Home / Plantas / Em Que Época do Ano as Hortênsias Florescem?

Em Que Época do Ano as Hortênsias Florescem?

Hortênsias são arbustos que geralmente florescem do meio da primavera até o final do verão. Mas também podem dar flores no outono, dependendo da variedade específica. Hortênsias plantadas em climas quentes do sul florescem mais e mais cedo do que as plantações do norte.

Quer conhecer mais sobre o tempo de florescimento dessas maravilhas? Leia o artigo até o final e descubra tudo sobre elas.

Com esses arbustos versáteis, a estação das hortênsias se estende muito além do tempo de floração real. Isso porque as flores desbotadas têm grande incidência do outono e até o inverno. Assim, a resposta para a pergunta sobre quando essas plantas florescem de verdade, não é tão simples.

A Influência dos Diferentes Tipos de Hortência

Em geral, diferentes tipos de hortênsias florescem em diferentes épocas do ano. Por exemplo, a Hydrangea macrophylla floresce do final da primavera ao verão no sul. Algumas exceções podem ser apreciadas com um espetáculo de flores ao longo de todas as estações se tiver boas condições de crescimento.

A Hydrangea paniculata geralmente oferece uma estação de floração do final da primavera ao início do verão. Mas as plantas podem reter as flores até que se quebrem, o que deve ocorrer até o inverno. Esse tipo de hortênsia ama um pouco de sombra fresca. Isso comumente acontece de forma ideal mais ou menos no final da primavera ao verão.

Em diferentes partes do país, os mesmos tipos de hortênsias florescem em momentos diferentes devido ao clima. Uma hortênsia pode florescer mais cedo em um jardim mais quente, sul ou costeiro do que em um jardim mais fresco na parte norte.

Por exemplo, a Hydrangea quercifolia, floresce no início do verão nos jardins do sul, no estrangeiro. Enquanto isso, em uma paisagem do meio-oeste, pode florescer do solstício de verão ao início do outono.

Podar ou Não Podar: Eis a Questão

Saber como e quando podar sua hortênsia pode ser confuso. Como regra geral, pouca ou nenhuma poda é um bom hábito para se executar com essas plantas.

De fato, a falta de flores e hastes geralmente se deve à poda excessivamente zelosa. Embora os caules mortos da planta no inverno tornem difícil a compulsão de podar, essas plantas lenhosas podem viver vidas longas e floríferas sem precisar de cortar.

A recomendação é melhor podar raramente se você quiser que uma verdadeira beleza de cores aconteça em seu jardim. Escolha um local para o plantio que dê espaço suficiente para crescer, com cerca de 10 a 12 cm de largura (dependendo da variedade).

O tamanho e a qualidade da flor continuarão consistentes por muitos anos com pouca poda. As hortênsias podem lidar com poucos cuidados, mas estes devem ser específicos.

Determine a Qual Grupo de Poda Suas Hortênsias Pertencem

Existem dois tipos de hortênsias em termos de como elas florescem:

  • Aquelas que florescem no crescimento antigo;
  • Aquelas que florescem no crescimento novo.

As hortênsias que florescem no crescimento antigo só devem ser podadas após a floração e cortadas logo abaixo. As hortênsias que florescem em um novo crescimento devem ser podadas no início da primavera ou quando estiverem adormecidas no outono.

Se você não tem certeza sobre qual variedade de plantas tem em seu jardim, abaixo estão algumas dicas para determinar quando podar.

Quando Floresceu?

As plantas dessa espécie que florescem com o crescimento antigo geralmente começam no início e terminam no meio do verão. Entretanto, as flores esporádicas possam aparecer depois.

Como é preciso crescer e plantar brotos no mesmo ano em que florescem, os arbustos em um novo crescimento geralmente começam a florescer mais tarde do que os antigos. Isso ocorre no meio do verão e continua até o outono.

Hortênsias Floresceu

Essas plantas não se importam se a poda não for realizada em um determinado momento. Isso desde que você a evite quando os botões de flores estiverem abrindo.

Você não consegue se lembrar de quando floresceu, que cor e forma eram as flores? Se sua planta produz grandes flores rosa ou azuis, trate-a como uma  hortênsia que floresce em crescimento antigo.

Se suas flores são redondas e brancas, trate-a como uma  hortênsia que floresce em crescimento novo.

Hortênsias de Crescimento Antigo – Hydrangea Macrophylla

Essas plantas formam botões de flores no final do verão ou início do outono. Para reduzir o risco de remover esses brotos, poda assim que as flores começam a desaparecer. Frequentemente, quanto mais cedo você o faz após a floração, mais rápido o arbusto pode se recuperar, produzindo mais e maiores flores na próxima temporada.

Não pode essas hortênsias no final do outono ou no início da primavera! Fazer isso remove todos os botões de flores do próximo ano.

Para que o procedimento seja correto, remova as flores velhas. Aqueles que desejam manter uma aparência arrumada do jardim podem cortar as flores gastas logo abaixo da cabeça da flor. Assim, é possível remover qualquer bastão rebelde ou irregular na linha do solo.

Para melhorar o vigor, remova os bastões mais antigos. Quando uma hortênsia fica velha e amadeirada, pode produzir flores menores. Essa remoção regular pode manter o arbusto vigoroso, produzindo flores grandes e abundantes. O mesmo método pode impedir que uma planta fique muito alta e fraca.

Hortênsias de Crescimento – Arborescens e Paniculata

Para obter flores maiores, corte-as no final do inverno ou no início da primavera. As hortênsias produzirão flores muito maiores se forem podadas com força a cada ano. Entretanto, dependendo da variedade, muitas pessoas optam por flores menores em caules mais resistentes.

Para reduzir o enfraquecimento, deixe uma estrutura de crescimento antigo. Os galhos de alguns arbustos geralmente caem com o peso de suas flores, principalmente após a irrigação ou após uma boa chuva.

Arborescens e Paniculata

Uma maneira de aliviar o enfraquecimento é cortar as hastes a uma altura de 45 a 60 centímetros. Assim, tal ação fornecerá uma estrutura robusta para suportar um novo crescimento.

Compreender as diferentes variedades de hortênsias e suas necessidades específicas é a melhor maneira de garantir muitas flores.

Veja também

Zephyranthes Branca

Zephyranthes Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Planta

Hoje vamos falar um pouco mais sobre essa flor tão linda e delicada, se você …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.