Home / Animais / Quais Os Sintomas Do Veneno De Rato Em Cachorro?

Quais Os Sintomas Do Veneno De Rato Em Cachorro?

Em locais urbanos, todo mundo sabe que os ratos podem ser considerados uma espécie de praga, não é mesmo? Por isso, é bastante recorrente o uso indiscriminado de veneno para tentar lidar com essa incomoda invasão por parte dos roedores!

Mas, embora sejam evidentemente eficientes, os venenos não tendem a atingir de forma fulminante somente os ratos, sabia? Eles podem ser letais para outros seres vivos, principalmente os pets!

Cães e gatos podem correr um grande risco quando os venenos são acomodados em locais amplamente acessíveis – até mesmo crianças pequenas podem ser expostas à perigos com relação ao uso de veneno para ratos!

Um dos hábitos mais comuns que é adotado por quem quer afastar os ratos de casa, é misturar o veneno a pequenas quantidades de comida. Essa é uma maneira encontrada para atrair os roedores!

O grande problema é que esse tipo de iniciativa pode acarretar um envenenamento acidental em animais domésticos – e os casos mais recorrentes são correlação aos cachorros! Muitos mais do que os gatos, inclusive!

Quando um cão acaba ingerindo o veneno de rato, é importante que o seu  dono tome uma atitude rápida! Isso porque, dependendo da quantidade que ele consumir e o tempo de socorro podem ser determinantes para salvar sua vida.

Por isso, é importante conhecer quais os cuidados devem ser adotados se por ventura um cachorro consumir veneno para rato – e é justamente isso que você poderá conferir no decorrer desse conteúdo agora mesmo!

Como Descobrir Que Se O Meu Cachorro Comeu Veneno Para Rato?

Cachorro Envenenado
Cachorro Envenenado

Aqui é importante ficar atento aos sintomas que poderão ser manifestados pelo seu melhor amigo de quatro patas! Isso poderá lhe ajudar a identificar seu o seu pet está em risco ou não!

Nesse caso, tenha em mente que os sintomas mais comuns com relação a um possível envenenamento em cães são:

  • Vômitos
  • Diarreia
  • Demonstração de dores
  • Fraqueza
  • Tremores involuntários
  • E em alguns casos, convulsões

Se você por acaso perceber um ou mais sintomas desse tipo é fundamental correr prontamente em busca de atendimento emergencial. O tempo é um fator extremamente valioso para preservar a vida de seu pet!

Isso porque  o tempo entre a ingestão do veneno e o atendimento emergencial não pode ser ignorado de maneira alguma!

Induzir Ao Vômito É Correto?

Cachorro Vomitando
Cachorro Vomitando

Se você já tem certeza absoluta que seu cão acabou ingerindo veneno para rato, porém, percebeu que ele não vomitou, uma boa alternativa pode ser tentar induzir o cachorro a vomitar!

Há alguns caminhos que poderão lhe ajudar a fazer isso. Um deles é fazer a inserção do seu dedo (lembre-se de higienizar as mãos antes e depois de fazer isso) na base da língua dele.

Mas, para fazer isso é importante ter muito cuidado! Muito mesmo! Isso porque o cão já pode estar muito assustado e até mesmo desesperado, e isso poderá fazer com que ele acabe lhe mordendo!

Mesmo cães mansos podem reagir dessa maneira! Por isso, é recomendado evitar esse tipo de procedimento de o seu cachorro for ainda filhote ou se for de pequeno porte.

Cachorros pequenos e filhotes podem facilmente acabar sufocando com esse tipo de manobra!

Uso De Carvão Ativado!

Carvão Ativado
Carvão Ativado

O carvão ativado pode ser encontrado facilmente em formato de pastilhas. Em geral, ele é de uso veterinário e pode ser um grande aliado para ajudar em casos de envenenamento!

É importante destacar que o uso de carvão ativado pode ser capaz de impedir que o veneno em questão seja absolutamente absorvido pelo organismo do cão.

Ele até mesmo pode ajudar a promover a indução do vômito, fazendo com que o cão coloque para fora ao menos uma parte do veneno que ingeriu!

Porém, é sempre importante reforçar que o carvão ativado se trata de antídoto para o veneno de rato, ou seja, isso quer dizer que ele não deverá substituir, de forma alguma, o atendimento clínico!

Se você não tiver fácil acesso a uma clínica veterinária ou acredita que poderá demorar tempo demais para chegar, nesse caso, o carvão ativado poderá lhe ajudar a ganhar tempo e se tornar um importante aliado para a vida do seu cão!

Evite Sempre O Uso De Receitas Caseiras! Cuidado!

Quando jogamos esse tema nos buscadores, logo de cara podemos perceber uma avalanche de resultados indicando receitas caseiras para tentar salvar a vida do seu pet em caso de envenenamento! Mas, cuidado!

Algumas ações podem gerar um outro problema e até mesmo acelerar um processo dolorido para o seu cão! E certamente você não quer isso, certo?

Dicas comuns que podem ser vistas na internet como fazer seu cão tomar água oxigenada podem tornar tudo ainda pior. Acredite, no lugar de ajudar seu cão você poderá fazer ele sofrer ainda mais com a situação!

Isso não somente poderá acarretar outras reações nocivas junto ao sistema digestivo do cão como fazer ele ficar ainda mais assustado e nervoso!

O mesmo cuidado deve ser adotado com relação ao uso de outros medicamentos, como Voltaren ou Cataflan, por exemplo. O fato é que esses medicamentos quando administrados de maneira equivocada podem provocar uma úlcera gástrica e até mesmo distúrbios renais!

Voltaren
Voltaren

Por isso, não adianta pensar ou ficar na dúvida – o caminho ideal para salvar a vida do seu cão e garantir que ele possa se restabelecer dessa situação tão difícil é buscar o quanto antes um atendimento emergencial!

Somente um veterinário poderá agir de maneira a usar os recursos necessários e manobras para evitar que o veneno acabe causando um mal maior!

Cuidados Que Podem Evitar O Envenenamento De Cães

Além de todas as informações citadas no decorrer desse conteúdo, é importante que você esteja prevenido contra esse tipo de situação! Por isso, sempre que puder, evite o uso de venenos para rato dentro de sua casa.

E se for de fato algo necessário, procure optar por locais que não sejam de fácil acesso do seu cão! Se a situação envolve uma infestação de ratos, a melhor medida a ser adotada é uma desratização.

Ao fazer isso, não tem outro jeito! O melhor caminho é deixar seu cão durante um tempo em um outro local! Esses cuidados simples poderão garantir o bem estar do seu amigo de 4 patas, e certamente valerá à pena!

Veja também

Como Cultivar Amora Gigante Portuguesa em Vaso?

Engana-se quem pensa que não é possível cultivar frutas em pequenos espaços. Um exemplo disse …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *