Home / Animais / Quais São Os Sintomas De Um Cachorro Envenenado?

Quais São Os Sintomas De Um Cachorro Envenenado?

Quando se trata de envenenamento de pets, todo o cuidado é pouco! Há muitos perigos que podem expor seu melhor amigo a um grande risco de envenenamento: e muitas pessoas nem sequer imaginam isso!

Animais peçonhentos, plantas, produtos de limpeza, alimentos, medicamentos  e até mesmo os conhecidos venenos propriamente podem ser um grande alerta.

No caso dos venenos, eles geralmente são usados para matar roedores e também baratas. O grande problema é que se usados de forma indevida eles podem afetar também os pets!

E acredite, muita coisa pode acarretar o envenenamento de cachorros. E justamente por esse motivo é de suma importância ter conhecimentos acerca desse assunto.

Somente com a dose de informações certa você poderá evitar uma situação difícil e, claro, preservar o bem estar e a vida do seu amigo de quatro patas!

Quer saber mais sobre esse tema? Então você está no caminho certo! Isso porque no decorrer desse conteúdo você terá a oportunidade de entender melhor sobre esse tema e até mesmo como proceder! Confira!

Os Cães Podem Ser Facilmente Expostos A Uma Condição De Envenenamento, Sabia?

Os cães são facilmente expostos a um possível envenenamento, e explicar isso é mais simples do que se imagina! Isso até mesmo se dá de forma totalmente natural.

Afinal, estamos falando de seres bastante curiosos e que adoram explorar os ambientes. Ações como cheirar ou comer coisas que encontram aqui e ali é algo que faz parte da rotina dos cães.

Mas, isso pode representar um enorme perigo para eles também! Isso porque há muitos riscos eminentes, e o mais preocupante é certamente o envenenamento!

E em muitos casos não há como certificar se o cachorro foi ou não realmente envenenado. Afinal, nem sempre você será capaz de presenciar quando ele for picado por uma aranha ou ingerir uma planta venenosa, concorda?

Por esse motivo, o melhor caminho pode ser conhecer essencialmente os sintomas típicos de um envenenamento canino. Isso poderá ajudar potencialmente a lidar com a situação!

Conheça Os Principais Sintomas De Envenenamento Em Cachorros!

Os sintomas típicos de um cão envenenado podem ser bem variáveis, mas há alguns que acabam sendo mais recorrentes!

Diante disso, confira alguns exemplos abaixo:

  • Salivação de maneira excessiva. Em alguns casos o cão pode até acabar formando uma espécie de espuma na boca.
  • Vômito
  • Diarreia
  • Maior dificuldade para caminhar. Ao andar alguns cães podem cambalear
  • Tremores involuntários
  • Convulsões
  • Respiração mais ofegante e também com maiores dificuldades
  • Elevação evidente da temperatura corporal
  • Batimentos cardíacos mais enfraquecidos
  • Sonolência
  • Apatia
  • Desorientação
  • Contração ou dilatação da pupila
Cachorro Envenenado Recebendo Atendimento
Cachorro Envenenado Recebendo Atendimento

E Os Sinais Clínicos? O Que É Importante Saber?

Na verdade, os sinais clínicos podem sofrer uma variação de acordo com o porte físico do cachorro. Isso também deve ser levado em conta diante do tipo de envenenamento.

Ou seja, é preciso levar em conta se o cão foi picado, por exemplo, por uma cobra ou se ele eventualmente ingeriu algum produto de limpeza.

Outro ponto importante a ser destacado consiste no tipo de substância que acabou acarretando a intoxicação.

Por todos esses aspectos, é importante que você se mantenha sempre atento aos primeiros sinais manifestados pelo animal! Cada segundo pode fazer a diferença e uma ação rápida poderá ser determinante para salvar a vida do seu amigo!

Como Proceder Quando Seu Cão É Envenenado?

Mas, se você chegou à esse artigo certamente quer saber de fato como deverá proceder diante de uma situação difícil como essa, certo?

Antes de qualquer coisa, o primeiro passo é buscar o quanto antes o atendimento de um médico veterinário. Quando mais rapidamente você fizer isso, melhor!

Além disso, é fundamental que você evite oferecer qualquer coisa ao cão. Se houver suspeita de envenenamento, evite fornecer a ele água ou comida.

Há uma forte crença de que o leite pode contribuir para reverter um possível quadro de envenenamento, mas, é válido destacar que isso é um mito!

Nada De Tentar Resolver Uma Situação Como Essa Por Conta Própria!

Habitualmente as pessoas possuem uma mania latente de querer resolver problemas como esses por conta própria! Mas, esse tipo de ação poderá colocar em risco a vida do seu pet!

Será quer realmente vale a pena correr esse risco? Provavelmente não! Por isso, nada de querer resolver algo tão sério assim por conta própria!

Atitudes como recorrer à receitas caseiras pode causar o agravamento da condição do cão envenenado e ainda fazer com que você perca um tempo precioso para realizar o socorro!

Cuidando do Cachorro com Água
Cuidando do Cachorro com Água

É importante destacar ainda que algumas substâncias podem até mesmo elevar ainda mais o efeito do envenenamento no lugar de inibir.

Portanto, todo o cuidado é pouco! Priorize buscar ajuda de um especialista no tempo mais curto possível!

E Como Saber Se O Cão Foi Mesmo Envenenado?

O diagnóstico definitivo de um possível envenenamento somente pode ser feito por um veterinário. Mas, você também pode considerar algumas hipóteses do ocorrido!

Para tanto, considere algumas avaliações:

  • Se você possui plantas tóxicas em casas e se o cão tem acesso a elas
  • Se houve dedetização na sua casa ou se alguém usou produtos específicos para eliminação de ratos ou baratas
  • Se você encontrou recentemente algum animal peçonhento próximo de sua moradia
  • Se o cão teve acesso a algum alimento tóxico recentemente. Isso pode ocorrer se por acaso ele tiver revirado o lixo, por exemplo.
  • Se você recentemente medicou o cão
  • E em um ultimo caso, você também pode considerar que houve um envenenamento proposital! Infelizmente há pessoas que fazem isso.

Conclusão

É fundamental tentar identificar o tipo  de veneno. Isso poderá até mesmo ajudar o médico veterinário a dar um antídoto correto e resolver o problema!

Uma maneira de fazer isso é tentar conferir possíveis vestígios na boca do cão, bem como no ambiente que o animal costuma ficar.

Nos casos de um possível envenenamento por produtos de limpeza ou químicos, bem como por meio de plantas, lembre-se de passar essa informação para o veterinário. Isso facilitará muito um atendimento rápido e eficiente!

Agora que você já sabe como proceder e até mesmo quais os cuidados devem ser adotados, aproveite para compartilhar esse artigo com mais pessoas! Quanto mais pessoas souberem sobre esse assunto, mais seguros os pets estarão sempre!

Veja também

Hábitat do Iaque

Hábitat do Iaque: Onde Eles Vivem?

Os iaques ou yaks (nome científico Bos grunniens) são bovídeos encontrados em áreas de levadíssima …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *