Home / Plantas / Nêspera Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Fruta

Nêspera Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Fruta

A nêspera é uma fruta exótica também conhecida por algumas pessoas, principalmente aqui no Brasil, como ameixa amarela. Em outros locais pode ser denominada também como manganório ou magnólio. Esta é uma fruta muito curiosa, não só por não estarmos tão habituados com o seu consumo em nosso dia a dia, mas também pela sua história como um todo.

Cercada de curiosidades, tanto relacionados ao seu cultivo e origem, como também ao seu sabor e benefícios para a saúde, a nêspera é sem sombra de dúvidas uma fruta com muito a oferecer, além de ser capaz de despertar grande interesse em quem se depara com este alimento pela primeira vez.

Ficou curioso e quer descobrir um pouco mais sobre esse fruto? Então continue acompanhando este artigo!

Qual a História E a Origem Da Nêspera?

Bom, a nêspera é uma fruta que teve a sua origem relatada na China, mais precisamente na região sudeste do país. Não demorou muito para que a saborosa fruta fosse exportada, indo para no Japão, onde foi cultivada durante milhares de anos e ainda continua até os dias de hoje.

Mais tarde a fruta passou a ser cultivada na Índia, não demorando muito para que tanto a nêspera, como as mudas de sua árvore fossem parar diretamente no outro lado do mundo através da migração dos povos chineses.

Embora tenha chego primeiro na região norte do continente americano, depois de um tempo a nêspera começou a se espalhar pelas outras regiões do continente e hoje em dia o Brasil é considerado como um dos maiores produtores da fruta no mundo.

Nespereira: A Árvore Que Dá Origem a Nêspera

De nome bem semelhante ao fruto, a nespereira (Eriobotrya japônica) pertence a família Rosaceae e a subfamília Maloideae e teve sua origem na China, como já falamos anteriormente.

Esta curiosa e pequena árvore de tronco relativamente curto pode chegar a aproximadamente cerca de 10 metros de altura e tende a ser uma planta de pequeno porte. Justamente por seu tamanho, beleza e também fácil cultivo, a nespereira é uma planta muito utilizada para o manuseio ornamental.

Além disto, as suas folhas de tom verde escuro podem medir cerca de 25 cm de comprimento e diferentemente da maioria das árvores frutíferas, a nespereira costuma florescer durante os meses de outono e inverno, dando origem a belas e pequenas flores de pétalas brancas.

Conheça Mais Sobre a Curiosa Nêspera

Nêspera Cortada ao Meio
Nêspera Cortada ao Meio

As nêsperas são frutas relativamente pequenas, de cor amarela e que normalmente começam a amadurecer durante o final do inverno e o início da estação da primavera.

A sua casca é macia, fina e às vezes também pode apresentar uma coloração amarelo-rosado que difere um pouco do que costumamos encontrar habitualmente. Já quando abrimos a nêspera, podemos encontrar uma polpa de sabor doce e muito suculenta, embora em algumas situações, dependendo da época do ano, do nível de maturação e também da variedade da fruta, a mesma possa vir a apresentar um sabor mais ácido.

Além disso, a fruta possui algumas sementes de coloração marrom, que podem apresentar tamanhos variados dependendo de alguns fatores, como por exemplo, se a mesma se desenvolveu ou não. Estas sementes, assim como as folhas da nespereira, podem apresentar uma característica brevemente venenosa, uma vez que apresentam um pequeno teor de uma substância chamada glicosídeo cianogênico.

Quando ingeridas, durante o processo de digestão a semente da nêspera libera uma pequena quantidade de cianeto, que é uma substância prejudicial à saúde de seres humanos. Mas calma! Mesmo assim, a nêspera pode ser consumida normalmente, uma vez que além de sua semente apresentar um sabor bem amargo e desagradável, a quantidade de cianeto produzida é muito baixa, evitando assim que qualquer problema relacionado ao seu consumo possa ser causado.

Produtos E Alimentos Que Podem Ser Produzidos Através Da Nêspera

Além de sua bela aparência e sabor bem agradável, a nêspera é bem conhecida também por apresentar grande diversidade, uma vez que pode servir facilmente como base para a produção de outros alimentos. O seu consumo pode diversificar bastante, podendo ser consumido in natura, mas também em diversas receitas, como por exemplo:

· Salada de frutas

· Suco

· Sorvete

· Vitaminas

· Tortas e bolos

· Recheio para doces

· Geléias e compotas

· Vinhos e licores

· Fins medicinais

Ameixa Amarela Nêspera, Em Cima da Mesa
Ameixa Amarela Nêspera, Em Cima da Mesa

A versatilidade desta fruta se dá devido ao seu sabor e ao seu alto teor de açúcar e acidez, que faz com que a nêspera possa ser facilmente combinada com outros sabores. Além disto, uma das curiosidades mais interessantes acerca desta fruta, é que ela vem sendo usada a milênios como um poderoso e eficiente remédio natural pela medicina chinesa.

Quais São Os Principais Componentes Da Nêspera Que Podem Contribuir Para a Sua Saúde?

Como já falamos anteriormente, as nêsperas são consideradas como um poderoso alimento para o tratamento de algumas condições debilitantes a saúde. Esta fama não é a toa, uma vez que dependendo da variedade utilizada, as propriedades terapêuticas podem realmente fazer um enorme bem para a sua saúde.

Benefício da Nêspera
Benefício da Nêspera

É conhecido que a nêspera em calda é um poderoso expectorante, podendo aliviar também dores de garganta, amigdalite e estomatite. Além disto, o seu consumo pode ajudar a regular a atividade intestinal e ainda melhorar um quadro de diarreia, por exemplo.

Estes seus efeitos benéficos para a saúde podem ser explicados facilmente pela presença de algumas substâncias, como:

· Presença das vitaminas A, C e vitaminas do complexo B;

· É rica em sais minerais como o ferro, o cobre, cálcio, fósforo e manganês;

· Pectina;

· Ácido cítrico;

· Málico;

· Tartárico;

· Tanino;

Fatos Interessantes E Curiosidades Sobre a Nêspera

Nêsperas no Cestinho
Nêsperas no Cestinho

Você sabia que há diversos fatos interessantes que cercam esta saborosa fruta? Uma das curiosidades acerca da nêspera é justamente a gigantesca gama de propriedades que este pequeno fruto possui e que podem contribuir e muito para a manutenção da sua qualidade de vida.

Hoje em dia, uma das principais preocupações de homens e mulheres é justamente o ganho de peso, principalmente devido a quantidade de patologias que podem vir acompanhados deste sobrepeso. A boa notícia é que a nêspera pode ser um grande aliado na luta contra a perda de peso, uma vez que além de possuir baixas calorias, a fruta ainda conta com uma grande quantidade de fibras que são conhecidas por ajudar a acelerar o funcionamento do metabolismo e ainda por cima ajudam a reduzir o apetite de forma eficiente e totalmente saudável.

Sendo assim, podemos concluir facilmente que a nêspera é um excelente alimento, cujos benefícios para a saúde são inúmeros e, além disso, o seu sabor agradável e a sua grande versatilidade como ingrediente para o preparo de diversas receitas fazem com que esta seja uma fruta verdadeiramente incrível!

E então, que tal começar a incluir algumas nêsperas em sua alimentação? Já ouviu falar sobre ou já comeu experimentou a nêspera? Conta pra gente aqui nos comentários.

Veja também

Como Fazer Chá de Romã Para Gargarejo?

Punica granatum. Originária de uma região geográfica que vai do Irã até a região do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *