Home / Plantas / Tempo De Crescimento Manacá De Cheiro, Qual É?

Tempo De Crescimento Manacá De Cheiro, Qual É?

O manacá de cheiro é um excelente arbusto para ser usado não apenas para decoração visual, mas também como elemento aromatizante, devido ao seu odor, que é bem característico. Mas, você sabe quanto tempo leva para essa planta crescer totalmente, e se tornar um arbusto que sirva aos propósitos decorativos comuns a ele?

Bem, essa e outras questões relacionadas ao manacá de cheiro, vamos ver a seguir.

Algumas Características Do Manacá De Cheiro

De nome científico Brunfelsia uniflora, essa planta também pode ser chamada popularmente de caágamba, gerataca, geretataca, manacá-de-jardim e mercuri. Em termos de tamanho, podem alcançar de 1,8 m a 3 m.

Uma de suas peculiaridades mais interessantes (além do forte aroma) é que as suas flores alteram suas cores, começando com uma tonalidade azul-arroxeada, e quanto mais o tempo passa, mais elas vão clareando até ficarem totalmente brancas. Por sinal, essa planta pode ser facilmente confundida com o jasmim-do-paraguai (de nome científico: Brunfelsia australis).

Importante salientar também que essa planta é um arbusto, mas, dado o seu crescimento rápido e amplo, ela pode facilmente se transformar em uma arvoreta. Para evitar isso, o mais indicado é eliminar as brotações que aparecem nas suas raízes.

Já as folhas dessa planta são ovais e bem lisas. Lembrando ainda que, na questão do paisagismo, o manacá de cheiro pode ser usado de forma diferentes, ou isoladamente ou em grupos, o que se mostra uma vantagem para quem quer cultivar essa planta, e pode ter muito ou pouco espaço para ela.

Tempo De Crescimento Da Planta E Formas De Cultivo

A floração do manacá de cheiro é efêmera, e dura somente alguns poucos dias, mas o pouco que fica já é suficiente para proporcionar um belo espetáculo. E falando em floração, o cultivo dessa planta é o mais simples possível. Basta ser feito em solo bem drenado, a princípio. Depois, é preferível que o local onde a planta esteja seja muito bem ensolarado, pois isso irá estimular um crescimento correto do manacá.

Nesse crescimento, inclusive, há a tendência da planta em criar grandes touceiras graças a filhotes que são oriundos de suas raízes. Esses pequenos brotos, por sinal, podem servir de propagação para planta, então, o mais recomendado é retirá-los. Além disso, tem como fazer novas mudas através de ramos em estacas, contanto que sejam feitos após a floração.

De um modo geral, caso você prefira comprar a planta em formação ou já formada, ao invés de cultivá-lá do zero, tem opções no mercado especializado de mudas com cerca de 50 cm de tamanho, porém, o mais indicado é pegar manacás já formados de uns 2 m de altura pelo menos. O que vai determinar qual usar será o projeto paisagístico que você tem em mente. Lembrando que essa planta pode ser cultivada, até mesmo em vasos, contanto que o recipiente seja muito profundo e tenha uma grande diâmetro.

No geral, ainda quanto ao cultivo, o solo ideal é o que possui material orgânico. O substrato também tem que ser farto, geralmente, composto por enxofre e potássio. E quanto ao tempo de crescimento, ela seja plantada no outono, ela começará a floração na primavera ou mesmo no verão.

Por fim, para um crescimento adequado dessa planta, as regas precisarão ser diárias em períodos mais quentes e umas 2 vezes na semana em épocas mais frias.

Outras Dicas Para Um Crescimento Mais Acelerado Da Planta

Manacá De Cheiro
Manacá De Cheiro

Quer encurtar um pouco o tempo de crescimento do manacá de cheiro? Então, siga alguns passos simples. Uma deles é quanto a questão da temperatura. Mesmo  sendo uma planta tropical e que gosta de sol pleno, ela também aprecia bastante umidade. Portanto, proporcione um pouco a ela.

Já com relação às podas, estas devem se resumir a galhos e folhas secas, e devem acontecer sempre no outono. Inclusive, a planta pode sofrer com algumas pragas, como é o caso de pulgões e colchonilhas. Só tome cuidado para não confundir essas pragas com as larvas das chamadas borboletas-do-manacá, que não fazem mal à planta, com exceção do fato das larvas desses insetos se alimentarem de suas folhas. Mas, dificilmente, o mancá de cheiro morre.

E, em caso de criar essa planta em vasos, além destes terem que ser profundos e com terra com muito material orgânico, esta .mesma terra precisa ser trocada a cada 2 anos. Já as regas nesses vasos precisam acontecer umas 3 vezes na semana.

É importante salientar também que as folhas do manacá-de-cheiro podem ser tóxicas para crianças e para animais de estimação no geral. De fato, a planta possui algumas propriedades medicinais, porém esse uso tem que ser feito sob prescrição médica.

Propriedades Medicinais Da Planta

Flor de Manacá De Cheiro
Flor de Manacá De Cheiro

O manacá-de-cheiro pode ser usado em tratamentos fitoterápicos, porém, cono já dissemos anteriormente, sempre sob prescrição médica. São ações que podem ser usadas como purgativo, diurético, emenagogo, antivenéreo, antissifílico e antirreumático. O chá de suas folhas também pode ser usado para tratar de reumatismos, artrites, cólicas menstruais, febres, gripes e resfriados.

Com relação aos efeitos colaterais, após o consumo pode haver o aumento de evacuações, além de alteração na coagulação sanguínea. Em caso de haver superdosagem, pode haver salivação excessiva, vertigem e até mesmo uma temporária paralisia facial. Nesses casos, um médico deverá ser procurado para se evitar eventuais intoxicações.

A forma mais comum de consumo é por meio de decocção, Nesse caso, basta colocar as raízes da planta em uma vasilha, acrescentando água fria em seguida. Logo depois, é levar ao fogo por um prazo de, pelo menos, uns 10 minutos. Retire do fogo após esse tempo, e tampe bem a mistura. Depois de mais alguns minutos, coe e tome de acordo com o que o médico prescrever. O ideal é antes das principais refeições e sem açúcar.

Bom ressaltar que, de um modo geral, não há comprovação científica de que o consumo de manacá-de-cheiro realmente resolva esses problemas mencionados, apesar de aliviar muitos deles. O importante sempre é procurar um m´pedico para saber se dá para consumir produtos dessa planta. Em todo caso, ela continua sendo uma ótima pedida para decoração, com um tempo de crescimento não tão grande assim.

Veja também

Como se Faz Saião com Leite? Para que Serve?

O saião (nome científico Kalanchoe brasiliensis) é uma planta medicinal que também pode ser conhecida …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *