Home / Animais / Como Funciona O Castramento De Cães? Quais As Consequências?

Como Funciona O Castramento De Cães? Quais As Consequências?

Eu converso bastante com outras pessoas a respeito dos animais, é tanto assunto que eu poderia ficar um dia inteiro falando sobre eles e nem veria o tempo passar, como não amar estas criaturas tão lindas e engraçadas?!

Castramento de Cães: Como Funciona e Todas as Consequências

Por mais que gostemos de cães, sabemos que não é fácil cuidar dessas doces criaturas, são muitos gastos como: banho e tosa, alimentação e medicamentos. O problema maior é quando dão cria e, consequentemente, nascem inúmeros filhotes.

Uma alternativa que já é bem antiga é a Castração, ela faz com que o animal continue vivendo normalmente, porém, perde a capacidade de reproduzir. Você sabe quais os benefícios dela e também possíveis complicações que podem surgir com este processo? Pois bem, eu vou dizer!

Castramento De Cães
Castramento De Cães

Quando se realiza esta cirurgia numa femêa, por exemplo, ocorre a retirada do útero e ovários, e como eu disse, ela perde a capacidade de reprodução, ou seja, não pode mais dar à luz a filhotes. Esta é uma questão que você deve pensar muito, pois se deseja ter outros cãezinhos, então não deveria realizar o Castramento!

Quando se trata dos machos o processo consiste na remoção dos testículos do cão, é importante que você saiba que o animal não sente dores, pois a cirurgia é realizada com o bichinho totalmente sedado. Tudo é feito de maneira estritamente profissional, é totalmente idêntico as cirurgias realizadas em humanos.

Muitas pessoas ficam preocupadas com a aparência do animal após a cirurgia, eu entendo que você quer ver o seu pet sempre belo, mas fique sabendo que nada mudará, o máximo que pode ocorrer é o animalzinho ficar com pontos bem pequenininhos, mas saiba que existem casos que nem mesmo os pontos ficam marcados no animal, ele permanece com a mesma aparência a qual tinha antes.

Existem profissionais mais zelosos que além de não deixar o cão com nenhuma cicatriz externa, ainda coloca implantes de silicone no lugar dos testículos do animal, isso faz com que a antiga aparência dele seja mantida sem deixa-lo “diferentão” perante os outros de sua espécie. Isso é bom para o seu cãozinho e também para você!

Não há o que temer, desde que você procure locais legalizados e com profissionais competentes, tenho a certeza que tudo vai dar certo e o que seu bichinho não deixará de ser alegre como sempre foi!

Bom, agora que já expus as coisas mais básicas sobre a Castração, chegou o momento de tratarmos de questões mais complexas e que de maneira nenhuma podem ser ignoradas nem por mim e nem por você! Vamos lá, a caminhada continua!

Você sabe o que é Piometra? Trata-se de um nome super estranho para uma coisa bastante comum! As femêas estão bastante propícias a essa doença e com a Castração ela pode ser impedida, a Piometra é nada mais nada menos do que um câncer que se desenvolve no útero do animal e se não tratado pode facilmente levá-lo a óbito.

O câncer de mama é um tipo de doença que atinge bastante as mulheres brasileiras, isso é tão verdade que são investidos altos valores em propagandas e programas de prevenção com o objetivo de proteger a vida das cidadãs brasileiras. Saiba que o câncer de mama também atinge nossos cães!

Já vi muitas pessoas dizendo que a Castração altera o humor do animal, isso é uma mentira que ao ser repassada de boca em boca, acabou se tornando uma suposta verdade!

Cachorro da Raça Pug se Preparando Para a Castração
Cachorro da Raça Pug se Preparando Para a Castração

Outro dizer sem fundamento que anda rolando na roda dos amantes dos pets é que os animais perdem a vontade de se relacionar sexualmente depois que ocorre a castração. Você vai mesmo continuar acreditando nessas bobagens sem nenhum tipo de sentido? Creio que depois dessa matéria seus conceitos irão mudar!

Sabia que com a Castração o seu cão vai parar de ficar urinando em tudo quanto é parede que ele vê pela frente? É isso mesmo, dessa forma, ele irá ficar mais atento aos seus comandos e você poderá até ensinar alguns truques a ele deixando-o mais disciplinado e submisso as suas ordens!

Olha, assim como as cirurgias que fazemos, sempre haverá um risco, não há nada que seja 100% seguro, portanto, não adianta achar que o seu animal está totalmente protegido, não é assim que funciona.

Há uma controvérsia que envolve o procedimento de Castração: Da mesma forma que ela previne o seu cão de alguns tipos de câncer, também o deixa propenso a outros.

Não estou dizendo que você não deve realizar a Castração, porém, tenho que alertá-lo(a) que o procedimento possui alguns riscos.

Para se realizar este processo, seu animal precisa atender a condições mínimas de saúde, pois cães debilitados podem acabar não resistindo a Castração, sendo assim, uma série de exames são realizados para verificar a saúde do seu cãozinho.

Sabe aqueles cachorrinhos que a gente vê na rua bem magrinhos e que quase não aguentam andar? Animais neste estado, de forma alguma podem ser submetidos a Castração!

Como É O Pós-Operatório?

Você já teve que operar alguma vez? É bastante complicado né?! São inúmeros preparativos antes deste acontecimento tão importante em nossas vidas, mas mesmo depois que nós passamos por todo este momento, ainda sim sofremos mais um pouquinho!

A maioria das vezes os médicos orientam seus pacientes a ficarem sempre de repouso, pois os procedimentos cirúrgicos são bastante delicados e o mínimo esforço pode comprometê-los e fazer com que você tenha complicações bastante graves em sua saúde.

Quando se trata do pós-operatório na vida do seu cãozinho, tudo é exatamente igual, ele deve ficar em total repouso, isso é um tanto complicado, pois sabemos que estes bichos são completamente elétricos e pará-los é quase que impossível.

Lembrando que antes da cirurgia o seu pet deve estar em jejum, isso pelo menos para mim não é uma grande novidade, como eu havia dito, esta é mais uma das inúmeras preparações que ocorrem para a realização de um procedimento cirúrgico.

Obrigado mais uma vez pela presença, até a próxima amigo(a) leitor(a)!

Veja também

Meu Cachorro Está Estranhando Todo Mundo. E Agora?

Os cachorros ganharam enorme importância na vida das famílias brasileiras. Esses animais se tornaram tão …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *