Home / Plantas / Quanto Tempo Demora Para Crescer a Rosa do Deserto?

Quanto Tempo Demora Para Crescer a Rosa do Deserto?

Essa planta é uma real maravilha dentro do universo dos cactos. De nome cientifico Adenium obesum, muitas pessoas se perguntam quanto tempo demora para crescer a rosa do deserto.

Tal espécie é resistente e bonita ao mesmo tempo. Sendo tão adorável, sua propagação pode ser por meio de estacas ou sementes. Á princípio, pode-se dizer que não é complicado esse cultivo.

Você simplesmente vai precisar de um pouco de informação. No artigo abaixo, será possível encontrar tudo o que precisa. Confira!

Quanto Tempo Demora Para Crescer a Rosa do Deserto?

Propagação Por Meio de Sementes

Um ótimo truque para iniciar seu cultivo de rosas do deserto é usar as sementes bem frescas. A semente fresca dessas plantas tem a taxa germinativa mais alta. Assim, será possível determinar quanto tempo demora para crescer a rosa do deserto com mais precisão.

Você pode comprar as sementes dos revendedores conceituados ou encontrar algum proprietário que trabalhe com plantas adultas. Estas podem proporcionar sementes saudáveis.

Inicie a plantação preparando um vaso que seja uma forma de cultivo bem drenado. Acrescente uma mistura com areia, terra e perlita. Coloque a semente bem no centro de cultivo, somente cobrindo-as com a terra.

Regue pela parte de baixo todos os dias. Já na parte de cima, regue de três em três dias até que a muda apareça. Coloque o vaso em um local que seja bem aquecido.

Semente de Rosa do Deserto
Semente de Rosa do Deserto

Agora, quanto tempo demora para crescer a rosa do deserto? A semente, se plantada com essas dicas, deve germinar com aproximadamente sete dias. Mas lembre-se que ela deve ser fresca, do contrário, levará bem mais dias.

Quando a muda aparecer, regue somente por baixo. Em mais ou menos um mês, a muda será grande o suficiente de forma que poderá ser transplantada para outro local permanente.

Caso esteja iniciando o plantio da semente, poderá esperar que a muda floresça nesse mesmo ano. Isso é ótimo, já que a flor é realmente adorável.

Propagação Por Meio de Mudas

A propagação através de sementes é relativamente fácil. Entretanto, a maior parte dos cultivadores obtém mais sucesso se plantar a rosa do deserto por meio de mudas.

Mas quanto tempo demora para crescer a rosa do deserto dessa forma? Calma lá, vamos às preparações primeiramente. Comece fazendo um corte bem na ponta do galho. Permita que o corte seque por aproximadamente um dia, no máximo, dois. Em seguida, molhe o fim da planta, mergulhando-a em hormônios de enraizamento.

Mudas de Rosa do Deserto
Mudas de Rosa do Deserto

Coloque a muda no solo que seja bem drenado, com areia ou perlita, misturada com terra. Faça a rega diariamente, mas de forma que essa água possa escorra para fora. Se possível, use um spray para molhar a rosa do deserto. A muda deve enraizar com cerca de duas até seis semanas.

O Tempo de Florescência da Planta

Poucas plantas podem proporcionar um visual tão bonito e interessante aos jardins, sejam eles de que tamanho que for. A rosa do deserto não é exceção.

Contudo, sem luz solar suficiente durante a estação do crescimento, essa maravilha florescerá sem entusiasmo. Cultive a rosa do deserto em vasos no ar livre no verão e dentro de casa no inverno.

Flores da Estação

Para a rosa do deserto, a estação do crescimento começa com poucas flores no fim do inverno. Em seguida tem nova folhagem e florescimento contínuo no verão e no outono.

As flores de 5 até 7 centímetros de diâmetro florescem em branco, rosa, roxo e vermelho. A rosa do deserto se beneficia do período de dormência na estação fria para permitir que ela descanse e recarregue. Quando dormente, ela para de florescer, deixa cair as folhas, precisando de umidade mínima.

Rosa do Deserto no Vaso
Rosa do Deserto no Vaso

Verão ao Sol

Se você deseja entender quanto tempo demora para crescer a rosa do deserto, entenda primeiramente que ela adora o ar livre. Não a deixe sentir frio. Se as temperaturas baixarem muito, dê um jeito de aquecer o vaso ou colocá-lo para dentro. Ela é muito sensível e pode sofrer danos.

A rosa do deserto precisa de um período mínimo de seis horas – mais é melhor – de luz do sol direta. Se acaso seu vaso estiver dentro de casa, dê preferência para uma posição em cômodos bem iluminados ou varandas ensolaradas.

Quente Mas Não Tanto

Embora a rosa do deserto não tolere o frio, ela pode aguentar o calor. A faixa ideal de temperatura fica entre 25º e 35º C. Mais do que isso também não é interessante para a planta já que ela entra em período de dormência, podendo parar de florescer. Para a floração retornar, aguarde o clima ideal.

Alimento para Flores

Fertilizante de Flores
Fertilizante de Flores

Independente de quanto tempo demora para crescer a rosa do deserto, é preciso fertiliza-la. Faça isso com a periodicidade de mais ou menos duas vezes por mês com fertilizante balanceado.

Misture uma 1/2 colher de fertilizante do tipo líquido para 3 litros d’água. Despeje essa mistura de água e fertilizante no solo do vaso, mas tente não molhar suas folhas.

Comece com a fertilização bem no fim do inverno ao notar os primeiros brotos. Regue quando a terra estiver seca, semanalmente, ou até mais, no clima mais quente. Lembre-se de tomar cuidado em não ingerir ou tocar as seivas brancas leitosas que o galho quebrado excreta, porque é tóxico.

Cuide Bem da Espécie no Inverno

Mova o vaso para uma área com pouca luz e pause sua programação de fertilização no fim do outono. Mantenha a rosa do deserto na temperatura citada acima para permitir que o período de dormência natural se inicie. Regue ocasionalmente durante o inverno, mas permita que a terra do vaso seque no meio.

Embora seja recomendável permitir o período de dormência, você pode evitar isso e incentivar a folhagem e as flores durante todo o ano. Para evitar dormência, mantenha a planta em uma área iluminada e continue com o cronograma regular de fertilizantes e regas.

A definição de quanto tempo demora para crescer a rosa do deserto vai depender de como a propagação será feita e dos seus cuidados. Assim, siga todas as devidas instruções.

Veja também

Como se Faz Saião com Leite? Para que Serve?

O saião (nome científico Kalanchoe brasiliensis) é uma planta medicinal que também pode ser conhecida …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *