Home / Animais / Quando Saber se o Cachorro Está com Febre?

Quando Saber se o Cachorro Está com Febre?

Está notando um comportamento estranho no seu cachorro? Acha que ele está com febre? Acredite, os cães podem pegar febre e alguns sintomas são visíveis.

Ninguém gosta de ver o seu melhor amigo doente. A febre é o início de algum problema, e se não for tratada com rapidez, pode agravar e resultar em sintomas mais graves.

Veja a seguir quando e como saber se o seu cachorro está com febre, o que fazer para melhorar, e os cuidados específicos que ele necessita!

Como Saber Se O Cachorro Está Com Febre?

Cachorro da Raça Pug no Veterinário
Cachorro da Raça Pug no Veterinário

Essa é uma dúvida muito comum e pertinente, tendo em vista a quantidade de cachorros que habitam os lares não só do Brasil, mas do mundo todo.

Alguns sintomas podem ser percebidos quando o animal está sofrendo com a febre, você pode notar:

  • O focinho quente

  • Focinho seco

  • Apatia

  • Falta de apetite

  • Orelhas quentes

  • Olhos lacrimejando.

Se perceber que o seu animal está com alguns desses sintomas, procure tratá-lo com um especialista veterinário, ele lhe auxiliará e garantirá a saúde de seu pet com os medicamentos e tratamentos necessários.

Busque por ajuda, pois muitos sintomas podem ser o início de algo mais mais grave e no futuro, o cão pode ser prejudicado.

Se deseja mais precisão, pode utilizar um termômetro e medir de acordo com as medições da temperatura. Para isso, você vai precisar seguir alguns passos:

  1. Primeiramente, arrume um termômetro (pode ser o mesmo modelo utilizado por humanos, porém, é claro, um apenas para uso do cachorro, de forma alguma misture o que você usa com o dele)

  2. De preferência, lubrifique com um pouco de vaselina o termômetro

  3. Introduza o termômetro no ânus do animal, apenas alguns centímetros e deixe por cerca de 5 minutos (se o cachorro for agitado ou não deixar, peça ajuda para alguém segurá-lo)

  4. Retire e veja a temperatura indicada, se estiver maior que 39 graus, é sinal de que o seu cachorro está com febre.

Vale lembrar que a temperatura corporal do cachorro é um pouco mais quente que a nossa, varia entre 38 e 39 graus.

Após fazer isso, você saberá se o seu cachorro está com febre ou não. É preciso ficar muito atento, pois a febre pode ser o início de alguma outra doença mais grave.

Fato que precisa de muita atenção por parte do dono, pois ele quem é responsável pela saúde e qualidade de vida do cachorro.

Veja a seguir como ajudar o seu melhor amigo caso ele esteja com febre ou doente!

Cachorro Está Com Febre: O Que Fazer?

Os cachorros tiveram uma ótima adaptação ao lado dos humanos e desde os primórdios são tratados muito bem, logo conquistaram a atenção e o carinho. Continuaram ao longo dos séculos como companhia inseparável.

E sua saúde é responsabilidade do dono, então atente-se e saiba exatamente o que fazer caso o seu animal esteja passando por dificuldades.

Uma dica muito importante é não dar medicamento de pessoas para o seu cachorro, por exemplo dipirona. O indicado é esperar a recomendação médica, e só após o aval dele que você deve dar o remédio.

Sem um exame detalhado e um diagnóstico, você pode dar remédios errados e prejudicar ainda mais o cachorro.

Mas existentes algumas medidas que você mesmo pode tomar e tentar ajudar o seu melhor amigo.

Hidratação

Cachorro Tomando Água
Cachorro Tomando Água

Uma excelente alternativa consiste na hidratação do animal. Dê água para ele, muita água de preferência. Mesmo que ele não queria beber, é fundamental mantê-lo hidratado e estar atento caso precise levá-lo ao veterinário.

Outra opção caso ele rejeite água normal, é a água de coco. Dê um pouco ao animal e instigue-o para tomar, assim a temperatura de seu corpo abaixar um pouco.

Panos Úmidos

Panos Úmidos no Cachorro
Panos Úmidos no Cachorro

Você pode tentar abaixar a temperatura do animal também com panos úmidos e água gelada. Molhe os panos, esprema e torça até deixá-lo apenas úmido e passe nas patas do cachorro. Isso pode auxiliar e abaixar a temperatura corporal do pet.

Porém, como foi dito acima, se notar que a temperatura está acima dos 39 graus, procure ajuda de um veterinário, ele indicará os medicamentos necessários para conter a febre do cachorro.

Agora que você já sabe o que fazer quando notar que o seu cachorro está com febre, é hora de conhecer as decorrentes doenças que podem estar rondando o seu pet quando a febre aparece.

Febre Em Cães E Doenças

Se o seu cachorro está com febre, é sinal de que alguma coisa está o atacando. Ele pode estar com o início de algo mais grave.

Diversas doenças se manifestam através da febre, como é o caso de:

  • Infecções

  • Intoxicação

  • Bactérias

  • Problemas nos dentes

As infecções são causadas pela manifestação de algum vírus e pode trazer muito incômodo ao animal.

Infecção na Orelha

Infecção na Orelha
Infecção na Orelha

Com o sintoma de febre pode ser que o cão esteja com infecção na orelha. Nessa ocasião, a orelha do animal começa a apresentar vermelhidão, irritação e fica inflamada.

Causa incômodo demais ao animal. Ele pode uivar e não dormir, ficar apático e não ter interesse em se alimentar.

Intoxicação

Pode ser que o seu animal comeu algo que não lhe caiu bem, ou mesmo algo venenoso, como plantas, foi picado por algum outro animal.

Nesse caso, a febre aparece para indicar uma anomalia no funcionamento do organismo do cachorro. É muito comum, e por isso, merece total atenção.

Vacina

A febre também pode ser causada pela vacina, isso mesmo. Mas é algo normal e natural, tendo em vista que é aplicada uma substância na qual o organismo do pet não está acostumado. A febre aparece nas primeiras 48 horas.

Mas de forma alguma deixe de vacinar o seu cachorro, elas são fundamentais para conter a raiva e diversas outras doenças.

Infecção na Urina

Outra infecção que se manifesta através da febre é a infecção de urina. Ela é causada sobretudo por bactérias que se acomodam em órgãos do cachorro, como a bexiga e os rins.

Procure analisar a coloração da urina, se estiver escura é um sério sinal de infecção, além disso, o cachorro pode apresentar incontinência urinária.

Então fique ligado e ofereça o melhor ao seu pet!

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e amigas nas redes sociais!

Veja também

Filhotes de Airedale Terrier

Criação de Filhotes de Airedale Terrier

Se você está considerando a possibilidade de criar filhotes de Airedale Terrier, saiba que está …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *