Home / Plantas / Ficha Técnica da Flor Gerânio: Raiz, Folhas e Caule

Ficha Técnica da Flor Gerânio: Raiz, Folhas e Caule

Você com certeza já deve ter visto o gerânio em jardins, janelas e até mesmo em vasos. A flor é muito popular e garante um colorido e uma beleza incrível para os mais diversos ambientes. Convidamos você a conhecer um pouco mais sobre essa flor. Vamos lá?

Características da Flor Gerânio

As flores gerânios aparecem em plantas que têm origem sul africana e australiana. Existem mais de duzentas espécies da árvore e elas sempre apresentam lindas florescências.  Pertencem à famílias das  Geraniaceae e são amplamente utilizadas para decoração devido à sua grande diversificação.

Os gerânios costumam se adaptar bem em locais de climas mais amenos e não suportam excesso de chuva. A planta exige solos mais pesados e uma drenagem mais elaborada. Caso você viva em cidades que possuem um clima mais frio, saiba que o gerânio é uma excelente aposta para o cultivo.

Possuem uma aparência mais rústica e folha mais grossas, já os caules são muito resistentes aos ventos. Para se ter uma noção da resistência do gerânio, ela pode chegar a resistir a geada e até mesmo a neve.

O cheiro da flor gerânio é muito peculiar e difícil de ser definido. Por meio dela é possível fazer óleos essenciais que são muito utilizados com fins medicinais. Algumas espécies podem, inclusive, apresentam um cheio bem parecido com o da hortelã.

Cuidado com os Gerânios

A versatilidade e possibilidade de combinação de diversas espécies pode fazer o cultivo do gerânio muito diversificado. Elas podem ser cultivadas tanto em vasos, quanto em jardins necessitando atenção especial no que diz respeito a drenagem do solo utilizado.

A temperatura também precisa ser controlada pois a planta não costuma se desenvolver bem com muito calor. Caso passo dos 25° C procure colocar a árvore em um ambiente que receba menos raios solares. No Brasil, devido ao clima tropical, você pode colocar a planta totalmente na sombra que ela ainda conseguirá a quantidade necessária de luminosidade para crescer saudável.

Flor Gerânio Vermelho
Flor Gerânio Vermelho

Outro cuidado que deve ser tomado é com relação as chuvas, já que a planta costuma não resistir com o encharcamento. Inclusive, a indicação é realizar a rega somente quando o solo estiver completamente seco.

Em geral, gerânios de todo os tipos vão bem em jardineiras de janelas, além de ficarem muito bonitos, dão um colorido às casas.

Como Realizar o Plantio

A reprodução do vegetal pode acontecer por meio de sementes, estacas ou mudinhas. É muito simples realizar a divisão por meio de muda, bastando quebrar um dos galhos da planta e mantendo-o na terra e protegido do sol. Com uma boa manutenção da umidade do solo, em poucos dias a planta começará a apresentar raízes. Uma boa alternativa é colocar o galho em um copo de água durante alguns dias para enraizar e só depois realizar o plantio definitivo. Essa técnica costuma dar bons resultados para quem pretende iniciar o cultivo do gerânio.

Lembre-se se escolher um galho saudável e vistoso, ok?

Flor Gerânio no Vaso
Flor Gerânio no Vaso

Evite regar diretamente nas folhas e folhas e prefira deixar apenas o solo um pouco molhado. Algumas histórias populares destacam que a urina é um líquido poderoso para deixar o gerânio saudável e resistente, devido a presença da ureia no excremento. E aí? Vai encarar regar o seu gerânio com xixi para saber como ele vai reagir? Ou será que essa recomendação é apenas uma lenda?

Periodicamente procure adubar bem a terra onde o gerânio encontra-se plantado. Você sabia que alguns restos de alimentos podem ser ótimos para uma boa adubação? Utilize borra de café e cascas de ovos para garantir ótimos resultados!

Algumas Dicas Importantes

Realizando a poda dos gerânios de forma frequente você contribui para que eles cresçam mais bonitos. Procure retirar os galhos, folhas e flores secas  que prejudicam a sua planta. Assim que as primeiras pétalas começarem a cair lembre de iniciar o processo de poda, ok?

Durante a estação do inverno realize um corte mais intenso após o florescer do gerânio. Com essa atitude você vai incentivar a plantar a produzir novos galhos que terão aparência muito mais vigorosa.

Boa parte dos problemas apresentados por essa flor estão relacionados ao excesso de umidade e também ao exagero de luz. Quando expostos a essas condições, as plantas ficam mais suscetíveis a apresentar pragas ou serem atacadas por insetos.

Você deve ficar atento para o caule e as raízes da planta e evitar que eles apodreçam ou proporcionem baixa produção de flores.

Ficha Técnica do Gerânio

Confira a ficha técnica da flor. Veja:

  • Possui o nome científico de Pelargonium hortorum.
  • Pertencem à família das Geraniaceae.
  • São flores perenes que tiveram origem no continente africano.
  • Podem chegar a alcançar mais de cinquenta centímetros.
  • Não suportam chuva e luminosidade em excesso.
  • Suas flores se assemelham a pequenos “buquês”. Podem se apresentar em diversas cores.
  • Reprodução pode ser por meio de sementes ou galhos.
  • Toleram o frio e são indicadas para regiões de temperaturas mais amenas.

Então, se você gosta de colocar a mão na terra o gerânio é certamente uma planta que não deve faltar no seu jardim pela sua exuberância e praticidade. Você pode, inclusive, plantar diversas espécies e garantir um colorido muito especial no seu ambiente.

Nosso artigo acaba por aqui, mas deixamos o nosso espaço de comentário aberto para que você possa nos contactar caso tenha ficado alguma dúvida.

O Mundo Ecologia é atualizado diariamente e traz sempre as melhores curiosidades e informações sobre plantas, animais e natureza. Continue acompanhando nossas novidades!

Veja também

Como Cuidar de Cactos Ornamentais, Regar e Fazer Mudas?

O crescente entusiasmo atualmente observado pelo cultivo de plantas ornamentais despertou interesse em plantas exóticas, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *