Home / Animais / Araçari-de-Pescoço-Vermelho: Características, Habitat e Fotos

Araçari-de-Pescoço-Vermelho: Características, Habitat e Fotos

A fauna do planeta Terra possui um número de espécies animais cada vez mais impressionante, principalmente quando levamos em conta que grande parte dessas espécies coexistem em um mesmo ambiente e, por esse motivo, precisam lidar umas com as outras.

Também por conta dessa grande número de seres vivos, é extremamente normal que a gente não consiga aprender de maneira tão precisa sobre cada um dos seres vivos que habita o nosso planeta, mas é imprescindível que a gente estude um pouco mais sobre cada um deles, principalmente porque exercemos influência sobre eles e eles sobre nós.

Dessa maneira, vamos ver agora um pouco mais sobre o araçari do pescoço vermelho, uma espécie de ave não muito conhecida, mas extremamente interessante e de igual importância para o funcionamento do nosso planeta e para a interação com outros seres vivos.

Portanto, continue lendo o texto para que você consiga entender exatamente quais são as características desse animal, como é o ambiente em que ele vive e muito mais informações, além de conferir fotos muito interessantes!

Nome Científico

Após ler o título você pode ter achado que o texto será chato, mas a grande verdade é que devemos sempre estudar o nome científico da espécies para que o nosso estudo seja completo e a gente consiga entender exatamente como aquele ser vivo se encaixa na natureza.

Isso porque o nome científico é autoexplicativo. Como ele é formado por 2 termos, podemos dizer que o primeiro termo é sempre o nome do gênero do animal, enquanto o segundo termo é sempre a espécie do animal.

Assim, apenas por meio do nome científico já conseguimos entender características diversas sobre o gênero e a espécie de um ser vivo, fazendo com que nossos estudos fiquem completos.

Pteroglossus Bitorquatus
Pteroglossus Bitorquatus

No caso do araçari de pescoço vermelho, podemos dizer que o nome científico esse animal é Pteroglossus bitorquatus, o que significa – de acordo com a explicação que demos anteriormente, que o nome do seu gênero é Pteroglossus enquanto o nome da sua espécie é bitorquatus.

Dessa maneira, agora você já sabe exatamente como esse animal é chamado cientificamente, já que o nome “araçari de pescoço vermelho” nada mais é do que um nome popular que pode se modificar com o passar do tempo e também de acordo com o idioma que está sendo falado, fazendo com que confusões sejam causadas por pessoas que não entendem tanto de Ciência.

Características do Araçari de Pescoço Vermelho

Além de entender um pouco mais sobre o nome científico do animal que você está estudando, também é essencial que você saiba exatamente quais são as características que esse animal possui, para que dessa maneira seja bem mais fácil reconhecê-lo na natureza.

Por isso, vamos listar agora algumas características interessantes dessa espécie que você precisa saber.

Em primeiro lugar, o nome popular desse animal não é em vão: ele realmente possui o pescoço e a parte de cima do tronco vermelho, enquanto todo o resto de seu corpo é preto, causando um grande destaque na cor;

Em segundo lugar, o bico desse animal é considerado bem longo e também possui um formato que pode ser comparado ao formato do bico de um tucano, o que é uma característica muito interessante.

Em terceiro lugar, o corpo desse animal é pequeno, o que faz com que essa seja uma ave considerada de pequeno porte; já que ela pode medir entre 32 e 38 centímetros.

Por fim, podemos também dizer que essa espécie pesa pouco mais de 100 gramas, geralmente não passando de 117 gramas, o que apenas comprova como esse animal pode ser leve.

Logo, essas são algumas características muito interessantes sobre o araçari de pescoço vermelho que você muito provavelmente ainda não sabia.

Habitat do Araçari de Pescoço Vermelho

Entender um pouco mais sobre o habitat do animal que você está estudando também é uma maneira muito interessante de conseguir estudar mais sobre uma espécie de maneira mais dinâmica, até porque dessa maneira você consegue saber exatamente onde procurar esse animal na natureza.

Algo muito interessante sobre o araçari de pescoço vermelho é que essa espécie é endêmica do Brasil, o que significa basicamente que ela é nascida em nosso território e só existe aqui, fazendo com que sua distribuição geográfica não seja tão ampla assim.

Habitat do Araçari de Pescoço Vermelho
Habitat do Araçari de Pescoço Vermelho

Assim, podemos encontrar o araçari de pescoço vermelho apenas dentro do Brasil. Porém, a grande questão é: em qual local do Brasil esse animal pode ser encontrado? A resposta para essa pergunta é bem simples: o araçari existe em poucos lugares do Brasil, e por esse motivo pode ser encontrado apenas nas partes leste e sul da Amazônia, localizada na região Norte do país.

Portanto, agora você já sabe exatamente onde esse animal pode ser encontrado de maneira mais simples, além de descobrir uma das muitas espécies que são endêmicas do nosso país, já que elas que fazem com que nossa natureza seja tão rica.

Informações Adicionais

Para concluir os seus estudos mais aprofundados sobre o araçari de pescoço vermelho, vamos agora citar algumas outras informações que você muito provavelmente não sabe sobre esse animal, principalmente porque ele não é muito conhecido.

Curiosidades do Araçari de Pescoço Vermelho
Curiosidades do Araçari de Pescoço Vermelho
  • O araçari não é um animal que costuma viver sozinho, e por isso ele pode ser na grande maioria das vezes encontrado em bandos de 5 e até mesmo 6 aves;
  • Essa é uma espécie que habita as regiões das matas, e por isso elas podem ser matas de várzea, matas secundárias, matas de galeria e muitos outros tipos que se encaixem nas necessidades desse animal;
  • O araçari é um animal com uma dieta conhecida como mista, o que significa que ele se alimenta tanto de animais quanto de vegetais, sendo que pequenos insetos e frutos (respectivamente) são os seus alimentos favoritos e consumidos com maior frequência;
  • Eles atuam na natureza de maneira muito importante, já que essa espécie é considerada uma dispersora de sementes, o que deixa o ecossistema ainda mais rico e diversificado.

Logo, essas são algumas informações adicionais sobre o araçari de pescoço vermelho!

Quer aprender ainda mais com nosso site? Confira aqui: Significado Dar Cacto De Presente No Casamento

Veja também

Alimentação do Castor: O que Eles Comem?

Os castores são mamíferos, roedores, de hábitos semi-aquáticos, conhecidos pela curiosa habilidade para construção, inclusive …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *