Home / Plantas / Jasmim-dos-Açores: Como Cuidar, Fazer Mudas e Características

Jasmim-dos-Açores: Como Cuidar, Fazer Mudas e Características

Pertencendo à família Oleaceae, o jasmim dos açores é uma planta que cresce em forma de trepadeira e possui ciclo de vida perene. Possui intensas ramificações e pode chegar a medir quatro metros de altura. São amplamente usados no paisagismo devido à sua aparência, que é ao mesmo tempo delicada e densa. No artigo de hoje vamos ensinar a melhor forma de cuidar e fazer mudas dessa espécie. Vamos conferir?

Características da Planta

O Jasmim dos açores é nativo das Ilhas Canárias e possui crescimento bem moderado com a presença de folhas opostas e flores em formato de estrela. Elas também possuem coloração branca. São florações com um aroma muito intenso e agradável, sendo uma excelente opção para o seu jardim.

Podem se adaptar com muita facilidade em locais ensolarados onde existe predomínio de clima quente. Mas é quando chega a primavera que o espetáculo proporcionado pelo jasmim dos açores ganha um reforço: a presença de muitas borboletas e demais animais que realizam a polinização e que são atraídos pela planta.

Os seus pequenos frutos crescem em formato de baga e possuem coloração escura. Essa planta pode ser uma excelente escolha para jardins com pérgolas, cercas vivas e caramanchões. Entretanto, eles também podem ser facilmente cultivados em vasos que ocupam espaços mais limitados.

Como Cuidar e Fazer Mudas de Jasmim dos Açores

Procure evitar plantar o jasmim dos açores nas proximidades de quartos, já que o aroma das flores pode ser bem intenso e ele causa alergia em pessoas mais sensíveis, ok?

São plantas que se adaptam em diversos climas e podem, inclusive, resistir aos ventos, geadas, frio intenso e até mesmo salinidade presente no litoral. O seu cultivo deve ser feito em locais que acessem os raios solares ou, no máximo, em meia sombra. O solo deve ser enriquecido em adubo e com drenagem adequada.

Já as regas, devem ser frequentes durante o primeiro ano de plantio e podem ser mais espaçadas à medida que a planta cresce. O jasmim dos açores pode, inclusive, ser bem tolerante com longos períodos de estiagem.

Ao plantar a muda é importante fazer pequenas amarrações para que a forma da planta possa ser controlada, garantindo o formato do jasmim dos açores. As podas não são indicadas com frequência, pois podem atrapalhar no aparecimento das flores. Retire apenas os galhos mortos e doentes.

Como Manter o Seu Jasmim dos Açores

Procure adubar o solo com bastante matéria orgânica e aproveite para afofar a terra. O NPK 4-14-8 pode ser uma boa opção para a adubação. Não esqueça de obedecer às indicações do produto e de regar a terra antes e após colocar o adubo. Dessa forma, você evita que as raízes queimem e também que os nutrientes dos fertilizantes sejam absorvidos com mais intensidade.

A planta possui como forma de propagação a estaquia, que deve ser feita sempre na primavera ou no verão para que você obtenha bons resultados. Também é possível fazer a multiplicação do jasmim dos açores por alporquia.

O jasmim dos açores encontra-se ameaçado de extinção na região em que surgiu (Ilha da Madeira) e atualmente a população não chega a cem indivíduos. As florescências dessa espécie costumam durar muito tempo e é possível sentir aquele delicioso aroma das flores por diversos meses.

Flores Jasmim dos Açores
Flores Jasmim dos Açores

Mesmo que o florescimento seja menor nos primeiros anos, o jasmim dos açores costuma apresentam mais flores à medida que envelhece. Procure adubar com fertilizantes que possuem nitrogênio para que a planta cresça saudável.

Outra informação interessante sobre o jasmim dos açores é que ele possui pouca tendência a adquirir doenças e pragas.  É, ou não é, uma boa alternativa para quem está começando um jardim em casa?

Ficha Técnica do Jasmim dos Açores

Para encerrar veja algumas das principais informações sobre o jasmim dos açores:

  •  Seu Nome Científico é Jasminum azoricum
  • Além de jasmim dos açores, a planta pode  ser chamada de  Jasmim açoriano, jasmim do rio, jasmim branco, jasmineiro branco. Pertence à família das Oleaceae.
  • São plantas arbustivas, mas que podem crescer em forma de trepadeiras.  É uma opção excelente para cercas vivas ou caramanchões.
  • Teve origem no continente europeu, mais precisamente na Ilha da Madeira.
  • Podem chegar a atingir quase dois metros e meio. Adoram locais ensolarados e podem se adaptar em praticamente todos os climas do planeta.
  • Possuem ciclo de vida perene. Seus finos ramos formam uma espécie de emaranhado grande. Florescem durante praticamente todo o ano em locais mais ensolarados. Suas lindas flores brancas possuem um aroma extremamente agradável.
  • Mesmo sendo amplamente usada no paisagismo, as mudas do jasmim dos açores não são encontradas com facilidade em floriculturas e lojas especializadas.
  • Podem se adaptar bem em locais frios, podendo até mesmo resistir a fortes ventos e geadas.
  • As flores do jasmim dos açores atraem borboletas e demais aves. É bastante comum que os animais que realizam a polinização apareçam em suas belas flores. Assim, além de flores exuberantes, você terá muitos animais no seu jardim.
  • As regas devem ser frequentes nos primeiros anos de plantio. Depois é só manter uma frequência regular. O jasmim dos açores é uma planta muito resistente e pode se manter intacta mesmo sem ter contato com água por muito tempo.
  • O jasmim dos açores possui ciclo de vida perene.

E você, já conhecia o jasmim dos açores? Essa é uma planta de cultivo muito simples e que pode ser uma boa escolha para jardins, vasos e cercas vivas. Além disso, por ter poucas cobranças costumam ser fáceis de serem cultivadas. Quem escolhe o jasmim dos açores para cultivar costuma se apaixonar pelas suas flores duradouras e de cheiro muito intenso. E aí? Que tal providenciar uma muda de jasmim dos açores?

Nosso artigo acaba por aqui e esperamos que você tenha gostado das informações sobre essa espécie tão incrível. Caso tenha ficado alguma dúvida sobre o cultivo do jasmim dos açores é só nos deixar um comentário. Teremos o maior prazer em responder a sua dúvida. Não esqueça de compartilhar esse conteúdo nas suas redes sociais, ok?

Veja também

Quais os Males que a Chia Pode Causar?

A chia (nome científico Salvia hispanica L.) é uma semente que vem se tornando bastante …

Um comentário

  1. Ola, como faço para gerar mudas a partir das sementes, uma vez que preciso de muitas mudas e ta difícil encontrar. Consegui encontrar venda de sementes. Quantas sementes para cd muda? Quanto tempo leva para ficar com 50cm?
    Obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *