Home / Animais / Quais São os Predadores da Iguana e Seus Inimigos Naturais?

Quais São os Predadores da Iguana e Seus Inimigos Naturais?

A iguana é um réptil nativo do continente americano e de regiões quentes da África e Ásia. Nos últimos anos passou a ser um animal popular e até criado como bicho de estimação.

Com características exóticas, esse tipo de lagarto se destaca pelo comportamento dócil, apesar de sua aparência imponente e até assustadora.

Quer saber mais sobre esse animal? Conheça, a seguir, Quais São os Predadores da Iguana e Seus Inimigos Naturais, principais características, dados científicos e muitas outras curiosidades!

Predadores da Iguana e Seus Inimigos Naturais

As serpentes são os principais predadores da iguana e seus inimigos naturais. Algumas cobras podem chegar a engolir uma iguana toda. Determinados tipos de crocodilo podem, de vez em quando, também se alimentar de iguanas.

Filhotes e ovos, por serem mais vulneráveis do que as iguanas adultos, são alvos mais perseguidos na cadeira alimentar. Cobras, gaviões e outros animais podem se alimentar desses pequenos repteis e, principalmente, de seus ovos.

Mas, um fato bem relevante é que o ser humano vem sendo apontado como um predador de iguana. Isso devido à carne do animal, que é valorizada e apreciada em alguns países e à caça ilegal.

Além disso, a ação do ser humano sobre o ecossistema representa uma ameaça para algumas populações desse réptil (poluição de águas, destruição de vegetação, queimadas, etc), que acabam encontrando dificuldades para sobreviverem frente às adversidades provocadas.

No Brasil, por exemplo, há iniciativas de preservação das iguanas. Uma delas acontece no estado do Paraná. É o Programa Estadual de Manejo de Fauna Silvestre Apreendida, que dentre demais ações, visa resgatar e reabilitar iguanas em situação de risco.

Principais Características da Iguana

Como já fora mencionado anteriormente, a iguana é um réptil e, popularmente, pode ser considerada um lagarto. Pertence à família Iguanidae.

As iguanas, em sua maioria, vivem em árvores – portanto, são animais arborícolas e escalam rapidamente os troncos. Também têm habilidades para nadar.

Podem chegar até 180 cm de comprimento, quando adultas. A causa pode medir até 100 cm.

A iguana tem o corpo coberto por escamas. A sua coloração pode incluir tonalidades verde intenso, verde escuro, castanho, etc. Ainda, destacam-se as listras mais escuras ao longo de todo o corpo desse réptil, além, é claro, das típicas e exóticas fileiras de espinhos dorsais.

Alimentam-se, basicamente, de frutas, flores e ervas. Mas, alguns subtipos de iguanas podem, conforme a necessidade, se alimentarem de lesmas, insetos e até pequenos roedores.

Iguana Fotografada em Movimento
Iguana Fotografada em Movimento

Costumam beber água retirando-a de alimentos. Mas, se a iguana viver em cativeiro, é recomendado deixar água à disposição do animal (sempre filtrada).

Vivem até 13 anos. Atingem a maturidade sexual por volta do 3ª ano de idade.

Assim como acontece com a maioria dos repteis, os filhotes de iguanas já nascem independentes e não necessitam dos cuidados dos progenitores. A fêmea protege os ovos e os abandona quando os filhotes estão prontos para nascerem.

As iguanas recém-nascidas ficam apenas algumas horas na incubadora ou 1 dia. Logo depois, já saem para começar a buscar alimento ou água.

Classificação Científica da Iguana

A classificação científica oficial da iguana é:

  • Reino: Animalia
  • Filo: Chordata
  • Classe: Reptilia
  • Ordem: Squamata
  • Subordem: Sauria
  • Família: Iguanidae
  • Gênero: Iguana

É interessante saber também que as iguanas se dividem em mais de 35 espécies diferentes e 2 gêneros, sendo esses:

  • Iguana iguana, conhecida como Iguana-verde e nativa da América Latina.
  • Iguana delicatissima, conhecida como Iguana do Caribe e nativa das Ilhas do Caribe.

Fatos Curiosos Sobre a Iguana

Depois de conhecermos sobre Quais São os Predadores da Iguana e Seus Inimigos Naturais, confira fatos super curiosos e interessantes sobre esse exótico réptil! Veja a seguir:

  • A iguana é um animal com um sistema complexo de visão. Esse animal tem a capacidade de enxergar pontos a longas distâncias.
  • As iguanas costumam se comunicar entre si por meio de sinais visuais.
  • Esses répteis gostam e necessitam muito do sol. É comum vê-los tomando banhos de sol, pois isso beneficia muito à saúde, ao estimular produção de vitaminas do tipo B.
  • Iguanas também obtêm cálcio por meio da luz solar, o que contribui com o seu crescimento adequado e saudável. Assim, quando criadas em cativeiro, as iguanas necessitam, muitas vezes, de aquecedores, para simular a ação do sol.
  • A expectativa desse lagarto é de 13 anos. No entanto, se for criado em cativeiro de forma adequada pode chegar aos 20 anos de idade!
  • A iguana tem uma espécie de 3 º olho, localizado no topo de sua cabeça. Esse olho, no entanto, não tem função de visibilidade, mas sim, de regular a temperatura corporal e os hormônios do animal.
  • Esse réptil é um animal extremamente forte e resistente. Apresenta uma estrutura óssea robusta, o que permite que não se machuquem se passarem por quedas de grandes alturas.
  • Apesar de viverem em árvores, as iguanas podem passar tempos deixo da água. São mais de 20 minutos submersas sem respirar!
  • A iguana usa a sua longa cauda como excelente arma de defesa. Um golpe com essa parte do corpo pode derrubar animais 3 vezes maiores que o réptil.
  • Os ovos de iguanas têm a casca mole e são depositados pela fêmea debaixo de folhas ou de areia.
  • A incubação dos ovos de iguana, em geral, acontece com mais freqüência entre os meses Outubro a Maio, no Brasil. No entanto, se criadas em cativeiro, as iguanas costumam incubar os seus ovos durante os meses de Novembro a Janeiro.
  • Sabia que a localização dos ovos no ninho aponta qual será o sexo do futuro filhote de iguana? Isso mesmo! Os ovos que tomam espaço na parte inferior do ninho são, em geral, de machos (que necessitam de mais calor para se desenvolverem até o nascimento. Já os ovos que ficam na superfície do ninho são de fêmeas, que dispensam o calor.
  • Os ovos de iguana eclodem com cerca de 120 dias de incubação. Cada ninhada gera de 10 a 30 filhotes de iguana.
  • A iguana macho possui 2 órgãos genital (2 pênis).
  • Atenção ao comprar um iguana de estimação. Adquira apenas animais de forma legalizada. O preço de um filhote de iguana também não é barato, variando de região, mas não sai por menos de R$ 1 mil. Prepare-se para mais gastos também, pois esse animal necessita de um terrário adequado para crescer e viver de maneira saudável e confortável.

Veja também

Tudo Sobre a Raça de Cachorro Pug: Características e Fotos

Tudo o que podemos falar sobre a raça de cachorro pug é que ela é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *