Home / Plantas / Qual a origem da amendoeira? Qual sua história?

Qual a origem da amendoeira? Qual sua história?

A amendoeira é uma das árvores cuja origem é uma das mais interessantes, remontando há milênios atrás. Trata-se de uma das árvores de nozes mais antigas cultivadas por nós, e que é repleta de boas histórias e curiosidades. Vamos descobrir um pouco mais a respeito dessa planta tão antiga?

Qual a Origem Da Amêndoa?

A amêndoa é um fruto muito semelhante ao pêssego, e que pertence à família da Rosáceas. Esse fruto, inclusive, já era mencionado na Bíblia, e no Antigo Egito, era servido como iguaria fina aos faraós. A árvore que dá a amêndoa, e se chama amendoeira. As praianas (mais conhecidas por nós, brasileiros) têm o nome científico de Terminalia catappa, e as europeias o nome científico de Prunus dulcis.

Mesmo com essas informações, porém, não se sabe ao certo qual a origem exata da amendoeira. O que se especula é que sejam originárias da China ou mesmo da Ásia Central. Quando exploradores, através da “Rota da Seda”, passagem por essas regiões, acabaram disseminando essa planta por outros lugares, especialmente, no Mediterrâneo.

Com a expansão ibérica, o que possibilitou a chegada às Américas dos exploradores europeus, a amendoeira conseguiu se espalhar ainda mais por vários cantos do mundo. Aqui no Brasil e em várias partes do continente americano, no entanto, a árvore não chegou para ser necessariamente plantada. Na verdade, os seus troncos serviam como contrapeso para os navios.

Atualmente, as amendoeiras crescem em localidades nobres de cultivo de diversas árvores frutíferas, como é o caso da Califórnia, por exemplo, além de estarem presentes em algumas partes do nosso litoral, como é o caso do Rio de Janeiro. Inclusive, por ter raízes bastante profundas, e poder estragar calçadas, de fato, o mais recomendável é que as amendoeiras sejam cultivas em litorais.

Um Pouco  Sobre a Amendoeira Na História E Nos Costumes

Interessante notar ainda que a árvore amendoeira se desenvolveu com a própria noção de História, visto que não é raro encontrarmos referências a ela em tradições religiosas e étnicas por aí.  Um bom exemplo disso é que o povo romano lançava amêndoas aos recém-casados com o intuito de desejar fertilidade ao casal.

Já em terras portuguesas, a palavra “amêndoa” serve para designar um presente que é dado aos afilhados pelos seus padrinhos na época da celebração da Páscoa. Por sinal, em muitos lugares, no período da Quaresma, é tradição dar de presente amêndoas cobertas com chocolate ou açúcar.

E, continuando a falar em tradições religiosas, na Suécia é comum fazer pudins de arroz com amêndoas escondidas em seu interior, e quem a encontrar, reza o costume, terá boa sorte no ano que irá se iniciar.

Algumas Características Básicas Da Amêndoa

Basicamente a amêndoa é um fruto que pode ser encontrada de duas formas: a doce (que possui um uso mais amplo), e a amarga (cujo consumo precisa ser bem moderado). Neste último caso, a forma amarga do fruto tem em sua composição ácido cianídrico, uma substância que pode causar certos males à saúde.

Em termos nutricionais, a amêndoa é rica em proteínas, que fazem parte de cerca de 20% de sua composição. Já outras substâncias compreendem aproximadamente 50% de sua composição, como potássio, fósforo, zinco e magnésio.

A gordura presente na amêndoa, inclusive, é do tipo insaturada, sendo que a maior parte dela é monoinsaturada. Ou seja, aliada a uma dieta saudável, esse fruto pode ser um ótimo aliado com relação ao combate ao colesterol ruim (ou LDL), e este assunto vamos detalhar mais a seguir.

Amendoeira
Amendoeira

E, Quanto Ao Consumo? Por Que É Bom Comer Amêndoas?

Uma das principais vantagens quanto ao consumo de amêndoas é que elas possuem gordura insaturada, , o que acaba sendo ótimo para o sistema cardiovascular, amenizando a possibilidade de ter doenças cardíacas no futuro.

Ainda sobre essa questão do sistema circulatório, as amêndoas conseguem reduzir inflamações nas artérias, além de poder baixar o colesterol ruim, e subir o colesterol bom. Com isso, colocar esse fruta em sua alimentação ajudar até mesmo a prevenir a diabetes.

Fora ainda o fato de que a amêndoa pode ser ingerida com pele, e como ela se destaca pela boa quantidade de fibras em sua composição, esse fruto apresenta um ótimo efeito laxante, além de ajudar nos bom funcionamento intestinal como um todo.

Por conta desse fruto ser bastante rico em vitamina E e em vitaminas do complexo B, a amêndoa tem efeitos antioxidantes. Também é rica em outras substâncias, como magnésio e cálcio, por exemplo.

Comer Amêndoas
Comer Amêndoas

Por fim, bom salientar que o mais recomendável é que se consuma amêndoas cruas ou com pele ainda, e basta comer apenas duas ou três diariamente para que os seus benefícios para a nossa saúde sejam vistos.

Algumas Curiosidades a Mais Sobre a Amendoeira

As folhas dessa árvore demoram bastante para se decomporem, e por essa razão, elas são usadas com frequência para matar bactérias dentro de aquários. Como essas folhas liberam certos tipos de ácidos, elas acabam baixando o pH da água, o que faz com que absorvam substâncias que sejam prejudiciais aos animais que estão no aquário.

Recentemente, devido a um resumo apresentado no Congresso Brasileiro de Engenharia Química a respeito de matrizes energéticas através de fontes renováveis, começou-se experimentos com o óleo da castanha de amêndoa nesse sentido. E, pelo fato de ser uma espécie oleaginosa e rústica, a amendoeira acaba sendo também uma ótima alternativa à produção de biodiesel, por exemplo.

Na Índia, a amêndoa é considerada a melhor das nozes encontradas naquele país. E, nos dias de hoje, ela é cultivas em diversos países, como EUA (especialmente na Califórnia), Espanha, Itália, Irã e Síria. Pra se ter uma ideia, nos últimos 20 anos, a produção de amêndoas só na Califórnia quase que triplicou, o que fez desse estado norte-americano o provedor de 80% da produção mundial de amêndoas.

Já que as amêndoas doces são usadas na alimentação, as amargas possuem outra finalidade: são amplamente usadas na confecção de um óleo utilizado na área farmacêutica, em especial, para cosméticos. Salientar ainda que os resíduos provenientes da produção desse óleo são venenosos.

Veja também

Cactos no Vaso

Para Que Serve o Cacto? O Que Simboliza Cacto?

O reino das plantas prospera onde a luz do sol e a água se interligam. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *