Home / Animais / Akita Americano: Peso, Filhotes, Branco e Características

Akita Americano: Peso, Filhotes, Branco e Características

O Cão Akita Americano é uma raça que costuma pesar entre 30 e 58 quilos, gerar ninhadas com até 4 filhotes, pode ser encontrado na cor branca (entre outras) e possui as características de um cão de guarda.

Esse animal não é lá tão amistoso com estranhos (uma espécie de “cão antissocial”), e que pode interpretar determinadas atitudes das visitas como uma ameaça.

Eles também podem ser conhecidos como “Grande Cão Japonês”, devido ao seu parentesco como os lendários “Akitas Japoneses” (ou Akita Inu), famosos também por serem extremamente limpos (até costumam enterrar as suas próprias fezes) e com uma personalidade que mais assemelha-se à de um gato do que à de um cão.

O Akita Americano é facilmente adestrável, além de esperto, arguto, territorialista e cheio de energia. Porém, curiosamente, ele é bastante discreto, sereno e não afeito a longos dias e noites de latidos insuportáveis – por isso mesmo costuma ser o sonho dos indivíduos que desejam mesmo é um pouco mais de paz ao chegar em casa após um dia conturbado.

As suas origens também não deixam nada a desejar aos mais singulares roteiros de cinema Hollywoodianos. Pois consta que eles são descendentes diretos dos fortes, vigorosos e valentes “cães guerreiros” de antigas dinastias japonesas.

São espécies que acabaram, a partir do séc. XVII, passando por uma série de cruzamentos com os nossos conhecidos cães pastores.

E o resultado foi o surgimento do extravagante Akita Americano, com um peso considerável, filhotes da mesma forma graciosos, uma bela e volumosa pelagem branca (entre outras cores), além de apresentarem as características típicas de um cão de guarda.

Akita Americano: a Singularidade dos Seus Pelos Brancos, Peso Considerável, Filhotes Adoráveis e Características Territorialistas

Porte elegante e esbelto, cauda volumosa, orelhas levantadas elegantemente, cabeça em forma de um triângulo, força descomunal, altura respeitável, olhos diminutos, pelagem dupla (que o torna quase inacessível ao frio) – são apenas algumas das inúmeras características dessa espécie, que vem caindo no gosto dos amantes dessa extravagante família Canídea.

A altura dos Akitas Americanos também impressiona! Eles podem facilmente atingir os 70cm de altura, com uma razoável diferença entre fêmeas e machos – os machos um pouco maiores, geralmente 8 ou 10 cm.

Você poderá adquirir uma espécie branca, cinza, branco e preto, malhado, todo preto – mas o certo mesmo é que irá adquirir uma espécie única!

Com os seus ares de independência, altivez e equilíbrio, e que ainda é famoso por só agir no momento certo – talvez como uma reminiscência da época em que eram disciplinados pelos antigos “Xoguns”, em suas lendárias incursões guerreiras e de conquista.

Mas para a garantia de que terá realmente um companheiro em casa, o ideal é que os Akitas Americanos sejam adestrados desde cedo.

Isso porque, além de se mostrarem bastante dominadores e agressivos com relação a outros cães, eles são “mordedores” natos, que certamente farão um verdadeiro estrago onde quer ponham as patas, como forma de mostrar quem são os verdadeiros donos do lar.

Além do Peso, Características da sua Pelagem Branca ou Mesclada, Números de Filhotes, o Que Mais é Preciso Saber Sobre Essa Raça?

Essa espécie é bastante resistente a diversas condições climáticas. O problema aqui são algumas heranças genéticas, que fazem com que eles sejam bastante propensos a adquirir, na fase adulta, alguns tipos de distúrbios.

Distúrbios, como por exemplo, luxações de quadris, na forma de displasias, que geralmente ocorrem quando há um desequilíbrio entre a massa muscular e o conjunto ósseo dessa região do corpo.

E como resultado, uma espécie de desalinhamento das articulações, que se não for tratado adequadamente, poderá levar até mesmo à incapacidade de locomoção do animal

Hipotireoidismo, distúrbios de retina, problemas de joelho, eczemas, torções gástricas, entre outros transtornos, também são típicos dessa espécie – especialmente quando já estão em um estágio de idade avançado.

A solução para isso pode ser obtida por meio de uma dieta adequada, exercícios físicos desde a mais tenra idade (os adestramentos são quase que obrigatórios), espaço suficiente para que ele possa movimentar-se adequadamente, visitas regulares ao veterinário, entre outras ações que ao menos retardem tais distúrbios.

Como pôde perceber, ter um Akita Americano é, sim, um investimento caro! E por isso é necessário que você tenha a máxima certeza de que possui as condições ideais para alimentar um animal com pelo menos 700 gramas diárias de uma ração Premium.

É preciso ter certeza, também, que poderá manter uma rotina de visitas regulares a um bom veterinário. E, principalmente, se está realmente interessado em cuidar de um ser vivo que, mais do que uma companhia, é um indivíduo com as suas especificidades, personalidade e necessidades que podem não estar em conformação com a sua rotina.

Comportamento e Curiosidades Sobre o Akita Americano

Agora que já sabemos o básico sobre o Akita Americano: o seu peso, características físicas e biológicas, cuidados com os filhotes e tipos de pelagem (branca, malhada, preta, entre outras), não custa, nesse momento, chamar a atenção para outros detalhes que dizem respeito a essa quase lendária raça da família dos Canídeos.

Detalhes como, por exemplo, a afabilidade que eles demonstram para com as crianças, que não hesitarão em defender caso perceba algum perigo iminente.

Apesar de poucos sociáveis, eles fazem questão de defender os pequenos, que por isso mesmo fazem deles “gato e sapato”, até mesmo quando adultos.

O que parece é que o Akita Americano passa, rapidamente, a integrar, de forma até comovente, o seio de uma família – como se isso fora uma daquelas missões às quais eles se entregavam de corpo e alma em épocas distantes!

O Akita é o típico cão adestrável. Porém, você terá que possuir algum conhecimento a respeito dessa arte, pois o que se diz é que eles são muito bons em aprender com os seus donos (e somente com eles), e nem tanto com profissionais – algo que costuma chamar a atenção e permanecer, pelo menos até agora, como um grandessíssimo mistério.

O Akita Americano é o típico cão “polivalente!”. É um excelente cão de caça, cão de guarda sem igual, pode muito bem ser utilizado em missões de resgate, é a companhia ideal para indivíduos mais tímidos e afeitos à tranquilidade de um lar silencioso, entre outras qualidades.

E sobre essa sua última característica, podemos destacar o fato de ele ser um daqueles cães recomendados como coadjuvantes no tratamento de depressão, solidão, síndrome do pânico, entre outros transtornos semelhantes, principalmente pelo fato de ele ser, por natureza, um agradável cão de companhia.

Caso queira, deixe o seu comentário sobre esse artigo. E ajude-nos a aprimorar, ainda mais, os nossos conteúdos.

Veja também

Chimpanzé Bonobo: Características, Nome Científico e Fotos

O bonobo é uma espécie de chimpanzé que possui o nome científico de Paniscus. Podem …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *