Home / Plantas / Crisântemo Vinho: Características, Como Cuidar, Preço e Fotos

Crisântemo Vinho: Características, Como Cuidar, Preço e Fotos

Crisântemos são um gênero com várias espécies e centenas de variedades. Ao invés de falar sobre variedades de crisântemos na cor vinho, com suas características e valores, preferimos trazer pra seu conhecimento uma bela história falando de família e fraternidade envolvendo a flor de crisântemo como personagem principal em uma tradição da cultura chinesa muito admirável.

Os crisântemos são, sem dúvida, não venenosos e, na verdade, são bastante comestíveis, tendo um sabor levemente amargo, às vezes picante. Embora algumas pessoas possam sofrer efeitos adversos se consumidos em grandes quantidades, as flores de crisântemos são consumidas por muitas pessoas no mundo sem efeitos colaterais, e menos se consumirem um copo de vinho crisântemo.

Crisântemo Vinho

Este vinho é feito apenas das pétalas da flor. O verde é amargo e é melhor quando terminar semi-doce (ou seja, com uma gravidade específica em torno de 1.004 a 1.007) e servido gelado. Os crisântemos podem ser misturados com outras flores, como calêndulas, jasmim, lilás, nastúrios, rosas ou violetas.

O vinho de flor de crisântemo é único na fabricação de cerveja. Nos tempos antigos, dizem alguns, normalmente colhiam flores de crisântemo frescas e folhas no dia 9 do 9º mês lunar, e preparavam a mistura delas e grãos no vinho, que não seria bebido até o mesmo dia do ano que vem.

O vinho é dito ter efeitos benéficos sobre a nitidez do olho, alívio da dor de cabeça, queda da hipertensão, redução do peso e remoção de problemas de estômago, contribuindo assim para a longevidade. Diz-se que os bebedores do vinho crisântemo seriam livres do mal e teriam um físico forte contra o frio.

Vinho de Flor Crisântemo
Vinho de Flor Crisântemo

O vinho crisântemo, infundido com frutos de galho de corniso (dogwood), tem efeitos benéficos no alívio da dor e na regulação do fluxo de energia vital. Ao escalar montanhas no Duplo Nono Dia, os chineses antigos gostavam de usar galhos cornel (corniso) em seus cabelos e bebiam o vinho.

Era originalmente um dia para os fazendeiros celebrarem colheitas abundantes de safras. O festival nasceu no período dos Reinos Combatentes (475-221 aC), tornou-se popular na dinastia Han (206 aC – 220 dC). Naquela época, a rainha Lv estava com tanto ciúme da Concubina Qi, que é uma das favoritas de Liu Bang (o primeiro imperador da dinastia Han, 256 ou 247-195 aC), que ela maltratou a última e levou sua empregada fora do palácio imperial para se casar com uma pessoa comum após a morte do imperador.

Esta empregada, que é conhecida como Miss Jia, disse às pessoas que no palácio imperial, a cada nove dias do nono mês lunar, usam no cabelo pequenos galhos (cornisos) e bebem vinho de crisântemo, caso contrário haveria desastres. Mais tarde, muitas pessoas comuns seguiram o costume e gradualmente prevaleceram em todo o país.

O Festival E Sua Importância

Dia Nacional da China
Dia Nacional da China

O Han Lu, em chinês, ou Cold Dew, em inglês, o 17º dos 24 termos tradicionais da China, está em queda no domingo, coincidindo com o último dia do feriado de oito dias do Dia Nacional da China neste ano. Enquanto as férias chegam ao fim, embrulhar-se em camadas extras de roupas também pode ser uma boa idéia para os chineses, já que as temperaturas começam a cair.

Han Lu é o penúltimo período solar do outono, antes que o inverno chegue oficialmente pela China. Geralmente marca o período de tempo de 8 de outubro a 23 de outubro.

Ao contrário da primeira metade da temporada, caracterizada por uma tonalidade dourada brilhante, a segunda metade parece um pouco fraca, com galhos de árvores tornando-se despidos e nus. À medida que as temperaturas caem, o orvalho começa a ficar mais frio antes de eventualmente congelar, daí o nome “Cold Dew”.

Mesmo que as culturas gradualmente comecem a chegar, os agricultores ainda têm muito trabalho a fazer. É a estação que os grãos precisam ser colhidos e o trigo de inverno plantado no norte. Tal trabalho de campo precisa ser completado antes que Han Lu termine.

Agricultores Chineses
Agricultores Chineses

Enquanto isso, algumas culturas, como algodão e batata-doce, devem ser colhidas antes que a geada se estabeleça nos campos, caso contrário, os rendimentos poderiam ser afetados, até mesmo destruídos no pior dos casos. As batatas doces são bastante sensíveis à geada, o que destruiria seu sabor.

Os agricultores também precisam prestar atenção à irrigação, cuidar de suas hortas e tomar medidas contra as pragas. Bandos de pássaros migrantes podem ser vistos ocasionalmente no céu a caminho do sul, onde se espera que sejam os últimos a chegar. Os chineses antigos os chamavam de “gansos convidados” em referência àqueles que geralmente chegam atrasados.

Han Lu frequentemente se sobrepõe a uma grande parte do “mês do crisântemo” ou ao nono mês lunar do ano. É quando o crisântemo supera todas as outras espécies de flores.

Na cultura chinesa, o crisântemo simboliza nobreza, graciosidade e pureza. Os ensaístas e poetas chineses faziam questão de se referir à flor em suas obras, e também há tradições de crisântemos admiradores durante esse período de tempo.

Os chineses não apenas admiram a flor, mas também a bebem. O vinho de crisântemo é o alimento básico da estação, com arroz, levedura e, claro, a flor entrando na mistura. O vinho tem um bom gosto e uma nutrição rica que faz bem ao fígado, aos olhos e aos cérebros das pessoas.

O vinho crisântemo também é chamado de “o vinho da longevidade”, pois acredita-se que pode retardar o processo de envelhecimento.

Lenda e Tradição

Existe uma lenda em torno da origem do festival. Dizem que mais de 2.000 anos atrás, um demônio que vivia no rio Nu trouxe praga para as pessoas. Morando perto havia um jovem chamado Huan Jing. Quando seus pais morreram da praga, Huan Jing deixou sua aldeia para estudar com o mestre taoísta Fei Changfang. Um dia, o velho mestre disse a Huan Jing que o demônio logo retornaria à aldeia de Huan.

Ilustração do Demônio
Ilustração do Demônio

Ele disse a Huang para reunir seus parentes restantes, carregar galhos da árvore de corniso ( dog ) ecrisântemo vinho para o topo de uma montanha próxima, e aguarde o demônio lá. No nono dia do nono mês, Huan Jing e seus familiares subiram ao topo da montanha. Quando o demônio emergiu do rio, ficou tonto com o cheiro do corniso e do vinho. Huan Jing aproveitou o momento de fraqueza do demônio e o atravessou com sua espada.

Os chineses também celebram o Duplo Nono Festival escalando montanhas, carregando pedaços de corniso e bebendo vinho crisântemo. Muitas pessoas comem o bolo de Chongyang. Chongyang Cake é um bolo de arroz com nozes e jujuba. Em chinês, o bolo (? gao) é um homófono com “tall” (? “gao”), por isso é perfeito para comer em uma montanha alta. Muitos bolos têm decorações coloridas que se parecem com flores.

No final dos anos 80, o governo chinês designou o Festival de Chongyang como o Dia dos Seniores. Nove (? jiu) é um homófono com “long” (? jiu), por isso está associado à longevidade. Muitas pessoas comemoram passando tempo com seus familiares idosos e levando-os para fora para curtir a natureza.

Veja também

Para Que Serve o Extrato da Soja? Produtos Derivados da Soja

A soja é uma leguminosa como feijão, grão de bico ou lentilha, mas não é …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *