Home / Plantas / Significado Dar Cacto De Presente No Casamento

Significado Dar Cacto De Presente No Casamento

De uns tempos pra cá, a suculentas e os cactos ficaram em alta. Eles vêm ganhando cada vez mais credibilidade, elegância e espaço entre a jardinagem, a decoração, enfim, muitas pessoas começaram a aderir os cactos e suculentas para decorações simples, elegantes e minimalistas. Um dos pontos que fez com que essas plantas fossem requisitadas ultimamente tem sido a facilidade para cultivar e por terem essa habilidade de deixar tudo mais bonito.

No geral, os cactos estão realmente para embelezar os lugares onde eles são colocados, porém poucas pessoas sabem que alguns cactos possuem significados fortes e profundos. Portanto, para quem gosta do significado das plantas, esse é um texto maravilhoso para você entender mais sobre o significado dos cactos e vê-los com outros olhos além da beleza. Quando uma planta ganha significado, o ato de dar ou receber como presente ou até de estar em algum lugar, pode se tornar muito mais significativo. Vamos conhecer mais sobre os cactos, suas características, o cultivo e principalmente seu significado.

Cactos: Características

Hoje em dia é muito comum encontrar cactos em diversos lugares, eles são mais comuns nas Américas. Seu crescimento natural é notório no Brasil na região do Nordeste. Porém há cultivadores por todo canto, em qualquer casa ou apartamento brasileiro é possível encontrar um vaso de cacto decorando o local.

A parte mais chamativa e que vemos chama-se caule. Trata-se parte verde que armazena água e que contém os espinhos. Aliás, os espinhos são simplesmente para a defesa da planta, considerando que ela é muito resistente. Acredita-se que a evolução fez com que as folhas tornassem espinhos. Essa parte do caule que vemos e que contém vários formatos é responsável não só pelo armazenamento da água, mas pela respiração da planta.

Uma informação que poucas pessoas sabem, os cactos podem florescer. Isso mesmo! Os cactos florescem. Essa floração é muito rara de ser vista e muitas vezes ela só acontece depois de muitos anos.

Quanto ao tamanho, ele vai variar completamente de acordo com a espécie. Existem cactos minúsculos, e que chegarão a um limite de alguns centímetros, por outro lado, existem cactos que podem chegar a tamanhos exuberantes. Todos eles com as mesmas condições, são resistentes, armazenam água e possuem algum tipo de espinhos.

Todas as espécies de cactos possuem uma coloração verde, os tons podem variar de acordo com o local e espécie, mas são predominantemente verdes. Já imagina qual seja o significado?

Significado Do Cacto: Presente de Casamento

No geral, existem mais de 1000 espécies diferentes de cactos. Plantas que crescem em regiões secas e sem os recursos necessários para uma boa vegetação. Porém eles estão lá, firme e fortes. Basicamente eles sobrevivem em tempos muito difíceis, e isso também faz parte do significado que ele carrega.

  • Significado geral: o significado da planta como um todo, tem muito a ver com suas características. Sua resistência, habilidade de adaptação, foco, persistência, força entre outros. Tudo isso que faz parte de sua vida como planta ele também carrega como significado.
  • Significado do cacto na família ou casa: Existem ensinamentos chineses que dizem que os cactos são guardiões. Como se os espinhos fossem um sistema de defesa para preservar o que há dentro. A presença de um cacto na casa significaria uma proteção, um purificador do local, livrando das energias ruins e trazendo somente coisas boas.
  • Significado do cacto no casamento: A resistência do cacto e a habilidade de adaptação e sobrevivência, fez com que essa planta fosse ideal para casamentos, não só como presentes, mas também como decorações. Nessa simbologia, o cacto é comparado com o amor. Isso porque, antes, o amor era muito comparado com flores, porém flores são bonitas por fora extremamente frágeis por dentro. O cacto foi visto como uma alternativa ótima considerando que, mesmo que não seja tão atraente por fora, ele consegue se adaptar a diversas condições além de armazenar o que é bom para si mesmo e o que ele precisa. Ele pode significar uma união duradoura, persistente e firme, que passa por cima das dificuldades e se adapta a qualquer situação se mantendo vivo e nutrido.
    Cacto Como Lembrancinha Casamento
    Cacto Como Lembrancinha Casamento

Significados Ruins: Cactos

Entenda que esses significados que citamos são muito atuais, e esse modo de ver essa planta também. Muitas pessoas ainda não gostam e não enxergam os cactos com sua beleza e elegância. Portanto, ao entregar um cartão de presente certifique-se de que o presentado entenderá o seu significado. Mesmo que você tenha explicar com uma cartinha ou falar pessoalmente, é sempre bom saber que a mensagem está sendo recebida como deve ser. Isso porque, a alguns anos atrais, presentear alguém com o cacto não era bem visto. Mas os tempos mudaram, e, se entregar um cacto para alguém, faz parte de seus planos, simplesmente anote um recadinho falando de todas e significados tão lindos que ele carrega consigo, e todas as suas felicitações para que receberá esse presente tão lindo.

Cultivo De Cacto

Cultivo De Cacto em Vasos Vermelhos
Cultivo De Cacto em Vasos Vermelhos

Muitas pessoas compram os cactos para embelezar algum local, porém cometem alguns erros. Ao pensar que eles são totalmente resistentes, simplesmente esquecem de regar. Ou o contrário, regam muito, sem conhecer o tamanho da resistência dessa planta. Portanto, qual será o meio do caminho entre esses dois polos? Vamos entender como não matar um cacto afogado ou de sede.

Durante o começo de sua vida, quando os cactos são pequenos, o ideal é que a rega aconteça uma vez por semana. Para isso, de 7 em 7 dias, regue generosamente. Certifique-se de a terra é bem drenada e que a água está saindo por debaixo do vaso. Água acumulada significa que ele irá se afogar.

Lembre-se de que o caule acumula água, portanto não é preciso regar o caule, mas sim a terra. Mais de uma rega por semana com certeza fará com que seu cacto morra.

Escolha um vaso onde seu cacto possa crescer e enraizar.

Lembre-se de que a luminosidade que ele pede é muita. Portanto não deixe escondido na sombra, ele gosta mesmo de muito sol, ele pode ser exposto a, no mínimo, quatro horas de sol pleno por dia.

Veja também

Como Usar a Canela Para Emagrecer?

A canela, assim como o cravo, noz-moscada, gengibre, açafrão, pimenta-do-reino, cúrcuma e outros, é considerada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *