Home / Plantas / Hibisco Benefícios para o Cabelo: Quais São? Como Usar?

Hibisco Benefícios para o Cabelo: Quais São? Como Usar?

Muitas plantas podem ser usadas para diversas finalidades, e uma das mais versáteis é, sem dúvida, o hibisco, que além de proporcionar muitos benefícios para a nossa saúde, ainda pode servir como produto para tratar bem o nosso cabelo. Vamos saber mais a seguir.

Quais os Benefícios do Hibisco para o Cabelo?

A principal vantagem que essa planta oferece está ligada ao crescimento capilar propriamente dito. Conduto, esse produto completamente natural pode proporcionar bem mais do que isso. Por exemplo: devido ao fato do hibisco ter uma alta concentração de vitamina C, sua flor ajuda na produção de um composto importantíssimo para o cabelo, que é o colágeno. É a partir dele que os fios fincam forte e saudáveis como um todo.

Outro benefício claro é o fato dos compostos dessa planta (como os aminoácidos, por exemplo) auxiliarem na questão de cabelos quebradiços, ajudando que eles fiquem mais alinhados, e mais brilhosos. Com isso, dá pra dizer que a flor de hibisco também previne a oleosidade dos fios e as pontas duplas.

Importante destacar ainda que o hibisco é um ótimo condicionador, prevenindo a secura ou mesmo aqueles fios mais rebeldes. Sm contar o fato que ele também controla certos problemas comuns ao couro cabeludo, como coceira e certos tipos de alergias.

Como usar o Hibisco no Cabelo?

Por sinal, outra vantagem em aplicar o hibisco no cabelo, é que não é preciso misturar a planta com outras substâncias para conseguir o resultado desejado. Um bom exemplo disso é que dá pra fazer uma boa máscara usando apenas hibisco e água.

Contudo, é bom deixar claro que por ter uma coloração bem forte, o hibisco em si pode influenciar na cor de cabelo de quem é loira. Portanto, se não quiser promover grandes mudanças quanto à tonalidade, o ideal é ir com calma em relação a toda e qualquer receita que tenha hibisco.

Resultados com Hibisco no Cabelo
Resultados com Hibisco no Cabelo

O modo de preparo é bem simples, e é o seguinte:

  • coloque 8 flores de hibisco em um recipiente qualquer, e esmague as plantas, podendo usar um pilão, ou mesmo um socador de cozinha
  • vá adicionando água filtrada aos poucos, e misture até conseguir uma pasta homogênea
  • alcançando a textura correta, é só aplicar no cabelo da mesma forma que se aplica uma máscara de hidratação normal

Óleo de Hibisco para Potencializar os Resultados

Além do uso das flores de hibisco, você também pode usar essa planta de outra forma, através de uma receita um pouco mais funcional. É o que dá pra fazer, por exemplo, com o óleo o hibisco, pois, com ele, dá pra fazer diversas aplicações o cabelo, em diversas etapas de tratamento.

Tipo, você pode usar esse óleo para fazer umectações, pode incrementar o tratamento de máscaras capilares, ou pode até mesmo ser usado junto com cremes para pentear, já na finalização de algum tratamento no cabelo.

Receita de Hibisco para Cabelo
Receita de Hibisco para Cabelo

Como fazer o seu próprio óleo de hibisco? Siga o passo a passo:

  • aqueça uma xícara de óleo de coco em fogo baixo, usando uma panela
  • depois, corte 6 folhas e seis flores de hibisco, e acrescente ao óleo de coco
  • deixe todos os ingredientes cozinharem em fogo baixo por aproximadamente uns 5 minutos
  • espere a mistura esfriar, e coe o óleo com uma peneira
  • por fim, guarde o óleo em uma recipiente de vidro com tampa

Hidratação para Cabelos Ressecados

Para quem tem cabelos “sem vida”, opacos, ou simplesmente sem brilho, essa próprio receita aqui envolvendo hibisco é ideal. Isso porque, além da hidratação em si, ele é ótimo também para nutrir os fios capilares, dando maciez e deixando eles bem sedosos.

Cabelo Hidratado com Hibisco
Cabelo Hidratado com Hibisco

A receita é a seguinte:

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de hibisco seco
  • 1 colher de sopa de iogurte natural
  • 1 colher de sopa de leite de coco
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 1 colher de sopa de máscara para hidratação da sua preferência

Preparo

  • em um liquidificador, basta o hibisco, o iogurte e o leite de coco
  • coloque a mistura em um pequeno pote, adicionando o açúcar e a máscara de hidratação, e misturando bem
  • lave o cabelo somente com shampoo, retirando o excesso de água com uma toalha, e aplicando a mistura em cada mecha
  • coloque uma touca, deixando agir pelo tempo descrito na embalagem da máscara usada
  • faça essa hidratação, pelo menos, uma vez por semana

Tônico para Evitar a Queda e Favorecer o Crescimento

Caso o seu problema seja o crescimento do seu cabelo, ou mesmo a queda dele, o hibisco também resolve a questão. Ele estimula a micro circulação sanguínea, no couro cabeludo, o que acaba for nutrir os folículos capilares, acelerando o crescimento e evitando a queda dos fios.

Para fazer esse tônico, você vai precisar de:

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de hibisco seco
  • 1 clara de ovo
  • 1 colher de sopa de gengibre bem ralado em ralo fino
  • 1 colher de sopa de óleo de rícino ou então de alecrim

Preparo

  • você vai amassar bem as folhas do hibisco com a ajuda de um soquete, e depois vai adicionar o gengibre ralado, o óleo e a calara de ovo. Lembrando que essa clara precisa ser coada para que não fique com cheiro. Misture bem esses ingredientes
  • com o seu cabelo ainda úmido, coloque a mistura em toda a extensão do couro cabeludo, fazendo uma massagem com a ponta dos dedos, em movimentos circulares por cerca de 2 minutos
  • deixe tudo isso agir por cerca de 30 minutos, e depois lave o cabelo com shampoo, e em seguida, hidrate com uma máscara de hidratação que seja do tipo rápida
  • depois é só enxaguar, condicionar e finalizar o processo da melhor forma que desejar (como pentear o cabelo com creme, por exemplo)

Dicas Finais

Se você quiser realmente aproveitar as propriedades do hibisco para o seu cabelo, use apenas as flores dele, que precisam estar secas, ou então o hibisco em pó. Lojas que comercializam produtos naturais vendem bastante esses itens.

Aproveite as Folhas para o Shampoo de Hibisco
Aproveite as Folhas para o Shampoo de Hibisco

Em cabelos que sejam loiros, o mais recomendado é fazer um teste com uma mexa apenas, pois essas misturas podem manchar o cabelo com essa coloração, visto que o hibisco solta um corante avermelhado.

Veja também

Briófitas

O Que Significa Fase Dominante em Plantas?

Todos já sabemos que o número de espécies de plantas existentes no mundo é enorme, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *