Home / Plantas / Qual é a Matéria Prima do Barbante?

Qual é a Matéria Prima do Barbante?

O barbante é uma corda leve ou um fio forte composto por fios menores torcidos juntos. De um modo mais geral, o termo pode ser aplicado a uma corda. As fibras naturais usadas para fazer barbante incluem algodão, sisal, juta, cânhamo, henequen e fibra de coco. Uma variedade de fibras sintéticas também é usada. O fio está disponível em cores, liso ou encerado. O fio é tão útil quanto a fita adesiva , pois pode ser usado para uma ampla variedade de reparos.

O barbante traça sua história desde há 32.000 anos atrás. As fibras de linho selvagem foram usadas para fazer barbante para roupas, cestos e ferramentas de criação . Os artesãos transformavam o linho em cordas ou cordões fortes.  Nas artes e ofícios, o barbante é usado para uma ampla variedade de projetos. É usado em tricô, crochê e fabricação de joias, para citar apenas alguns. Comercialmente, o barbante é usado em estofos, fabricação de tapetes, agricultura, indústria de algodão, têxtil e de papelão.

Fibra de Algodão

As fibras de algodão têm uma estrutura multicamada que é estudada há quase um século. A estrutura da parede celular primária da fibra de algodão, e particularmente a camada superficial externa (a cutícula), tem uma grande influência nas propriedades, processamento e uso da fibra.  A fibra de algodão possui uma estrutura fibrilar que consiste em uma parede primária, uma parede secundária e um lúmen.

Fibra de Algodão
Fibra de Algodão

Fibra de Sisal

A fibra de sisal é feita a partir das folhas da planta. A fibra é geralmente obtida por decorticação da máquina, na qual a folha é triturada entre rolos. A polpa resultante é raspada da fibra e a fibra é lavada e depois secada por meios mecânicos ou naturais. Os fios de fibra brilhante, geralmente branco-creme, têm em média 100 a 125 cm. de comprimento e são bastante grosseiros e inflexíveis. A fibra de sisal é especialmente valorizada para o uso de barbantes por causa de sua resistência, durabilidade, capacidade de esticar, afinidade por certos corantes e resistência à deterioração na água salgada. A fibra é muito semelhante à do henequen relacionado (Agave fourcroydes).

Fibra de Sisal
Fibra de Sisal

Fibra de Juta

Suas fibras são obtido a partir do tecido interno da casca do caule da planta. O principal uso da fibra de juta é em tecidos para embalagem de uma ampla gama de produtos agrícolas e industriais que exigem sacos, sacas, pacotes e embalagens. Onde quer que sejam necessários tecidos volumosos e fortes e cordéis resistentes ao estiramento, a juta é amplamente utilizada.

Fibra de Juta
Fibra de Juta

Fibra de Cânhamo

A fibra é uma das partes mais valiosas da planta de cânhamo. É comumente chamado casca, que se refere às fibras que crescem do lado de fora do caule da planta. As fibras dão resistência às plantas. As fibras de cânhamo podem ter entre aproximadamente 0,91 m. a  4,6 m. de comprimento, percorrendo o comprimento da planta. Mais tarde, as fibras podem ser cortadas em comprimentos mais curtos. Dependendo do processamento usado para remover a fibra do caule, o cânhamo pode ser naturalmente branco-creme, marrom, cinza, preto ou verde.

Fibra de Canhamo
Fibra de Canhamo

Na Europa e na China, as fibras de cânhamo têm sido usadas em quantidades de protótipo para fortalecer o concreto e em outros materiais para muitas aplicações de construção e fabricação. Uma mistura de fibra de vidro, fibra de cânhamo, hibisco e linho foi usada para fazer painéis compostos para automóveis. O primeiro papel grosso identificado, feito de cânhamo, data da dinastia Han ocidental. Na Europa, eles são usados ​​para a cama (cama de cavalo, por exemplo) ou para cobertura vegetal de horticultura.

Fibra de Henequen

Fibra de Henequen
Fibra de Henequen

Henequen (Agave fourcroydes), também chamado sisal de Yucatán ou sisal cubano, é uma planta de fibras da família dos aspargos (Asparagaceae), nativo do México e da Guatemala. A fibra Henequen é uma fibra foliar importante e tem sido usada desde os tempos pré-colombianos. A planta foi introduzida em Cuba no século 19 e se tornou a principal colheita de fibras do país na década de 1920. A fibra Henequen é transformada em barbante e corda e pode ser usada na agricultura e transporte. Os tecidos grosseiros de fibra henequen, produzidos localmente, são empregados em produtos como bolsas, redes e solados de sapatos. A planta está intimamente relacionada ao sisal (Agave sisalana), outra importante colheita de fibras.

As plantas Henequen produzem cerca de 25 folhas anualmente.  À medida que atingem seu comprimento total, as folhas externas são cortadas perto do caule. A fibra é liberada pela decorticação da máquina, que esmaga a folha entre os rolos e raspa a polpa resultante da fibra. Os fios de fibra são lavados, secos ao sol e escovados. Os fios de fibra branca ou amarela brilhante têm em média de 1,2 a 1,5 metros de comprimento. Eles têm força bastante boa, capacidade de esticar e resistência razoável à deterioração por micro-organismos encontrados na água salgada.

Fibra de Coco

Fibra de Coco
Fibra de Coco

A fibra de coco , obtida a partir de coco verde, é uma fibra natural extraída da casca de coco. O coco é embebido em água do mar quente e, posteriormente, as fibras são removidas da casca por pentear e triturar, o mesmo processo que a fibra de juta. As células de fibra individuais são estreitas e ocas, com paredes espessas feitas de celulose, e cada célula tem cerca de 1  mm. de comprimento .  As fibras de coco cruas apresentam comprimento variando de 15 a 35 cm.  Quando são imaturos, endurecem e amarelam porque uma camada de lignina é depositado em suas paredes. A fibra de coco mostra uma boa rigidez e é usada em produtos como tapetes, capachos, escovas, colchões, material de enchimento grosso e estofamento.

Qual é a Matéria Prima do Barbante?

Quase qualquer fio têxtil pode ser usado para produzir tecidos entrelaçados, como tecidos e malhas. Na tecelagem, os fios de urdidura, ou longitudinalmente, são submetidos a uma tensão maior e geralmente são mais fortes, mais suaves e mais uniformes e têm torção mais apertada do que os fios de trama ou transversalmente. Um material de dimensionamento (enrijecimento), como amido, pode ser aplicado aos fios de urdidura, aumentando sua resistência para suportar as tensões das operações de construção de tecidos. Os fios de trama, submetidos a pouco estresse durante a tecelagem, podem ser bastante frágeis. Os fios de urdidura e trama usados ​​no mesmo tecido podem ter diferentes diâmetros, produzindo essas características.

Veja também

Jasmim Real

Tudo Sobre A Flor De Jasmim: Características, Nome Científico E Fotos

Seja você um admirador de jardinagem com traços profissionais, ou um simples apaixonado pelas belas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *