Home / Plantas / Quais São as Plantas que Exalam Perfume à Noite?

Quais São as Plantas que Exalam Perfume à Noite?

Quem nunca parou para cheirar uma rosa ou um outro tipo flor, não é mesmo? Existe muitas espécies de plantas que dão flores extremamente lindas e com fragrâncias únicas.

A aparência, combinada com os aromas, são os principais motivos pelos quais muitas pessoas cultuam determinados tipos de flores e plantas, pois além das mesmas encherem os olhos, elas também enchem a alma.

Possuir um jardim é um sonho para muitas pessoas, agora imagine possuir um jardim que pode ser belo e acima de tudo, ser extremamente aromático, onde as fragrâncias podem serem sentidas até mesmo de dentro de casa.

Nesse post, falaremos sobre as plantas ideais que precisam fazer parte de seu conjunto de plantas para que seu jardim, casa, ambiente ou quintal fique altamente cheiroso tanto de dia como de noite.

Imagine um jardim belo, com plantas de diversas cores, exalando fragrâncias pela casa toda, combinado com o cheiro de limpeza interno do ambiente, ou até mesmo a recepção de um estabelecimento, com plantas que saúdam a chegada das pessoas, não somente com suas cores e aparência, mas com um frescor e cheiro adorável.
É muito importante entender que muitas flores que possuem beleza estonteante nem sempre terão fragrâncias marcantes, por isso iremos deixar bem claro aqui as principais plantas que exalam aroma, e principalmente, as principais plantas que exalam aroma no período da noite.

Conheça as Principais Plantas que Exalam Mais Perfume à Noite

Por que ter uma planta que exala perfume no período da noite é até mesmo mais ideal do que ter uma planta que exala perfume durante o dia?
Uma das razões se dá pelo fato de que é no período da noite que as pessoas mais passam tempo em casa, correto?
Não há nada melhor do que chegar em casa depois de um dia exaustivo de trabalho e ser recebido pelo cheiro da natureza em sua melhor performance, filtrado pelas pétalas e folhas das plantas.
Além de tudo isso, ter essas plantas que exalam perfume à noite dentro do quarto é ideal para garantir um sono tranquilo e digno.
  • Gardênia: a opção mais plausível em relação à fragrância, já que as mesmas fazem um trabalho incrível nesse aspecto durante o dia, porém, são ainda mais intensas durante o período da noite. O cheiro da gardênia é forte,
    por isso é aconselhável que, ao comprar, a cheire bem antes de levá-la para casa, pois ela irá permear um cheiro exclusivo por muito tempo.
Gardênia
Gardênia
  • Oenothera: essa planta, fora do Brasil, é chamada de Evening Primrose (Primula da noite), que além de uma coloração espetacular, produz fragrâncias exepcionais no período da noite.
Oenothera
Oenothera
  • Brugmansia: essas plantas possuem uma forma menos usual do que as outras, e precisam ser plantadas de uma forma em que fiquem pendendo, e a área em que estiver presente irá inundar o ambiente com seu cheiro único.
Brugmansia
Brugmansia
  • Wisteria Floribunda: uma planta tão linda que palavras não são suficientes para descrevê-la, apenas a própria imagem das mesmas. O único lado negativo da wisteria é o fato do longo tempo que levam para desabrochar, mas é um tempo que vale muito a pena esperar.
Wisteria Floribunda
Wisteria Floribunda
  • Vara-de-São-Jorge (Tuberosa): planta muito fácil de ser encontrada no Brasil, já que é nativa da América do Sul. Apresentam leve abrochamento durante o dia que se expande mais durante a noite, exalando mais cheiro que o comum.
Vara-de-São-Jorge
Vara-de-São-Jorge
  • Zaluzianska: essa é uma espécie de planta muito fácil de se encontrar e também muito fácil de se criar, pois encontra-se dispersa em muitas partes pela natureza, seja sob meia-sombra ou até mesmo sob sombra densa, não obstante em locais ensolarados. À noite as pétalas das flores se abrem mais do que durante o dia.
Zaluzianska
Zaluzianska
  • Helitrope: nativas da América do Sul, principalmente no Peru, essas flores podem ser facilmente encontradas no Brasil e cultivadas em vasos ou no solo. Como pode ser visto nas imagens, sua coloração é única e traz muita vida ao ambiente.
Helitrope
Helitrope
  • Jasmin: quando se fala em fragrância, a jasmin é a planta que mais recebe saudações, pois seus aromas são inconfundíveis e muito poderosos. De todas as espécies, a jasmin-da noite, também chamada de dama-da-noite é a que mais tem fragrância no período da noite, principalmente pelo fato de seu principal polinizador ser o morcego, dessa forma a jasmin solta bastante cheiro para atrai-los.
Jasmin
Jasmin
  • Plumeria: os principais polinizadores da plumeria são as mariposas, por isso elas fazem questão de soltar suas fragrâncias no período noturno, para dessa forma atrair tais insetos para si. São plantas nativas da América do Sul e sua fragrância é mais sentida na primavera e no verão.
Plumeria
Plumeria
  • Flor-de-Cera: são plantas de dimensões enormes, não apenas no sentido literal, por serem altas e possuirem bastante envergadura, mas pelo fato de que suas cores e, principalmente, seu perfume, pode ir muito longe e ser bastante marcante, principalmente no período noturno.
    Flor-de-Cera
    Flor-de-Cera

Por Quê Tem Planta Que Exala Perfume Melhor à Noite?

Algumas plantas passaram a desabrochar e cheirar melhor à noite devido, simplesmente, à adaptação natural a qual foram submetidas e precisaram mudar seus costumes para poder sobreviverem ao longo de décadas de desenvolvimento e adaptações.

Algumas plantas que eram viçosas durante o dia, muitas vezes viviam em locais silvestres onde os pássaros, por exemplo, não tinham chance de realizar polinização devido ao fato de haver muitos predadores presentes, então essas plantas decidiram que seria melhor exalar cheiro no período da noite, onde havia menos predadores, porém, ainda havia mariposas, morcegos e outros animais e insetos que poderiam realizar esse trabalho.

Outro motivo pelo qual muitas flores só cheiram no período da noite se dá ao fato das mariposas serem insetos noturnos, e vale lembrar que a mariposa em relação à borboleta, por exemplo, (pois são, basicamente, o mesmo inseto) compõe mais de 95% de população em relação à sua parente mais próxima (borboleta).

Conheça mais sobre plantas que cheiram bem para ornamentar a sua casa, escritório ou jardim:

Veja também

Como se Faz Saião com Leite? Para que Serve?

O saião (nome científico Kalanchoe brasiliensis) é uma planta medicinal que também pode ser conhecida …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *