem os dedos com membranas para aperfeiçoar os movimentos que são feitos dentro da água. Um exemplo dessa espécie é: cágado de barbicha.

Tartaruga Terrestre – Jabuti

O jabuti é uma espécie que somente ficam na terra, basicamente, não se habituam em lugar aquático. O seu casco é o mais alto desta espécie, em comparação a tartaruga. Os gigantes quelônios são jabutis. Suas patas dianteiras têm escamas abundantes e são bastante curvadas, já as patas traseiras são de um formato cilíndrico.

Fotos de Jabuti
Fotos de Jabuti

No Brasil, apresentam duas espécies de jabutis, que são: jabuti tinga e o jabuti piranga, geralmente o primeiro apresenta cores vivas no seu casco e são menores.

Tartarugas Domésticas

Tartarugas de água doce devem ser diferenciadas das tartarugas terrestres. As primeiras devem viver num local contornado de água, tipo: aquários, lagos ou fontes. Já, a segunda precisa de um amplo viveiro, onde possam comer, defecar e dormir.

A luz solar que recebem e as temperaturas ambiente são muito fundamentais para eles. Sem esquecer que os quelônios são répteis que passam um bom tempo se aquecendo, porque tem sangue frio. Os tipos de tartarugas domésticas que encontramos:

  • Tartaruga da Madeira: São reconhecidas por ter uma carapaça cinza escura, ventre, patas e cabeça alaranjadas com algumas manchas negras e extremidades fortes. As fêmeas são menores que os machos, geralmente medem em média 23 centímetros e pesam 1 kg quando forem adultos. São omnívoras, se alimentam de plantas, frutas fungos, invertebrados e carniça. As tartarugas da madeira são 100% terrestre na época da primavera e do verão, apesar de que no inverno e no outono prefiram a água.
  • Tartaruga Russa: São as mais frequentes e comuns nos lares. Possuem carapaça escura, com certas manchas claras, com formato redondo e aplanado. As extremidades e cabeças são de cores claras, suas unhas das patas traseiras são bastante desenvolvidas.  Elas medem até 22 centímetros e sua visão é extraordinária, podem reconhecer pessoas, pois são sensíveis aos balanços do solo e possuem um desenvolvido olfato para conseguir seus próprios alimentos, como as: flores, ervas, hortaliças e vegetais.
  • Tartaruga pintada: Vivem nas águas como os rios com reduzidos caudais, leitos suaves lodosos, poços e lagos. Sua carapaça mede cerca de 25 centímetros e são atraentes por seu listrado desenho vermelho e amarelo, que parece ser feito à mão. Possuem pele preta ou verde oliva, com linhas amareladas e alaranjadas. Podem viver 25 anos, em um amplo viveiro com uma agradável temperatura.
  • Tartaruga de orelha vermelha: Elas vivem nas águas e se encontram como uma forma brutal nos Estados Unidos e México. São famosas por possuírem duas listras vermelhas ao lado da sua cabeça. Esta característica fez serem as mais procuradas tartarugas como um animal de estimação. Alcançam 30 centímetros sendo que os machos são um pouco menores que as fêmeas e vivem até os 40 anos. Esse animal passa boa parte do tempo na água e para aumentar suas temperaturas corporais requerem um habitat com um contato direto com a luz solar e úmido.

Principais Características de Cada Tipo de Tartaruga

  • As tartarugas são répteis característicos da água doce ou salgada, por isso possuem o casco achatado e as patas com a aparência de nadadeiras, além disso, são carnívoras.
  • Os cágados, animais da mesma espécie, vivem boa parte do tempo embaixo d’água ou talvez, próximo dela, porém, se diferenciam por também viverem na parte terrestre, mas com um tamanho mais inferior.
  • Os jabutis são uma espécie que é exclusivamente terrestre e tem um casco côncavo, com pernas mais grossas e, diferente das distintas espécies, não se arriscam em nadar, porque depois de algum período acabam afundando.
  • Tartarugas domésticas são aquelas que sempre se distinguiram como animais de estimação significativamente populares. Essas tartarugas têm determinadas partes mais sensíveis no corpo, como a sua carapaça e seu casco. São ideais para pessoas que almejam ter um bicho de estimação que não tenha bastantes demandas emocionais como alguns tipos de animais de estimação têm, como por exemplo, os cachorros e os gatos.

Veja também

Sagui-de-Bigode: Características, Nome Científico, Habitat e Fotos

O Sagui-de-bigode (Saguinus myxtax), conhecido também como sagui-da-boca-branca, é uma espécie de macaco do novo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *