Home / Plantas / Como Deixar a Hortênsia Rosa? Como Deixar Azul?

Como Deixar a Hortênsia Rosa? Como Deixar Azul?

O mundo das plantas pode ser muito divertido e interessante, desde que analisado da forma correta. Portanto, se você gosta de saber como as plantas podem mudar a sua forma de ser de acordo com as suas necessidades, de como a importância dos compostos químicos pode atrapalhar ou ajudar o desenvolvimento vegetal ou ainda de saber como as plantas podem fazer uso do solo para crescer, o estudo do pH é parte importante de tudo isso.

Importância do pH

Na verdade, para quem ainda não está lembrando, o pH é usado para medir o nível de acidez de algum composto, que pode ser variado e ter uma série de substâncias ali presentes.

Dessa forma, o pH costuma ser bastante usado na química. Contudo, esse medidor de acidez também pode ser utilizado para definir o nível de acidez de um solo, mostrando como aquele solo se comporta e, logo, como interage com as culturas ali plantadas, sempre de acordo com a sua acidez.

Assim, o pH do solo pode variar de acordo com o ambiente ao redor e das substâncias que se fazem presentes naquele solo. Como um todo, apenas para sanar curiosidade, o solo do Brasil é bastante ácido e, portanto, grande parte do solo nacional não é bom para a plantação de muitas culturas. Porém, se há aquelas culturas que não gostam de solos mais ácidos e com baixo pH, há também aqueles tipos vegetais que se dão bem em solos desse tipo.

Escada de pH
Escada de pH

Esse é o caso da hortênsia, uma flor que pode ter muitas cores e que se apresenta de maneira muito comum no Brasil. Assim, a hortênsia é uma flor que gosta de solos ácidos para o seu desenvolvimento e, quando nessa situação, interage muito bem com a substâncias presentes no solo. Contudo, o que muitas pessoas não sabem é que não existem hortênsias de cores diferentes.

Na realidade, a hortênsia possui apenas um tipo, mas a sua cor pode mudar de acordo com o nível de pH do solo. Portanto, a depender da acidez do solo, é possível que a hortênsia varie as suas cores. Não entendeu nada? Está confuso? Se estiver, tenha calma e veja abaixo como se dá essa mudança de cor da flor a partir da acidez do solo, além de entender como fazer para que você mesmo seja capaz de mudar a cor da sua hortênsia, sem o auxílio de mais ninguém.

Hortênsia e a Acidez do Solo

Uma mesma hortênsia pode dar flores de cores variadas, sempre a depende da acidez do solo em questão. Nesse caso, muitas vezes as pessoas veem hortênsias rosas, brancas ou azuis e não sabem exatamente o porquê daquilo. Acontece que essa flor é bastante adaptável e, assim que nota uma mínima alteração de pH, já muda a sua essência. Quando a hortênsia está produzindo flores cor de rosa, por exemplo, isso significa que o pH do solo está alcalino, ou seja, que está muito distante da acidez.

Já quando está produzindo as flores na cor azul, quer dizer que a hortênsia está plantada em um solo rico em material ácido, diferentemente do outro. Muitas vezes as pessoas se perguntam, por exemplo, o porquê de terem hortênsias na mesma casa e ambas terem diferenças de coloração. Isso se deve, fundamentalmente, ao tipo de solo que se tem.

Logo, quanto mais ácido o solo, maior a chance de que a hortênsia tenha coloração azul. Por outro lado, quanto mais básico for esse solo, mais a chande de que a cor rosa seja predominante nas flores da hortênsia. No fim das contas, para definir qual será a cor desse tipo de flor, o solo é quem manda.

Como Manter a Hortênsia Azul

Pode ser que você tenha a hortênsia na cor azul e goste dessa tonalidade da flor, preferindo manter o azul bonito da planta. Nesse caso, é importante que você faça de tudo para manter o solo ácido, pois apenas o solo ácido fará com que a planta em questão permaneça com as flores azuis.

Para saber se o seu solo está tão ácido quanto deveria, pode ser interessante comprar um medidor de acidez do solo. Ou, se você não pode fazê-lo, pode ser útil testar o pH do solo com vinagre branco, havendo inúmeras indicações de como fazer isso na internet. Ademais, se você percebeu que o solo realmente está com pH alto, ou seja, que não está tão ácido quanto deveria, é interessante jogar um pouco de enxofre sobre a terra.

Isso porque o contato do enxofre com a terra fará com que o nível do pH volte a cair, fazendo com que as flores azuis voltem a ficar fortes, com a coloração viva. Outra possibilidade é despejar sulfato de alumínio no solo, junto a um adubo ácido, pois essa união fará com que a terra fique ainda mais ácida.

Controle de Pragas nas Hortênsias

O controle de pragas nas hortênsias pode ser feito de maneira abastante simples, embora realmente existam muitas possibilidades de pragas para esse tipo de flor. As folhas ou as pétalas da hortênsia podem sofrer com uma série de ataques de inúmeras pragas, por exemplo, o que fará com que a planta perca a sua cor e o seu brilho. Nesse caso, pode ser interessante eliminar as partes afetadas, quebrando galhos, retirando folhas e flores já infectadas.

Assim será possível impedir o crescimento das pragas para outras partes do seu jardim, evitando, também, o aparecimento de pragas em outras hortênsias. Na clorose, outra praga comum em hortênsias, as folhas podem ficar amarelas de uma hora para a outra. Nesse caso, é importante identificar o problema o mais rapidamente possível. Esse problema costuma aparecer por deficiência de nutrientes, sendo um indicativo de que a planta não está recebendo tantos nutrientes quanto deveria.

Compre adubo de qualidade e, nesse caso, troque a terra da sua hortênsia. Pode ser também que seja necessário trocar a planta de lugar, para um local em que receba mais horas de energia solar por dia, mas mantenha sempre a atenção antes de tomar medidas definitivas.

Veja também

Para Que Serve a Casca de Manacá?

Franciscea uniflora é o nome brasileiro de Manacá, cujo nome cientifico é Brunfelsia uniflora, amplamente …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *