Home / Plantas / Como Plantar Camélia, Podar, Cultivar e Fazer Mudas

Como Plantar Camélia, Podar, Cultivar e Fazer Mudas

Dependendo das espécies e variedades, as camélias irão florescer no outono ou na primavera. Todos esses arbustos requerem solo ácido para crescer bem. Se o seu é calcário, não será possível cultivá-lo em seu jardim.

Como Plantar E Cultivar Camélia

Plante a sua camélia um local bastante ensolarado, sem que seja muito quente. Evite sol pleno e correntes de ar frias. O volume do buraco de plantio deve ser pelo menos o dobro do da raiz. O pH do solo deve ser de 5,5 a 6,5 ??para uma camélia. Se seu solo é neutro (pH 7), adicione terra de urze ao original.

Verifique a umidade da bola de raiz. Se estiver seco, molhe o recipiente em um grande recipiente de água até que a última bolha de ar desapareça. Deixe escorrer antes de remover o recipiente. Se este recipiente é difícil de remover porque está preso às raízes, não hesite em cortá-lo. Cabelos abundantes ao redor da raiz podem ser levemente incisos para causar a saída de novas raízes.

Coloque sua camélia no buraco. Se seu solo for pesado, abra um buraco duas a três vezes mais largo que o recipiente e um pouco mais fundo. Solte o fundo e em solo mal drenado, coloque uma camada de 5 cm de seixos não-calcários. Se o solo não for muito ácido (pH entre 6 e 7), prepare uma mistura de meia terra, um quarto de turfa e um quarto do solo do jardim.

Quando a água estiver infiltrada, uma vez terminado o rega da plantação, cubra a superfície com flocos de cânhamo ou de linho ou com um composto bem decomposto, a fim de isolar as raízes superficiais do frio. Para colocar o topo da bola de raiz no mesmo nível que o chão, coloque uma vara no buraco.

Deslize a terra ao redor do monte. Vapor regularmente com o pé para evitar qualquer bolsa de ar prejudicial à sua recuperação. Coloque uma tigela ao redor do pé da camélia para segurar a água. Encha a tigela com água, mesmo se o solo estiver molhado. Uma quinzena após o plantio, pode ser necessário adicionar mais solo de urze devido ao assentamento. Instale outra tigela para rega posterior.

Como Podar Camélia

Camélias não necessitam de poda para florescer. Mas as vezes desenvolvem-se de forma confusa e então uma poda, logo após a floração, pode contribuir para ajeitar uma silhueta mais regular. Faz-se necessário, porém, que isso seja feito logo após a floração, num período que antecederá  o início da formação dos próximos botões florais. Se não fizer assim, perderá a chance de uma nova floração.

Fique sabendo que, caso tenha exagerado no corte, precisará ajudar sua camélia a romper-se mudando um pouco da área de urze a seus pés. Remova o anterior cuidadosamente para não danificar as raízes e substitua por solo de urze fresco. É como se você estivesse esculpindo uma nova camélia para conseguir harmonia em sua silhueta, colaborando por completo para um melhor desenvolvimento da planta. Só não precisa exagerar.

Procure podar o final de ramos mais rebeldes após a floração. Aproveite também para retirar ramos danificados, secos ou aqueles que estejam muito próximos ao chão. Caso sejam ramos desenvolvidos demais para tesouras de poda, pode usar uma serrinha. Existem produtos de restauração para essas feridas de cortes de poda. Não hesite em usá-los quando terminar.

Ramos e galhos primários também podem ser podados. Mas seja muito criterioso nesses casos para não enfraquecer a planta. É imperativo que saiba o que está fazendo (procure orientação profissional), e não deixe de usar os produtos curativos logo após o procedimento em arbustos mais antigos. Não faça nada assim se sua camélia tiver enfrentado um período de frio extremo. é normal que ela fique com ramos enfraquecidos após esse clima, mas costuma se recuperar bem sozinha na primavera. Faça a poda somente onde estiver realmente danificado.

Estratificação – Fazendo Mudas De Camélias

Algumas variedades de camélias dificilmente formam raízes por meio de estacas simples, por isso, a estratificação torna-se a solução ideal para obter plantas com características estritamente idênticas às da planta-mãe, em um tempo recorde e com menos manutenção. Camadas aéreas de camélias podem ser praticadas na primavera.

Escolha um caule lignificado muito reto, cujo diâmetro seria igual ao de um grande lápis. Remova as folhas e quaisquer hastes para o centro deste ramo. Faça um corte horizontal de 5 cm de largura na casca com um enxerto afiado. Delicadamente, retire o anel da casca assim formado. Polvilhe esta ferida com pó de hormônio.

Mergulhe a espuma (esfagno) na água para embebê-la bem. Em seguida, envolva a ferida e um pedaço de haste de ambos os lados com esta espuma úmida. Cubra com um filme plástico. Feche cada extremidade com uma gravata de ráfia. Coloque a planta em um local com sombra.

Verifique a umidade da espuma através do filme plástico de vez em quando, e água, se necessário. Aguarde até o próximo outono para separar a marcotte com um podador se as raízes estiverem aparentes, caso contrário, espere até que estejam bem desenvolvidas para separar a marcotte.

Sucesso No Plantio De Uma Camélia Em Vaso

A camélia não aguenta o calor e deve ficar do lado de fora. Mas cuidado deve ser tomado para proteger suas raízes do frio extremo, plantando-a em uma panela que é duas vezes maior que o recipiente original. A camélia pode ser plantada na primavera e no outono fora dos períodos mais frios.

Mergulhe o pote umedecendo copiosamente. Escolha um recipiente perfurado (aqui, imitação de plástico de pedra) e coloque pedaços de panelas quebradas no fundo. Despeje uma cama de bolas de barro. Cubra com um feltro para separar o barro do chão. A camélia prefere solos ácidos, adiciona uma mistura de terra de urze com um pouco de fertilizante orgânico específico para esse tipo de planta.

Deposite a camélia e desenrole as raízes antes de colocá-las na nova panela na mesma altura. Embale a terra ao redor. Organize bolas de barro no topo para evitar que as raízes superficiais congele. Termine com uma boa rega. Mantenha a sua panela em locais longe de vento e frio extremo do inverno.

Veja também

Árvore Chorãozinho: Características, Fotos e Nome Cientifico

Aqui no Brasil, bem como em diversas partes do mundo, conhecer uma planta através de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *