Home / Plantas / Camellia Japonica: Fotos, Características e Como Cuidar

Camellia Japonica: Fotos, Características e Como Cuidar

Camellia japonica é o nome científico do vegetal conhecido por muitos apenas como camélia. É muito popular no mundo inteiro, possuindo uma ampla variedade de cultivares e híbridos.

É uma espécie nativa das florestas do sul do Japão, no entanto, suas variedades possibilitam grande tolerância às mais diversas condições climáticas, as quais incluem o clima quente do Rio de Janeiro de uma lado e o clima frio e a neve do Sul da Europa. No entanto, o seu comportamento de florescimento e frutificação é diferente de acordo com o clima.

A camélia possui ampla utilização paisagística, uma vez que pode se adaptar tanto à proposta de jardins europeus, quanto à proposta de jardins orientais e até mesmo jardins com uma proposta mais contemporânea.

Neste artigo, você conhecerá importantes características sobre a camélia, incluindo a descrição física da mesma além de dicas para plantio e manutenção do vegetal.

Então venha conosco e boa leitura.

Camellia Japonica: Classificação Taxonômica

A estrutura de classificação científica para a Camellia japônica obedece á sequência abaixo:

Reino: Plantae;

Divisão: Magnoliophyta;

Classe: Magnoliopsida;

Ordem: Ericales;

Família: Theaceae;

Bela Camellia Japonica Rosa

Gênero: Camellia;

Espécie: Camellia japonica.

Apesar da grande variedade de híbridos e cultivares da espécie Camellia japonica, a quantidade de outras espécies do gênero Camellia também é bastante abundante. Não há estudos que definam esse quantitativo ao certo, mas acredita-se na possibilidade de 100 a 250 espécies.

Camellia Japonica: Simbolismo

Dentro da tradição oriental, a camélia possui uma forte simbologia atrelada ao romantismo. As pétalas e o cálice passam boa parte do tempo unidos, e isso é refletido também na sua simbologia de persistência, amor e devoção mútua entre os enamorados.

O famoso autor Alexandre Dumas lançou um livro intitulado “Dama das Camélias”, o qual foi lançado posteriormente em forma de filme.

Mesmo com o significado genérico de romantismo, cada cor também pode agregar um significado diferente. As camélias vermelhas estão relacionadas ao reconhecimento; as camélias brancas, à beleza; ao passo que, as camélias cor-de-rosa referem-se á grandeza de espírito.

Camellia Japonica: Fotos, Características

A camélia é um vegetal arbustivo com porte pequeno. A altura pode estar compreendida entre 1,2 a 1,8 metros; ou entre 1,8 a 2,4 metros; ou 2,4 a 3 metros; ou ainda entre 3 a 3,6 metros.

Apresenta uma folhagem densa, escura e lustrosa. Em relação ao formato das folhas, estas são denteadas, elípticas, coriáceas, cerosas e com pecíolos bastante curtos.

As flores não possuem perfume e estão agrupadas nas axilas das folhas, de forma isolada. São grandes e contém entre 6 a mais pétalas. As cores das flores variam entre o branco e o vermelho, no entanto, também podem incluir manchas, matizes e pintas. Os estames ficam agrupados em uma coluna, a qual permanece unida até determinada altura. No pistilo (conjunto de órgãos reprodutores femininos da flor), é possível encontrar três estigmas (áreas germinativas, nas quais o grão de pólen inicia a sua germinação do tubo polínico).

Em relação à caracterização dos frutos, estes são cápsulas secas e esféricas, aproximadamente do tamanho de ameixas.  Os frutos possuem três sementes em formato globoso.

Camellia Japonica: Como Cuidar

É importante que as camélias recebam luz solar direta, no entanto, elas também podem ser cultivadas à meia-sombra. O solo deve ser ácido, fértil e bem irrigado. No entanto, é importante que a rega não seja excessiva, pois há possibilidade de que a raiz da planta possa se contaminar com fungos.

Nos primeiros meses de desenvolvimento, as regas podem ser frequentes; e, com o passar do tempo, essas regas podem ser mais espaçadas.

Podas regulares são recomendáveis, de modo a fortalecer e limpar a planta das flores que secam e murcham. É recomendável realizar as podas após a floração.

Caso a planta seja afetada por parasitas, uma sugestão natural é borrifar sobre a mesma chá de arruda.

Camellia Japonica: Modalidades de Plantio

São 4 as modalidades de plantio da camélia: germinação, enxertia, alporquia e eustaquia.

Em relação à modalidade germinação, é importante saber que a liberação de sementes pela Camellica japônica ocorre no outono, conforme as cápsulas das flores amadurecem. Antes de plantar as sementes, é importante deixa-las para secar por um período de duas semanas. Sementes frescas demais podem apodrecer, ao passo que sementes muito secas perdem o seu poder germinativo. A germinação ocorre na primavera.

Na modalidade de plantio enxertia, são necessários um enxerto e um porta-enxerto. O enxerto é o ‘pedaço’ de uma planta que será enxertado no porta-enxerto (ou seja, no ramo da árvore). O melhor período para a realização da enxertia é na primavera, ou seja, antes da floração.

A modalidade alporquia consiste em estimular o crescimento das raízes de um ramo da planta, sem separar este ramo do vegetal como um todo. Aconselha-se esperar pela primavera e remover a casca dos ramos jovens. Dessa forma, o fluxo de seiva é interrompido, acumulando nutrientes na zona do corte, o que implica no surgimento de novas raízes. O local do corte também deve ser coberto com musgos ou terra e envolvido em uma saco plástico preto, com uma pequena abertura na parte superior que permita a rega do substrato. Com as raízes formadas, realiza-se a separação destas em relação à planta-mãe.

Em relação à eustaquia, é importante remover estacas novas da Camélia, cortando-as desde a base. A remoção destas estacas pode ser realizada com o auxílio de um canivete (que esteja bem afiado e, é claro, desinfetado). A estaca removida deve ser plantada em um vaso, disposto na sombra, com regas regulares de pelo menos uma vez ao dia. Após 6 meses, as estacas plantadas já estarão enraizadas e com algumas folhas.

Agora que você já conhece importantes características sobre a camellia japonica, o convite é para que continue conosco e visite também outros artigos do site.

Aqui há muito material de qualidade nos campos da botânica, zoologia e ecologia de um modo geral, especialmente feito para quem tem sede de conhecimento.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Green Me. Camélia, a flor dos amantes! Saiba como plantar. Disponível em: < https://www.greenme.com.br/como-plantar/5932-camelia-flor-dos-amantes-como-plantar>;

PATRO, R. Camélia- Camellia japonica. Disponível em: < https://www.jardineiro.net/plantas/camelia-camellia-japonica.html>;

Wikipedia. Camellia japonica. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Camellia_japonica>.

Veja também

Chá de Gengibre Para Gripe Funciona? Como Fazer?

A gripe é causada por um vírus que se chama influenza. Em algumas ocasiões podem …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *