Home / Plantas / Óleo de Gérmen de Trigo: Qual a Sua Utilidade e Benefícios?

Óleo de Gérmen de Trigo: Qual a Sua Utilidade e Benefícios?

Os benefícios e as utilidades do óleo de gérmen de trigo só recentemente passaram a ser alvo da atenção dos apreciadores da chamada “dieta saudável” ou “Alimentação Natural.” Porém o trigo, como alimento, há muito é considerado uma espécie nobre entre os vegetais.

Ele é e sempre foi a base da alimentação em praticamente todas as sociedades. Desde a quase lendária civilização Mesopotâmica, passando pelas mais caras tradições gregas e romanas; ele era a base da alimentação dos hebreus, persas, fenícios, além de outras inúmeras comunidades antigas.

Óleo de Gérmen de Trigo
Óleo de Gérmen de Trigo

Na verdade os registros mais fidedignos dão conta de que desde o Paleolítico o trigo já compunha a dieta do “homem das cavernas”; e graças ao costume egípcio de o utilizar até mesmo como moeda de troca, o vegetal não parou de espalhar-se pelos quatro cantos do mundo, sempre como símbolo de vida, abundância e sustento.

Mas o objetivo desse artigo é específico: fazer uma lista apenas com os benefícios e utilidades que se pode atribuir ao óleo do gérmen de trigo. Uma parte considerada a mais nobre desse vegetal, e que por isso mesmo costuma surpreender pelas suas características e capacidade de agregar mais saúde e vitalidade ao dia a dia de um indivíduo.

1.Um Aliado Da Indústria De Cosméticos

Óleo de Gérmen de Trigo em Cápsula
Óleo de Gérmen de Trigo em Cápsula

A indústria de cosméticos agradece por esse verdadeiro achado! Altas taxas de potássio, cálcio, vitamina K, ácido fólico, vitaminas do complexo B, entre outros nutrientes, fazem do óleo de gérmen de trigo uma excelente ferramenta para a quebra de moléculas de gordura, vasodilatação, eliminação de toxinas, entre outras ações.

Por iss mesmo shampoos, cremes, hidratantes, sabonetes, condicionadores, além de vários outros produtos, incrementados por esse ingrediente, funcionam bem como verdadeiros tonificantes para a pele e cabelos.

2.Massagens Com Óleo De Gérmen De Trigo

Mulher Recebendo Massagem
Mulher Recebendo Massagem

Uma outra utilidade (ou benefício) atribuída ao óleo de gérmen de trigo diz respeito à sua capacidade de ativar a circulação sanguínea, produzir um efeito relaxante, desobstruir os poros, entre outras ações que o tornam bastante apreciado para sessões de massagens em várias partes do corpo.

Uma massagem com óleo de gérmen de trigo nos pés, por exemplo, além de resultar em benefícios para os órgãos aos quais eles estão ligados por meio de zonas de projeção ainda contribui para eliminar problemas diretamente ligados a lesões e deformidades nesses membros.

3.Um Vigoroso Suplemento Alimentar

Adultos e crianças com deficiência de determinados nutrientes, como ferro, zinco, potássio, vitaminas A, B1, B3, B6, riboflavina, cálcio, magnésio, ácido fólico, vitamina E, entre outras substâncias necessárias para o bom funcionamento do organismo, poderão beneficiar-se com a ingestão de 2 cápsulas (3 vezes ao dia) contendo 250mg de óleo de gérmen de trigo.

Óleo de Gérmen de Trigo na Jarra
Óleo de Gérmen de Trigo na Jarra

E o resultado dessa suplementação poderá ser sentido de diversas formas: mais vigor físico, combate ao cansaço mental, reposição da energia consumida nos treinos, melhor absorção de determinados sais minerais, entre outras ações que certamente irão refletir-se na saúde dos ossos, unhas, pele, além do metabolismo interno de um indivíduo.

4.Combate o Estresse

Os sintomas do estresse, juntos, configuram-se como um dos males típicos dos tempos modernos. Por isso, uma dieta que contemple ao menos 2 ou 3 cápsulas diárias de óleo de gérmen de trigo (com 250 mg) é capaz de fornecer a um indivíduo as quantidades necessárias de vitaminas do complexo B que, entre outras coisas, contribuem para fortalecer o Sistema Nervoso Central.

Por tabela, é possível combater transtornos como o déficit de atenção, distúrbios da memória, cansaço mental, entre vários outros problemas ligados ao metabolismo celular.

Homem Estressado
Homem Estressado

5.Previne o Diabetes

Outro benefício ou utilidade do óleo de gérmen de trigo está relacionado com a sua capacidade de regular a taxa de glicose no sangue por meio da quebra dos carboidratos e aminoácidos antes que estes transformem-se em glicose.

Além disso, os seus altos níveis de zinco criam um ambiente favorável para a produção de insulina pelo pâncreas; o que, por esse motivo, previne ou até mesmo ajuda os indivíduos portadores desse transtorno a terem uma rotina menos traumática.

Diabetes
Diabetes

6.Melhora O Desempenho Sexual

O uso regular do óleo de gérmen de trigo também atua nessa frente. Ele estimula a produção de hormônios como o estrogênio, progesterona, testosterona, TSH, FSH (Hormônio Folículo Estimulante), o LH (Hormônio luteinizante), entre vários outros que são produzidos pelos ovários e testículos.

Estas substâncias atuam durante o ciclo menstrual, determinam o período da menopausa, andropausa, entre outras fases sexuais da vida de um indivíduo.

Casal Em Momento Romântico
Casal Em Momento Romântico

7.Regulariza O Fluxo Sanguíneo

O óleo de gérmen de trigo é um estimulante – um estimulante da circulação sanguínea. Logo, massagens periódicas com o óleo ajudam a tornar mais fácil a passagem do sangue pelas veias e artérias, contribuindo, assim, para prevenir problemas cardiovasculares, hipertensão, varizes, trombose, entre outros distúrbios relacionados com uma circulação deficiente.

E, para esse fim, recomenda-se massagens diárias com o óleo de gérmen de trigo, especialmente à noite, antes de dormir, a fim de contribuir para o efeito natural das suas substâncias vasodilatadoras e estimulantes.

Regulariza O Fluxo Sanguíneo
Regulariza O Fluxo Sanguíneo

8. É Um Aliado Dos Praticantes De Musculação

O óleo de gérmen de trigo também é útil e pode beneficiar praticantes de exercícios de força, ou quem quer que pratique atividades que requeiram a ingestão diária de proteínas.

O óleo é capaz de fornecer a um indivíduo 2,4 g de proteína vegetal por 100 g do produto, além das quantidades necessárias de antioxidantes, tiamina, riboflavina, niacina, entre outros nutrientes que contribuem para a manutenção da massa muscular adquirida e para evitar lesões por esforço repetitivo.

Praticante De Musculação
Praticante De Musculação

9.É Um Protetor Solar Natural

Aqui entram as suas doses generosas de vitaminas B, E, carotenoides e polifenóis, que protegem a pele dos raios ultravioletas do sol.

Esses raios, como se sabe, atingem em cheio as células da pele, e ainda, de quebra, ajudam a produzir radicais livres, que são alguns dos principais responsáveis pela oxidação das células, com consequente envelhecimento da pele.

Os antioxidantes presentes no óleo de gérmen de trigo tratam de proteger as células dessa oxidação, e, dessa forma, ajudam a prolongar a saúde da pele, que ao final traduz-se numa sensação de bem estar em um nível até mesmo mental.

Gostou desse artigo? Deixe a resposta na forma de um comentário. E não esqueça de compartilhar os nossos conteúdos.

Veja também

História da Astilbe e Origem da Flor

A Astilbe faz parte da família de plantas da Saxifragaceae ( nome científico dado por …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *