Home / Animais / Urso-Cinzento: Características, Peso, Tamanho, Onde Vive e Fotos

Urso-Cinzento: Características, Peso, Tamanho, Onde Vive e Fotos

Os ursos são animais muito famosos no mundo, já que eles são sempre vistos como fofos, amigáveis e muito atraentes; principalmente por conta do modo com o qual eles são representados em filmes, séries e desenhos.

Por conta de todos esses meios, uma imagem errada do urso acaba sendo criada, já que ele não é na realidade tão fofo e indefeso assim, mas sim um animal extremamente grande – tanto em tamanho físico quanto em significado e importância para a natureza.

Porém, sabemos que não é todo mundo que tem a consciência e o conhecimento necessários para entender como o urso realmente é na realidade, até mesmo porque existem muitas espécies e subespécies no mundo, ficando compreensível a falta de conhecimento.

Por esse motivo, achamos necessário discutir um pouco mais sobre as espécies e subespécies de ursos separadamente, de maneira bem didática para facilitar seus estudos. Portanto, continue lendo para aprender especificamente sobre o urso cinzento; você sabe qual a classificação científica dele? Quais as características físicas? Onde ele vive?

Caso ainda não saiba, continue lendo para aprender todas essas informações!

Urso Cinzento – Classificação Científica

É extremamente normal torcermos o nariz quando vemos uma classificação científica, principalmente porque nos foi passado na escola uma imagem de que ela é difícil de se entender e de se analisar.

Porém, isso não é verdade! A classificação científica de um animal pode ser um instrumento muito útil para entendermos diversas características biológicas dele; e é por isso que vamos analisar agora a classificação científica do urso cinzento.

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Ursidae
Gênero: Ursus
Espécie: Ursus arctos
Subespécie: Ursus arctos horribilis

Por meio da tabela acima é possível entender que o urso cinzento se trata de um animal mamífero, cordado com hábitos carnívoros (pois ele faz parte do filo Chordata, da classe Mammalia e da ordem Carnivora).

Indo ainda mais profundamente, é possível percebermos que o urso cinzento (que possui nome científico Ursus arctos horribilis) não é uma espécie de urso, mas sim uma subespécie do urso pardo ( que possui nome científico Ursus arctos), o que significa que eles possuem muitas características em comum.

Ursus arctos Andando em Terreno Gramado
Ursus arctos Andando em Terreno Gramado

Viu como a classificação científica nos ajuda a estudar os animais de uma maneira simples e ao mesmo tempo bem completa? Por meio dela podemos descobrir características gerais sobre os animais e ainda conseguimos relacioná-los, assim como fizemos com o urso pardo e o urso cinzento.

Características Físicas (Peso E Tamanho)

Saber as características físicas de um animal é essencial para reconhecê-lo. No caso do urso cinzento, sua aparência pode não ser tão diferente da de outros ursos, mas quando estudamos elas de maneira separada tudo fica mais simples.

  • Peso

O peso do urso cinzento pode variar muito, já que tudo depende do seu habitat e do gênero do animal. Basicamente, o peso médico de um urso cinzento macho adulto é de 270kg, ennquanto o peso médio das fêmeas é de 220kg; ambos nascem com cerca de 500 gramas.

Apesar desses números, já foram encontrados ursos cinzentos com mais de 600kg em algumas regiões, o que mostra que tudo realmente depende do habitat e dos hábitos alimentares.

  • Tamanho

Assim como ele é pesado, o urso cinzento também é um animal bem grande em tamanho. Nesse caso, a fêmea também tende a ser um pouco menor do que o macho. A fêmea do urso cinzento mede cerca de 1,40 metros, enquanto o macho pode chegar a medir até mesmo 1,98 metros.

Logo, o urso cinzento é extremamente grande tanto em tamanho quanto em peso, puxando algumas características de tamanho do urso pardo, que também é muito grande (que pode chegar a medir 3 metros).

  • Pelo

A pelagem do urso cinzento pode ter tons loiros e até mesmo quase pretos, mas na maioria das vezes ela é marrom com pelos esbranquiçados por toda as costas, sendo que a perna tende a ser mais escura.

Onde O Urso Cinzento Vive

Enquanto o urso pardo é encontrado em três continentes diferentes (América, Europa e Ásia), o urso cinzento vive apenas na América do Norte, estando distribuído desde o Alasca até chegar ao México. Ele pode ser especificamente encontrado na região do Alasca, no Canadá, e na porção noroeste dos Estados Unidos.

É importante destacarmos que a presença dessa subespécie é mais recorrente no Canadá, onde existem por volta de 30.000 ursos cinzentos; provavelmente por conta do clima extremamente fiz que faz no país durante as épocas de inverno.

Urso Cinzento – Hábitos

Por fim, devemos citar alguns hábitos do urso cinzento para que você consiga entender bem como esse animal vive em meio à natureza.

  • Reprodução

O urso cinzento tende a acasalar durante o verão, sendo que a fêmea tem geralmente 4 filhotes. Apesar de tudo, essa subespécie quase não se reproduz, pois os exemplares atingem a maturidade sexual apenas aos 5 anos idade, período muito tardio para o mundo animal.

Apesar da baixa taxa de natalidade, podemos dizer que a expectativa do urso cinzento é bem alta, sendo cerca de 22 anos para os machos e 26 anos para as fêmeas. Quando criados em cativeiro podem chegar a viver 44 anos, sendo que o urso mais velho encontrado na natureza tinha 39 anos.

  • Hibernação

O urso tende a hibernar durante as épocas frias, não defecando e nem se alimentando. Esse período dura de 5 a 7 meses e geralmente não ocorre em regiões quentes, mas no Canadá, por exemplo, é extramente comum.

Um fato interessante é que a fêmea pode dar a luz enquanto hiberna, e assim seus filhotes irão se alimentar do leite armazenado.

  • Alimentação

O urso é um animal que se alimenta de carne, mas também consome frutas. No caso do urso cinzento, ele precisa consumir muita carne para conseguir armazenar toda a gordura necessária para seu período de hibernação, que dura mais de meio ano; por isso, ele come frutas apenas esporadicamente.

O que você sabia sobre o urso cinzento? Quer saber mais sobre outras espécies de urso e não sabe onde? Não se preocupe! Você pode ler também em nosso site: Urso de Kodiak – Características, Peso, Tamanho, Onde Vive e Fotos

Veja também

Alimentação do Cachorro Pinscher: O Que Eles Comem?

Enérgico, curioso e perspicaz, tem muita gente que considera o pinscher uma raça divertida. Sua …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *