Home / Animais / Rinoceronte de Sumatra: Foi Extinto? Características, Habitat e Fotos

Rinoceronte de Sumatra: Foi Extinto? Características, Habitat e Fotos

Os rinocerontes são animais muito conhecidos por conta de todo o seu tamanho e a sua imponência, principalmente porque desde crianças vemos eles dessa forma nos desenhos infantis, o que mostra como esse animal pode ser muito grande e famoso.

Apesar disso, a verdade é que a grande maioria das pessoas não sabe muito bem como o rinoceronte vive ou até mesmo não sabe que existem diversas espécies diferentes desse animal, e é por isso que estudar mais profundamente esse animal fará com que você se destaque das outras pessoas.

Por isso, vamos ver nesse artigo mais informações especificar sobre o rinoceronte de sumatra. Para isso, continue lendo para aprender as características desse animal, qual é o seu habitat, qual é a sua situação na natureza agora e até mesmo algumas curiosidades sobre o rinoceronte no geral.

Características Do Rinoceronte De Sumatra

De todas as espécies de rinoceronte existentes nos dias de hoje o rinoceronte de sumatra é a menor deles; isso porque ele possui um corpo não muito longo, mas ao mesmo tempo com o tronco bem robusto e forte.

A pele do rinoceronte é parecida com couro, sendo também extremamente grossa. Além disso, podemos dizer que a pele desse animal é castanha com um toque de cinza, o que pode gerar confusão na mente de muitas pessoas que pensam que a pele do rinoceronte é apenas cinza.

Apesar de ser menor do que os outros rinocerontes da família, o rinoceronte de sumatra é o que possui mais pêlos em comparação com os outros, o que faz com que ele esteja mais protegido em dias de frio, por exemplo.

Além de tudo isso, o rinoceronte também possui dois cornos em sua face, sendo um no osso frontal e o outro no osso nasal. E é exatamente aí que existe um dimorfismo sexual entre as espécies; o dimorfismo nada mais é do que o macho e a fêmea possuindo características físicas diferentes.

No caso do rinoceronte, o dimorfismo ocorre porque o corno dos machos é maior do que o corno das fêmeas, e essa é a única forma de diferenciar o macho e a fêmea desse animal; o que pode ser bem difícil se não existir um outro exemplar de comparação.

Portanto, agora você já sabe as características físicas mais cruciais com relação ao rinoceronte.

Habitat Do Rinoceronte De Sumatra

Saber onde um animal vive é essencial, já que o habitat de um ser vivo é justamente responsável pelos seus hábitos e pela sua forma de se relacionar com outros seres vivos. Por isso, vamos ver um pouco mais sobre o habitat do rinoceronte de sumatra.

A verdade é que atualmente é muito mais difícil encontrar essa espécie na natureza, mas podemos dizer que originalmente ele poderia ser encontrado com facilidade em países como a Índia, a Malásia, a China, o Bangladesh, o Laos e o Vietnã;  o que significa que essa espécie estava presente principalmente na Ásia.

Rinoceronte De Sumatra Bebendo Água no Rio
Rinoceronte De Sumatra Bebendo Água no Rio

Ele recebe esse nome pois também era típico das ilhas de Sumatra e Bornéu, e aí o nome “rinoceronte de sumatra” acabou sendo aderido e hoje em dia é mais utilizado que o seu nome científico, Dicerorhinus sumatrensis.

Logo, podemos dizer que essa era uma espécie típica do continente asiático, mesmo que agora seja praticamente impossível encontrar um rinoceronte desses por lá.

Situação Na Natureza – Ele Foi Extinto?

A extinção de espécies animais vem se tornando cada vez mais comum com o passar dos séculos, principalmente com os avanços das tecnologias e com o constante aumento da ganância humana, que não está preocupada de forma alguma com a biodiversidade.

Por esse motivo e levando em conta que no tópico anterior falamos sobre o rinoceronte de sumatra utilizando verbos no passado, já é possível imaginar qual é a situação atual dessa espécie.

A verdade é que essa espécie está atualmente classificada como CR (critically endangered – em perigo crítico) de acordo com a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais.

Filhote de Rinoceronte De Sumatra
Filhote de Rinoceronte De Sumatra

Em outras palavras menos técnicas, isso basicamente significa que esse animal está passando por um risco extremamente alto de ser extinto. Essa é a classificação mais grave existente entre os animais selvagens; atualmente, existem mais de 2.000 espécies animais nessa stiaução.

Apesar disso, a verdade é que um animal apenas sai dessa categoria após imensdas pesquisas extensas que comprovam que ele realmente não existe mais. Porém, muitas vezes a espécie já está até mesmo extinta; por isso algumas pessoas defendem que uma categoria chamada “possivelmente extinto” seja criado.

Portanto, podemos considerar o rinoceronte de sumatra praticamente extinto na natureza, já que ele provavelmente está caminhando de maneira muito rápida para a categoria EW, que significa basicamente que a espécie foi extinta na natureza e agora está sendo criada apenas em cativeiro com o intuito de tentar preservar a existência da mesma.

Curiosidades Sobre Rinocerontes

Vamos ver agora algumas curiosidades sobre os rinocerontes no geral, já que esses são animais extremamente interessantes e que possuem muitas informações a serem descobertas.

  • O rinoceronte faz parte do grupo Big Five da África, o que significa que ele é um dos 5 animais mamíferos terrestres mais difíceis de serem caçados, dividindo essa classificação com o leão, o elefante, o leopardo e o búfalo;
  • O rinoceronte é um alvo muito recorrente de caças ilegais, principalmente por conta de seu chifre e seu couro, ambos vendidos a preços muito altos;
  • A maior espécie de rinoceronte que já existiu pesava quase 20 toneladas e media até 5 metros de altura e 8 metros de comprimento;
  • O rinoceronte tem mania de marcar território, geralmente ele faz isso com esterco e também com sua própria urina, assim como os cachorros;
  • Apesar de ter a pele muito grossa, o rinoceronte é sensível a picada de insetos e também ao sol muito forte;
  • O rinoceronte come o dia inteiro e para apenas para dormir, geralmente no período em que está mais quente no dia.

Quer saber mais informações sobre o rinoceronte? Leia também aqui em nosso site: Reprodução do Rinoceronte – Filhotes e Período de Gestação

Veja também

Tartaruga De Aquário

Tartaruga De Aquário: Como Cuidar, O Que Dar Para Comer E Fotos

A gama de animais de estimação é muito grande pra escolher, e entre alguns dos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *