Home / Animais / Hábitos do Cachorro e Seu Comportamento

Hábitos do Cachorro e Seu Comportamento

Os cachorros são muito especiais para nós. Eles estão espalhados em diversas residências do mundo todo.

São excelentes companheiros e adoram brincar, correr, receber e dar carinho; além de caçar, comer e outras atividades diárias.

Os cachorros não falam, mas possuem diferentes hábitos e comportamentos específicos. Cabe a você identificá-los e desvendar o que o seu animal de estimação está querendo lhe dizer.

Neste artigo vamos trazer algumas características, hábitos dos cachorros e seu comportamento. Continue acompanhando para saber tudo a respeito destes incríveis animais.

Cachorros e o Ser Humano

Os cachorros são animais extremamente dóceis e totalmente apegados ao dono. Eles são companheiros fiéis e adoram carinho e atenção.

Desde os primórdios, os cães estão ligados com o ser humano, desde os primeiros povoados até os dias de hoje. Os cães selvagens passaram a habitar as proximidades dos locais onde os humanos habitavam.

Era como uma troca, enquanto o ser humano proporciona alimento, carinho, atenção e uma moradia, eles auxiliavam na caça, nos decorrentes perigos e sobretudo na segurança e na companhia. Desta maneira, o cão, como muitos outros animais, acabou ficando em meio aos humanos e com o passar dos anos, foi domesticado.

Eram benefícios recíprocos, ou seja, ambos eram beneficiados. E logo a tecnologia, a ciência e a sociedade se desenvolveram e eles continuaram conosco, também se desenvolvendo.

Eles se adaptaram com extrema facilidade ao nosso meio e conquistaram nossos corações. Ao longo dos anos, foram realizados inúmeros cruzamentos genéticos entre diferentes espécies. Isso foi feito para que os cães atendessem aos gostos do seu dono e possuíssem determinadas características para facilitar o convívio com o tutor. Então existem cães de diferentes raças, espécies, dos mais variados tamanhos, como também peso, altura e comportamento.

Infelizmente eles não falam, fato que dificulta muito a comunicação deles com nós. Mas eles possuem determinados hábitos e padrões de comportamento que podem nos indicar o que querem dizer. Então você decifrar o que ele deseja a partir de algumas atitudes do seu melhor amigo.

Confira a seguir alguns dos principais hábitos e comportamentos caninos para você levar uma relação saudável ao lado seu melhor amigo.

Hábitos do Cachorro e Seu Comportamento

Os cachorros possuem diferentes hábitos para expressar o que estão sentindo. Podem representar alegria, satisfação, agradecimento, fome, dor, ansiedade, depressão e muitas outras coisas que ele sente. Confira alguns deles!

Uivar

Esse é um hábito que todos os cachorros possuem. É uma característica herdada dos seus ancestrais, ou seja, dos lobos.

Eles uivam, com a intenção de reuni

r a matilha, para se comunicarem, chamar a atenção do dono para alguma coisa ou indicador algum tipo de dor.

Desta maneira, cabe a você observa-lo e perceber o que seu animal está querendo dizer com o uivo. Pois ele pode tanto estar indicando solidão, ansiedade ou mesmo está apenas se comunicando à distância com outros cachorros.

Levantar uma Pata

Esse é um tipo de comportamento no minimo curioso, pois grande maioria dos cachorros realiza esta ação. Eles ficam ereto, com o rabo e orelha para cima, e uma das patas dobradas.

Isso significa que o cãozinho teve alguma ideia, algum momento em que sua atenção está totalmente voltada para alguma coisa específica. Pode ser várias coisas, como um animal intruso em seu território, como por exemplo: baratas, lagartixas, gatos. Ou também algum barulho que despertou-lhe a curiosidade.

Então se notar que ele está com a patinha levantada, é sinal de que ele está prestando atenção em alguma coisa, pode tanto ser um perigo, como pode ser algo irrelevante.

Dar Presentes ao Dono

Quem nunca viu um cachorro com algo na boca indo entregar para o dono? Detalhe, o que ele está na boca pode ser qualquer coisa, desde um simples graveto, até algum animal morto.

Os cães não se importam, mas o fato deles levarem algum objeto específico para o dono é sinal que se sentem felizes ao seu lado e que cumpriram a sua missão.

Mesmo no caso de animais mortos, pode ser pássaro, um rato, ou qualquer outro que ele capturou ele irá mostrar para você o feito dele. Mesmo que pareça nojento, para ele não, e na verdade é sinal de carinho, afeto e companheirismo.

Isso pode ser recíproco, se ele leva algo até você pode ser que ele esteja esperando algo em troca, ou que o dono devolva o mesmo objeto para ele.

Se Encolher

Esse é um hábito comum aos cachorros que estão sentindo alguma dor. Detalhe, qualquer tipo de dor seja um leve ferimento até uma dor insuportável. Então se notar que seu cachorro passa muito tempo encolhido, em volta do próprio corpo, ajude-o, e se não conseguir sozinho, procure por profissionais qualificados.

Eles encolhem-se pois não desejam ser percebidos por outros animais, é como um sistema de defesa do cachorro. Não é normal os cachorros passarem muito tempo encolhidos (a não ser quando estão dormindo), então atente-se a estes pequenos detalhes do seu animal de estimação.

Encarar o Dono

Uma atitude dos cachorros que é muito comum, é eles ficarem um bom tempo olhando para a cara do dono; com aquele olhar de pedinte, que deseja algo.

Isso acontece principalmente quando o dono tem algo em mão que o cachorro deseja. Seja um pedaço de pão, ou uma bolinha ou qualquer outra coisa.

Desta maneira, ele encara na esperança de receber algo. Mas também encaram para representar o vínculo que ele tem como dono, a forte conexão. Então não se espante se o seu cãozinho fica olhando para você, é sinal que ele te adora.

Virar de Barriga Para Cima

Quando os cachorros viram de barriga para cima, eles estão implorando para receber carinho.

Eles adoram isso, não apenas o carinho, mas a atenção que o dono lhe dá neste momento. E podem com facilidade ficar o dia todo assim.

Então se o seu cão está de barriga para cima, com as duas patinhas dianteiras dobradas, passe a mão na barriguinha dele. Ele irá adorar e te amar por estar fazendo isso.

Proporcione uma excelente qualidade de vida ao seu pet, ele merece. Se precisar de ajuda com algo, busque por assistência de veterinários e profissionais qualificados.

Estes foram alguns padrões de comportamentos caninos, para saber mais continue acompanhando os posts do Mundo Ecologia.

Veja também

Rinoceronte Branco do Norte: Foi Extinto? – Curiosidades e Fotos

Em março de 2018 morreu o último exemplar macho da espécie do rinoceronte branco do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *