Home / Plantas / Jasmim-Estrela Gosta De Sol Ou Sombra? O Que Prefere?

Jasmim-Estrela Gosta De Sol Ou Sombra? O Que Prefere?

Você conhece o Jasmim-estrela? Trata-se de uma bela planta que dá lindas e graciosas flores, do tipo semi-lenhosa e arbustiva.

O Jasmim-estrela (Jasminum nitidum) é uma opção excelente para cultivo doméstico, para ornamentar a decoração da casa. Mas como cultivar, então, essas lindas flores.

Aqui você vai saber tudo sobre isso, como: Jasmim-estrela gosta de sol ou sombra? O que prefere? Além de ficar por dentro de demais cuidados com essa planta, informações e curiosidades.

Jasmim-Estrela: Sol Ou Sombra?

Primeiramente, saiba que o Jasmim-estrela tem preferência pelo sol ou, então, meia sombra. Não deixe essa planta na sombra total e, muito menos, na escuridão!

Ele precisa de luz natural para se desenvolver de maneira saudável e florescer, nos presenteando com belas flores.

Mas, não é só isso, há outras condições e detalhes, além da necessidade o sol para cultivar adequadamente essa planta. Vamos aprender?

Cultivando O Jasmim-Estrela Em Casa

Como já mencionado logo acima, providencie um local bem ensolarado para ser a “moradia” do Jasmim-estrela. Pode ser um jardim, uma varanda com tamanho médio pelo menos, entre outros espaços.

1 – Local ideal: quanto mais incidência de sol tiver o local que você escolher e a região do país que você reside, melhor!

Tendo esse espaço disponível, vamos ao solo. O Jasmim-estrela precisa de solo drenado e fortificado, pois tem necessidade de irrigação e de nutrientes.

2 – Preparando o solo: uma característica interessante é que essa planta pode crescer tanto em terra como areia, desde que esse substrato seja “fofo”, para permitir uma boa drenagem.

As sementes de Jasmim-estrela devem ser plantadas em uma profundidade de cerca de 30 cm. Podem ser feitas covas normais, com, aproximadamente 50 cm de diâmetro.

Caso você comece o cultivo com mudar de Jasmim-estrela, cobra as raízes, como deve ser feito com a maioria das plantas. E se tiver mais de uma muda ou semente desse jasmim, procure manter uma distância de 20 cm de uma para a outra.

3 – Adubação: como já abordado também, o Jasmim-estrela precisa de solos férteis. No entanto, isso não é nada trabalhoso.

Uma adubação potente pode ser feita 1 vez ao ano somente. Uma das melhores maneiras de adubar o solo ou a areia é remover, misturar boas quantidades de adubo animal e vegetal por toda a área, além de “caprichar” na região próxima das raízes.

Além disso, vale ressaltar que os meados do Outono é a melhor época para proceder com a adubação anual do Jasmim-estrela. Isso porque a planta, como gosta de calor, precisará de mais nutrientes nas épocas mais frias do ano.

O adubo mais recomendado para fortificar o solo do Jasmim-estrela deve conter: Boro, Fósforo, Potássio, Ferro, Magnésio, Molibdênio, Zinco, Manganês, Nitrogênio e Cobre.

Outra dica é colocar adubo nas covas de origem orgânica, como misturas de esterco com húmus de minhocas.

Durante o resto do ano, vale reforçar a adubação com fertilizantes naturais de potencia moderada a cada 2 meses, por exemplo.

4 – Drenagem e Irrigação: já em relação à drenagem e à irrigação, é preciso se atentar também para termos lindas flores. Essa planta cresce em ritmo acelerado quando bem drenada e irrigada.

É preciso, então, drenar o solo adequadamente. Não se deve nunca deixar o substrato do Jasmim-estrela totalmente seco, pois a planta pode estancar e até mesmo acabar morrendo.

Jasmim-Estrela no Canteiro
Jasmim-Estrela no Canteiro

Assim, se certifique que o solo esteja umedecido 1 vez na semana. Drene o solo quando ele estiver seco, mas, é claro, o mantenha úmido e nunca encharcado.

Drenar o solo não dispensa a irrigação dessa planta. Regue a cada 2 ou 3 dias nas épocas frias e 1 dia sim e 1 dia não nas épocas quentes, ok?

5 – Pragas: eis uma planta muito resistente a pragas. Não é preciso inseticidas industrializados para proteger o Jasmim-estrela. Pode-se pulverizar a planta a cada 15 dias com inseticidas de origem natural e de forma moderada.

Atenção: o Jasmim-estrela suporta temperaturas de até 10ºC. Portanto, em épocas onde a temperatura fica abaixo dessa média, vale abusar mais da adubação e até cobrir a planta para a proteção do frio.

Além disso, não é adequado cultivar essa espécie de jasmim próximo de cercas de ferro, pois a planta se enroscará nesses locais e o cultivo dela será quase impossível.

Características Do Jasmim-Estrela

O Jasmim-estrela e considerada uma planta semi-lenhosa e do tipo arbustiva, como uma espécie de cipó. Os seus caules são bem flexíveis, por isso, é esse jasmim é muito usado para ornamentar ambientes.

As folhas apresentam tonalidades verde-escuras e brilhantes. Têm formato oval e crescem de forma de ramos. As extremidades das folhas têm formato de lanças, lembrando pontas de estrelas, daí o nome popular: Jasmim-estrela.

Já as flores se destacam por exalar um perfume delicado e levemente adocicado. As flores de Jasmim-espada são, em sua maioria, de tonalidades brancas.

As pétalas são delicadas também. Tem formato alongado e estreito, também se parecendo com uma estrela.

A floração é mais intensa durante o Verão e a Primavera, mas floresce praticamente o ano todo, quando bem cultivada ou em boas condições na natureza.

Vale ressaltar que as flores, na fase de botão, apresentam uma coloração avermelhada, que tende a clarear conforme a se desenvolve até se transformar em flor.

Jasmim-Estrela Fotografada de Perto
Jasmim-Estrela Fotografada de Perto

O arbusto de um Jasmim-estrela pode chegar até a 6 m de altura. Mas, se for adequadamente podado, ele vive muito com apenas 1,5 m de altura.

O Jasmim-estrela tem crescimento bem rápido.

Dados Científicos

Conheça alguns dados científicos do Jasmim-estrela:

  • Reino: Plantae
  • Divisão: Magnoliophyta
  • Classe: Magnoliopsida
  • Ordem: Lamiales
  • Família: Oleaceae
  • Gênero: Jasminum
  • Espécie: Jasminum nitidum

Curiosidades Sobre O Jasmim-Estrela E Os Jasmins

Já sabemos tudo sobre Jasmim-estrela gosta de sol ou sombra? O que prefere e muito mais. Vamos conhecer algumas curiosidades super interessantes sobre essa espécie de jasmim e os jasmins em geral?

  • Devido a sua seiva levemente adocicada, o Jasmim-estrela costuma atrair beija flor, proporcionando um belo espetáculo da natureza para quem presencia isso;
  • Calcula-se que existam mais de 200 espécies diferentes de jasmins no mundo;
  • O aroma do Jasmim-estrela é muito agradável para algumas pessoas, mas atenção: pode estimular dores de cabeça em outras;
  • Apesar do Jasmim-estrela de adaptar bem ao clima do Brasil e da América do Sul em geral, se trata de uma planta nativa da Nova Guiné.

Veja também

Papel de Fibra de Algodão: Vantagens e Desvantagens

O papel é famoso pela sua origem através da madeira, ou melhor, das fibras de …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *