Home / Animais / O Que é um Cavalo Inteiro, Bagual, Garanhão ou Semental?

O Que é um Cavalo Inteiro, Bagual, Garanhão ou Semental?

O Cavalo

O cavalo é um mamífero herbívoro da família equidae. Seu gênero é o equus, o mesmo gênero das zebras e dos asnos e sua espécie é equus ferus.

A relação entre homem e cavalo é muito antiga e esse animal possui diversas utilidades. Algumas delas foram alterando-se com o passar do tempo, enquanto outras ainda permanecem as mesmas, sendo a criação de cavalos uma delas.

Embora muitas raças de cavalos tenham se desenvolvido ao longo do tempo em diversas regiões diferentes, eles apresentam semelhanças em sua constituição.

Entre suas similaridades estão os corpos proporcionais, quadris musculosos e potentes, pescoços longos que suportam cabeças em forma de triângulo, que por sua vez, são encimadas por orelhas pontudas que costumam se movimentar ao menor ruído.

O Que É Um Cavalo Inteiro, Bagual, Garanhão Ou Semental?

Diz-se cavalo inteiro, bagual, garanhão ou semental do cavalo macho que não é castrado, ou seja, é o cavalo com capacidade reprodutiva, o doador do sêmen que vai manter a linhagem do animal. Dentre todas essas palavras, garanhão é a mais utilizada para o cavalo não castrado.

Mesmo mantendo as semelhanças da raça, esse tipo de cavalo, por possuir mais quantidade de hormônios como a testosterona em seu corpo, acaba por ter algumas características distintas das éguas e dos capões (os cavalos machos castrados), como ser mais musculoso e possuir o pescoço mais grosso.

Cavalo Castrado
Cavalo Castrado

O comportamento de um cavalo não castrado tende a ser um pouco mais agressivo, embora isso varie de acordo com a genética de cada raça e com o tipo de adestramento que o cavalo receba.

Essa agressividade pode se manifestar, principalmente, quando o garanhão está junto a outros garanhões, pois isso desperta no animal seu instinto de manada. Sendo assim, é necessário ter muito cuidado e experiência para lidar com cavalos inteiros em cativeiro.

Isso porque caso ocorra um disputa entre os cavalos inteiros do local, o mais fraco, que tem tendência a fugir, não terá o espaço adequado para fazer isso de forma segura.

Aparte disso, os garanhões são excelentes cavalos de competições, tendo destaque principalmente no turfe e no hipismo.

Comportamento De Um Cavalo Inteiro, Bagual, Garanhão Ou Semental Na Natureza

Cavalos são animais sociáveis por essência. São animais que vivem em grupos e, como em todo grupo, sempre há um líder. No caso dos cavalos na natureza, a líder é geralmente uma égua, chamada de égua madrinha.

Através da linguagem corporal, é ela quem determina onde sua manada vai se alimentar, qual direção vai tomar, para onde a manada vai fugir em caso de perigo, quais éguas serão cobertas e é a responsável por manter a ordem e a disciplina do grupo.

O papel do garanhão em uma manada é o de proteger os demais membros, tanto de predadores como de outros garanhões. Ele, em geral, fica na retaguarda do grupo quando este está se movimentando em busca de água, comida ou abrigo.

Cavalo Garanhão
Cavalo Garanhão

Quando a manada está em repouso, o garanhão toma posição na margem para defender os demais animais em caso de necessidade – embora todos os membros do grupo devam estar alertas ao perigo.

É comum cada manada possuir um garanhão dominante. Quando outros cavalos atingem a maturidade sexual, o garanhão costuma expulsá-los do rebanho. Porém em algumas situações, há garanhões dominante que aceitam um macho jovem nos arredores da sua manada (talvez como um possível sucessor).

Há estudos que mostram que tal comportamento de expulsar os jovens animais não se deve apenas ao fato do garanhão querer se livrar de potenciais rivais, mas é um instinto para diminuir a endogamia, já que muitos desses jovens são descendentes diretos do próprio garanhão dominante.

A expulsão de jovens animais se dá tanto com machos como com fêmeas, mas é mais comum que as potrancas já troquem de manadas por vontade própria e sigam para uma manada que possua sementais diferentes dos de seu grupo de origem.

Já os machos expulsos costumam formar um grupo de sementais jovens e solteiros – usufruindo assim das vantagens de pertencer a uma manada.

Também é possível que o garanhão tenha seu próprio harém de éguas e, caso ele não consiga ter um ou perca o seu harém para outro garanhão, ele acaba por se juntar ao grupo dos sementais jovens e solteiros.

Em uma manada um garanhão pode tentar desafiar o garanhão dominante ou pode ainda roubar algumas éguas e formar uma nova manada. Em ambas as situações, provavelmente não haverá uma luta propriamente dita entre os garanhões – pois o animal mais fraco costuma retroceder e aceitar a dominação do mais forte ou simplesmente fugir.

Reprodução De Um Cavalo Inteiro, Bagual, Garanhão Ou Semental

Um cavalo inteiro, bagual, garanhão ou semental, através de inseminação artificial, pode fecundar até oito éguas com apenas uma ejaculação – ou seja, são capazes de produzir muitos descendentes em um ano.

Caso a reprodução seja feita de maneira tradicional, com o semental cobrindo as éguas, é importante que ele possa ter um descanso reprodutivo, ainda mais se ele for um cavalo de competições, pois uma coisa pode afetar no desempenho da outra de forma negativa.

É muito importante zelar pela saúde física e mental dos cavalos, por isso, para as primeiras coberturas de um semental, é recomendado que sejam utilizadas éguas mansas, que apresentem sinais claros de que estão no cio.

Cavalo Cobrindo Égua
Cavalo Cobrindo Égua

Independente do tipo de reprodução, é indispensável que os sementais façam uma avaliação reprodutiva para identificar, por exemplo, causas de baixa fertilidade – que muitas vezes são atribuídas erroneamente às éguas.

Além disso, é importante eleger o garanhão e a égua adequados para o cruzamento, pois em se tratando de criação de cavalos, o objetivo é sempre melhorar a genética da raça e transmitir as melhores qualidades dos pais aos seus descendentes.

Para isso, existem, inclusive, pessoas especializadas com conhecimentos técnicos e comerciais a respeito dos cavalos e da sua reprodução, que buscam minimizar os erros na escolha do cavalo inteiro ideal – tornando assim as chances da reprodução gerar um animal rentável, campeão e que melhore o pedigree da raça extremamente altas.

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *