Home / Animais / O Que é Apatia em Animais? Como Identificar e Tratar a Causa

O Que é Apatia em Animais? Como Identificar e Tratar a Causa

Animais domésticos são conhecidos por serem muito sociáveis, brincalhões, e dependendo da raça até bagunceiros, afinal, é isso o que cativa e atrai os humanos. Donos que conhecem realmente seus pets, sabem exatamente quando algo não vai bem.

É perceptível quando um cão ou um gato está triste, acuado, ou tentando se isolar, em alguns casos, podem até procurar lugares incomuns para descansarem e ficarem sozinhos. O nome desse comportamento é apatia, e pode ser consequência de outros fatores. Vamos entender mais sobre isso e sobre os animais.

O Que é Apatia em Animais

No geral, apatia significa uma mudança de comportamento, na qual o indivíduo seja ele cão, gato ou humano, não demonstra emoções, entusiasmo, alegria ou felicidade. Trata-se de uma exclusão desses sentimentos, fazendo com que ele se sinta acuado e triste. Isso torna-se visível e perceptível pelos que o cercam.

Os cães são animais extremamente sociáveis, podendo ser o melhor amigo de um homem e ter esse homem como seu melhor amigo. Portanto num bom relacionamento entre um dono e o seu pet, casos de apatia são facilmente percebidos.

Cachorro com Apati

Sobre os gatos, apesar de alguns já serem reclusos e não tão sociáveis, a mudança de comportamento também pode ser percebida se o dono realmente conhece seu companheiro.

Animais não tem como dizer onde dói, se estão com coceiras, não podem avisar que se machucaram ou se estão passando mal. Precisam de atenção dobrada por parte de seus donos.

Como Identificar Apatia

Quando nós humanos ficamos com febre, sabemos que o problema em si não é a febre, mas ela é reação do nosso corpo sinalizando que algo está errado. Apatia nos animais não é diferente, pode ser um sinalizador de diversos problemas. Qualquer mudança no estado de saúde de um cachorro ou de um gato vai causar um certo nível de apatia, mesmo que leve, ele terá uma mudança em seu comportamento. Problemas mais graves tendem a demonstrar um quadro mais grave de apatia também. Por isso os donos devem sempre estar atentos, e, ao observarem alguma coisa errada devem encaminhar seu pet imediatamente para o veterinário.

Apatia nos cães pode ser notada em alguns comportamentos como a reclusão, isolamento, a falta de animação ao receber biscoitos ou ração, quando ele não vem te receber ou não latir para estranhos, ou quando não faz coisas usuais como brincar, bagunçar, entre outros. Pode ser bom pra você que seu cão esteja mais sossegado, mas atente-se, pois pode não ser bom para ele.

Gatos também mudar o seu comportamento tendem a dormirem muito, deixarem seus hábitos de limpeza, perderem o apetite, assustarem-se com tudo, param de brincar e demonstrar afeto.

Portanto já entendemos que a apatia vem sempre seguida de algum agravante. Entenda que não é uma doença, mas sim um sintoma. Agora devemos entender quais podem ser esses agravantes, pois podem ser problemas físicos ou problemas emocionais e sentimentais.

Tratamento da Apatia

Considerando que a apatia é um sinalizador de um problema maior, o primeiro passo para o tratamento e melhora do seu pet, é descobrindo qual a causa por trás dos sintomas. Assim que a doença dele for diagnosticada e tratada a apatia será curada consequentemente. Existem animais que no começo do seu tratamento já apresentam uma boa melhora em seu comportamento, alguns levam mais tempo para entender que já estão melhores e agirem normalmente.

Sempre procure um médico veterinário para que ele possa observar e diagnosticar qualquer problema na saúde do seu cão. Ele é quem vai determinar se é um problema físico ou é um problema emocional, pois é, animais também podem ter doenças emocionais e apatia pode ser um sintoma dessa doença também. Portanto conte sempre com ajuda profissional habilitado para diagnosticar seu pet.

Como Prevenir a Apatia

Como apatia se trata de um sintoma, esteja sempre atento a vacinação do seu animal e qualquer mudança em seu físico. Esteja atento a sinais como:

  • Coceira;
  • Diferença no modo de andar;
  • Mudanças no apetite;
  • Mudanças na cor da pele, olhos ou focinho;
  • Tosses;
  • Alteração de peso;
  • Queda de pelos anormais;
  • Manchas ou feridas;
  • Tempo de descanso;
  • Qualquer comportamento anormal.
Cachorro com Coceira

Esteja atento e observando também os dejetos do seu cão, eles podem dizer muito sobre a saúde dele.

Evite ao máximo diagnosticar o seu cão somente com opiniões de atendente de pet shops, ou simplesmente pessoas que gostem de animais. Apesar de tentarem ajudar, seu pet precisa de acompanhamento profissional antes que o quadro piore. Há possibilidade de que a apatia se torne uma depressão profunda. Então não espere que ele melhore sozinho. Ajude seu pet a ficar bem.

Um Bom Amigo Para Seu Pet

Ter um animal doméstico significa responsabilidade e não só uma boa companhia. Ele precisa de cuidados para uma vida saudável e feliz, entre esses cuidados inclui-se:

  • Um local higiênico;
  • Água e ração de boa qualidade;
  • Limpeza do local onde deixa seus dejetos;
  • Atividade físicas;
  • Passeios divertidos;
  • Brincadeiras;
  • Afeição e carinho;
  • Adestramento e relacionamento;

Um pet terá o comportamento que ele é ensinado a ter. O adestramento é muito importante, assim você entende o seu cachorro e ele consegue te entender. Brigas, agressões, gritaria e ofensas ao cachorro ou gato só farão com que o relacionamento fique cada vez mais difícil, de modo que você não entenda o porque do comportamento dele e ele não entenda o motivo de tanta briga. Isso pode deixa-lo triste, agressivo e pode causar também a apatia.

Conclusão

Entenda que seu animal não é humano, e não tem que agir como um. Um dos erros dos donos de pets é humanizar os cães ou gatos. Com certeza ele pode ser um membro da família, porém entenda que ele tem necessidades de animal e muitas vezes vai bagunçar como um, vai se sentir ameaçado, vai atacar e se defender, e isso é totalmente normal. Brigas sem sentido não vai agregar em nada, mas sim um processo em que ele aprenda a conviver com regras e comandos.

Porco com Apatia

Seja responsável ao adotar um pet, pode ser uma experiência incrível para ele, para você e para sua família se tudo for feito da maneira certa.

Veja também

Mosca do Chifre: Caracteristicas, Como Evitar, Habitat e Fotos

A Mosca de Chifre Olá, durante o artigo de hoje você irá conhecer uma espécie …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *