Home / Animais / Quais São os Animais Brasileiros?

Quais São os Animais Brasileiros?

Que a nossa fauna é rica e diversa todos nós já sabemos né? Mas muita gente se confunde um pouco e não sabe dizer qual é o animal brasileiro e qual não é.

Inclusive de acordo com o Instituto Chico Mendes, que é quem faz o reconhecimento de toda a nossa fauna, nosso país ganha disparado quando o assunto é a variedade de espécies, considerada a maior do planeta. Os números são assustadores, cerca de 120 mil espécies de animais invertebrados existentes por aqui, ainda cerca de 8930 animais vertebrados.

Por outro lado, tem também o lago negativo, nosso país lidera as listas de animais em extinção, somente no ano de 2014 tiveram mais de 1100 espécies nossas na lista.

Resolvemos trazer aqui alguns animais nativos que talvez você não conheça, aliás alguma breve descrição sobre eles. Nosso país é gigante e com imensa variedade de biomas, por isso existem diversas espécies para cada região. Então vamos para nossa lista.

Quais São os Animais Brasileiros?

Mico Leão Dourado

Mico Leão Dourado
Mico Leão Dourado

Esse animal é lindo, e é nosso! Conhecido cientificamente como Leontopithecus rosalia. Possui uma coloração intensa na pelagem, que vai até o castanho avermelhado, é um animal de porte pequeno, com uma rabo imenso, este é nosso querido mico leão dourado. São muito fofos e nos enchem de orgulho, a expectativa de vida desses animais é de 8 anos ou sobre natureza fofa de plantas. A alimentação deste pequeno animal se baseia em alguns tipos de pequenos animais vertebrados e invertebrados, além de comer algumas frutas. Aliás, de acordo com pesquisas, ele tem em sua dieta cerca de 60 tipos de plantas, fazendo um trabalho muito importante, depois de digeridas esse animal coopera da distribuição das sementes pela mata.

Essa espécie é capaz de gerar filhotes de uma a duas vezes no período de um ano, isso deve ocorrer entre os meses de setembro até novembro e também de janeiro até o mês de março. Não há nenhum disformismo sexual entre eles, assim que os pequenos vêm ao mundo são cuidados pela mãe e pelo pai.

Capivara

Capivara
Capivara

Nada mais brasileiro que uma Capivara não é verdade? Um dos animais mais de boas que podemos conhecer, muito amigáveis e tranquilos, não oferecem risco algum. Na realidade a origem dela é na América do Sul, são encontradas sempre próximas a algum rio ou lago, são animais semi aquáticos, a água é super importante para elas, mas parte do dia estão em terra firme.

Elas convivem bem dentro de grupos, e dentro delas se organizam e se entendem muito bem. Esses grupos podem variar bastante de tamanho, sendo composto por 2 capivaras apenas ou 30 capivaras, o líder do grupo geralmente é um macho, seguido por jovens e fêmeas. Esses animais atingem a maturidade sexual em momentos diferentes da vida de acordo com o sexo, a fêmea alcança antes entre os 10 e 12 meses de vida, o macho um pouco depois de 15 a 24 meses de vida. É na água que elas se reproduzem, no raso. O período de gestação é de cerca de 120 dias, nascem então cerca de 3 filhotes. A sua dieta é exclusiva de vegetais, elas comem geralmente no fim do dia, comendo plantas na água e grama. Não podemos esquecer que são animais grandes, por isso comem bastante, cerca de 5 kg de alimento diariamente.

Boto-cor-de-rosa

Esse mamífero se trata de um golfinho de água doce, são bem grandes, os machos que são maiores podem alcançar 2,55 de tamanho total e podem pesar 185 Kg, as fêmeas são um pouco menores e medem em torno de 2,15 e podem pesar até 150 Kg.

Tem o corpo robusto, encorpado e imponente, mas ao mesmo tempo tem boa flexibilidade. A sua cabeça tem uma ótima movimentação, possui o rosto alongado e estreito ao mesmo tempo. Possui uma visão excelente, embora tenha olhos pequenos. Possui nadadeiras que saem do peito, são fortes e robustas, as que saem das costas são menores, as da cauda são maiores.

A cor do boto pode variar de acordo com o ambiente e com a idade, animais adultos que vivem em rios mais escuros são geralmente mais cor de rosa, já em rios de água límpidas são mais cinzas, os jovens são ainda mais cinzas.

Arara Azul

Arara Azul
Arara Azul

Uma ave brasileira gigante, que pode medir cerca de 1 m total de comprimento, de asas abertas mede 1,20 m não é a toa que é conhecida como a maior de sua família. Peso entre 1,3 Kg e 1,7 Kg. Tem uma coloração linda demais, um azul vivo que vai do mais claro da cabeça até o mais escuro na cauda. Em algumas partes da face detalhes em amarelo, o bico é preto e avantajado, a língua também tem a coloração preta com alguns pontos amarelos. São animais super sociáveis, por isso costumam ser vistas sempre em grupo, quando encontram o seu par romântico, seguem com ele até o fim da vida. Cuidam juntos de seus filhotes, quando um dos parceiros morre o outro segue sem um par até o fim. Infelizmente é uma espécie vulnerável para o risco de extinção. Os machos costumam ser maiores que as fêmeas e também pesam mais, além de uma coloração um pouco diferente.

Onça Pintada

Onça Pintada
Onça Pintada

A onça pintada é a cara do nosso país, e é considerada a maior de sua espécie entre as Américas. Ela sempre ilustra as capas quando o assunto são animais do Brasil.

Por se tratar de um animal de grande porte, e por suas necessidades específicas, ele precisa de ambientes grandes para viver, locais preservados. Se existe uma onça na mata, isso é sempre uma boa notícia para a natureza.

Infelizmente o homem praticando destruição da natureza, desmata, caça e quebra o ciclo natural da vida. Com isso o número desses animais vem caindo em nosso país. Fica difícil manter a espécie com tanta interferência.

Para que tudo funcione como deveria é imprescindível proteger a mata, proteger os animais e garantir que estes não tenham fim.

Veja também

Affenpinscher

História do Affenpinscher, Personalidade e Origem da Raça

Hoje vamos conhecer um pouco mais a fundo sobre a raça Affenpinscher, já fizemos um …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.