Home / Animais / Por Que as Tartarugas Vivem Tanto? Longevidade das Tartarugas

Por Que as Tartarugas Vivem Tanto? Longevidade das Tartarugas

A fauna do planeta Terra é extremamente diversificada, e isso significa que temos uma variedade muito grande de espécies no mundo atualmente.

Por esse motivo, muitas pessoas não conhecem muito bem os animais que habitam o nosso planeta, e é exatamente por isso que devemos estudar um pouco mais sobre eles.

Portanto, neste artigo falaremos especificamente sobre a expectativa de vida das tartarugas, continue lendo para saber tudo sobre o assunto!

O Que É Expectativa De Vida?

O termo “expectativa de vida” refere-se ao número de anos que uma pessoa pode esperar viver. Por definição, a expectativa de vida é baseada em uma estimativa da idade média que os membros de um determinado grupo populacional terão quando morrerem.

Em teoria, estimar a idade da morte é um exercício simples. Suponha que possamos rastrear um grupo de pessoas nascidas em um determinado ano, muitas décadas atrás, e observar a data exata em que cada uma delas morreu. Então, poderíamos estimar a expectativa de vida dessa coorte simplesmente calculando a média das idades de todos os membros quando eles morreram.

Na prática, no entanto, as coisas costumam ser mais complicadas porque a manutenção de registros é insuficiente e porque estamos interessados em fazer inferências sobre quanto tempo um grupo de pessoas pode esperar viver no futuro. Portanto, estimar a expectativa de vida normalmente requer suposições.

Portanto, agora você já sabe exatamente o que esse termo significa e pode entender um pouco mais quando falamos sobre o que estamos nos referindo quando falamos sobre a expectativa de vida das tartarugas.

Expectativa De Vida Das Tartarugas

A expectativa de vida de uma tartaruga varia muito, dependendo das espécies de tartaruga, isso porque os hábitos do animal também variam muito de acordo com a espécie que está sendo levada em consideração.

Por exemplo, uma tartaruga de estimação típica pode viver entre 10 a 80 anos, enquanto espécies maiores podem facilmente viver mais de 100 anos. De acordo com o “Guinness Book of World Records”, as tartarugas marinhas têm a maior expectativa de vida de até 152 anos.

Na época da morte de Harriet, a tartaruga, em 2006, ela era o animal mais antigo conhecido no mundo. As gigantescas terras de Galápagos, que pesavam 150 kg, haviam sido reconhecidas pelo Guinness Book of World Records como o mais antigo quelônio vivo ou tartaruga. Ela morreu aos 175 anos, no zoológico da Austrália, em Queensland, Austrália, onde era a atração principal.

Ciclo de Vida das Tartarugas Marinhas
Ciclo de Vida das Tartarugas Marinhas

Os cientistas ainda não sabem ao certo a idade de algumas tartarugas, especialmente espécies endêmicas, como a tartaruga de Galápagos, que vivem há anos isoladas. É difícil medir a idade, já que leva séculos, alguns acham que algumas tartarugas podem ter entre 400 e 500 anos.

Por Que Elas Vivem Tanto?

Não existe uma resposta fácil e rápida de por que tartarugas e tartarugas vivem tanto tempo. Existem, no entanto, algumas teorias, incluindo a lenta taxa de metabolismo, estilos de vida naturalmente saudáveis ​​e teorias evolutivas em relação à reprodução. Obviamente, a longevidade da vida de uma tartaruga depende de predadores sobreviventes, poluição e outros riscos ambientais.

Os filhotes novos são especialmente vulneráveis ​​aos predadores até que suas conchas endureçam. Quanto às tartarugas domésticas, se elas vivem toda a extensão de sua vida útil natural depende em grande parte do tipo de atendimento que recebem.

  • Crescimento Lento

Uma das razões pelas quais se acredita que as tartarugas tenham vida útil tão longa é a lentidão. As tartarugas continuam a crescer muito lentamente ao longo de suas vidas. Isso os impede de envelhecer da mesma maneira que pássaros e mamíferos. Graças ao seu metabolismo lento, eles podem sobreviver a longos períodos sem comida ou água, o que também lhes dá uma chance maior de sobrevivência em condições adversas.

  • Reprodução

    Tartaruga Cruzando
    Tartaruga Cruzando

Outra explicação é que a longa vida de tartarugas e tartarugas lhes dá uma vantagem evolutiva que ajuda na reprodução efetiva. As tartarugas selvagens tendem a viver em ambientes agressivos que nem sempre são propícios à reprodução. Suas longas vidas úteis lhes proporcionam mais oportunidades de procriar. As tartarugas também têm proteção natural contra predadores em suas conchas duras e pele blindada e espessa, que, diferentemente dos animais que tendem a ser presas, lhes dá o luxo de levar o tempo necessário para se reproduzir.

  • Estilo de vida

A mais longa de todas as espécies de tartarugas, a tartaruga gigante de Galápagos, segue uma dieta vegetariana rigorosa, cheia de verduras e livre de gordura e colesterol. Esses gigantes gentis que se movem devagar são criaturas extremamente dóceis e amantes da paz que geralmente vivem vidas livres de estresse. Essa combinação de vida calma e saudável é provavelmente outra explicação para sua extrema longevidade.

Portanto, essas são algumas das explicações que tentam dizer o porquê de uma tartaruga viver tanto e muito mais do que os outros animais. Agora basta esperarmos para que os cientistas encontrem uma resposta exata!

Curiosidades Sobre Tartarugas

Aprender por meio de curiosidades é algo extremamente interessante e dinâmico, e é exatamente por isso que listaremos agora algumas curiosidades sobre as tartarugas!

As tartarugas de estimação nos EUA devem ter pelo menos 10 cm de comprimento para que as crianças não as encaixem na boca e contraiam salmonelose. – Fonte

  • As tartarugas agarradas evoluíram para ter a defesa de agarrar porque são grandes demais para se esconder dentro de suas conchas como outras tartarugas;
  • Em 1930, um homem e sua tartaruga de estimação de 150 anos atravessaram as Cataratas do Niágara em um barril e sobreviveram ao outono inicial, sufocando apenas depois de ficarem presos nas cataratas por 18 horas. A tartaruga sobreviveu a toda a provação;
  • O casco das tartarugas serve para protegê-las;
  •  Esse é um animal que possui uma longevidade invejável.

Portanto, essas são apenas algumas curiosidades sobre esses animais tão interessantes que são as tartarugas! Você já sabia algum deles ou descobriu todos agora?

Quer saber ainda mais informações sobre outros animais que vivem em nosso planeta, mas não sabe exatamente onde pesquisar textos de qualidade? Sem problemas, aqui no Mundo Ecologia temos sempre os melhores artigos para você!

Portanto, leia também em nosso site: Curiosidades sobre o gato mourisco e fatos interessantes

 

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *