Home / Plantas / Tipos de Jacas e Variedades da Fruta: Nomes e Características

Tipos de Jacas e Variedades da Fruta: Nomes e Características

A jaca é o fruto da jaqueira, a Artocarpus heterophyllus, uma espécie que apresenta basicamente dois tipos (ou variedades), com o mesmo nome popular, porém com características diferentes: a “jaca mole” e a “jaca dura” – denominações que ela recebe de acordo com a consistência das bagas que compõem o seu interior.

A jaca dura, como o seu nome logo nos leva a crer, é aquela que possui os seus pequenos frutos com uma consistência mais firme, entre o esbranquiçado e o amarelado, extremamente adocicados, e que se prestam bem a vários tipos de preparados, entre os quais: sucos, sorvetes, geladinhos (ou sacolés); ou mesmo para serem consumidos in natura – a melhor forma de consumo.

Na verdade essas bagas são os ovários das flores que, desenvolvidos, adquirem as características de infrutescências. E nos sincarpos (a jaca) eles podem ser encontrados em grande quantidade – em um número que pode chegar à casa dos 80, 90 ou até 100 frutos.

O curiososo sobre a jaqueira é que o seu nome científico, Artocarpus heterophyllus, é o resultado da junção dos termos gregos artos (pão) + karpos (fruto) + heteron (diferente) + phyllus (folhas), que pode ser traduzido como “fruta-pão com folhas diferentes” – em uma clara alusão à sua parente mais próxima: a Artocarpus altilis (a conhecida fruta-pão).

O mais provável é que a jaca, como diversas outras espécies de clima tropical e subtropical, tenha sido trazida para o Brasil pelos Descobridores portugueses durante as suas incursões em territórios do Sudeste Asiático, diretamente das florestas subtropicais e tropicais de países como Myanmar, Vietnã, Camboja, Laos, Tailândia, entre outros países da região.

A jaca foi introduzida no ocidente, após, obviamente, impressionar os exploradores, que certamente ficaram estupefatos diante de uma árvore das mais imponentes e robustas da natureza.

A espécie pode atingir assustadores 15, 20 ou até 25 m de altura, de onde pendem os seus imensos frutos (os sincarpos) com incríveis 11, 12 ou até 20 quilos de peso! E quando abertos e saboreados, esses frutos levam de imediato ao êxtase, devido a um dulçor e maciez impossíveis de serem comparados com os de qualquer outra espécie na natureza.

Além Dos Tipos, Variedades E Nomes, Quais Seriam as Demais Características De Uma Jaca?

Engana-se que pensa que a jaca é somente uma daquelas variedades que são consideradas doces por natureza – daquelas frutas que são quase impossíveis de errar durante a escolha. Nada disso!

Além de poderem ser encontradas nas variedades (ou tipos) “dura” ou “mole” (como são popularmente conhecidas), o seu nome tornou-se um verdadeiro sinônimo de fibras! Muitas fibras! Uma abundância dessa espécie de carboidrato, que possui como principal característica a sua capacidade de regularização do trânsito intestinal.

Mas, à parte isso, a jaca é também fonte de ferro cálcio, fósforo, niacina, tiamina, riboflavina, entre outras vitaminas do complexo B, que conferem à jaca o status de uma verdadeira refeição quase completa em vários rincões brasileiros, e capaz de fornecer energia, proteger o sistema imunológico, fortalecer ossos e músculos, entre outros incontáveis benefícios.

Mas se tudo isso não for o suficiente para lhe convencer a introduzir a jaca à sua dieta, saiba que ela também é considerada um excelente estimulante sexual – com características afrodisíacas! –, muito em função das suas propriedades vasodilatadoras, grandes quantidades de vitaminas do complexo B, além de ser uma manancial de ferro e fósforo – sabidamente grandes parceiros do sistema cardiovascular.

Mulher Comendo Jaca de Garfo
Mulher Comendo Jaca de Garfo

Nas distantes paragens do Nepal, Camboja, Laos, Singapura, entre outras regiões próximas, ambos os tipos ou variedades de jacas podem ser encontrados com o mesmo nome e características; e o que se sabe é que nessas regiões – assim como no Brasil – a fruta também foi guindada ao patamar de uma verdadeira refeição, quase completa.

Desde que você não a consuma em excesso à noite – por não ser das espécies mais digestivas – , é só fazer uma verdadeira farra, como faziam em épocas remotíssimas os nativos do Sudeste Asiático, que já conheciam as excelentes qualidades de uma das maiores (se não a maior) frutas que podem ser encontradas no ambiente selvagem.

Artocarpus Heterophyllus: A Popular “jaca”. Tipos, Variedades, Nomes E Características De Uma Das Maiores Frutas Da Natureza

Definitivamente, essa espécie é um tipo único na natureza! Tudo o que foi dito até aqui ainda é pouco para enumerar as suas excelentes qualidades!

Fica até difícil determinar se estamos falando mesmo de uma fruta ou de uma verdadeira refeição, tal a quantidade de fibras, proteínas, carboidratos, gorduras, entre outras substância que, ao menos em tese, deveriam ser um privilégio dos grãos, carnes e legumes.

E fica ainda mais difícil acreditar quando se leva em consideração o fato de que 100 gramas da fruta não possui mais dos que 53 calorias; apenas 53 calorias em um alimento que é quase todo ele fibras, proteínas, vitaminas, carboidratos e minerais!

Mas justamente por isso, o recomendável é não “ir com muita sede ao pote” quando o assunto é o consumo da jaca. Os diabéticos, por exemplo, devem passar longe da fruta (ou pelo menos do seu consumo excessivo), enquanto os atletas podem fartar-se à vontade!

Isso porque 100 gramas da jaca, independente do tipo (mole ou dura), variedades, nomes ou características físicas, é capaz de fornecer até 9% das necessidades diárias de carboidratos para um indivíduo adulto, além de 10% de fibras, 32% de vitamina C, 16% de magnésio, quase 8% de tiamina, entre outras substâncias.

Atletas (ou simplesmente indivíduos que praticam atividades físicas que requerem bastante energia) podem obter quase tudo de que precisa apenas ao introduzir às suas dietas variedades de frutas com as características que possuem as jacas – verdadeiras fontes de nutrientes, e que, em muitas regiões do país, substitui (ou ao menos complementam) pelo menos uma das refeições.

E para coroar essa lista de predicados, como uma boa espécie vegetal, a jaca também possui as suas propriedades medicinais, geralmente relacionadas ao combate a tosses, anemia, indisposição, distúrbios sexuais; sem contar o fato de a “sabedoria popular” ter conseguido a façanha de praticamente substituir a proteína animal por meio de inúmeras receitas que têm na jaca o seu “carro-chefe”.

Gostou desse artigo? Deixe a resposta na forma de um comentário. E continue a compartilhar os nossos conteúdos.

Veja também

Tabela De Ciclo Da Soja Precoce

A soja precoce, basicamente é uma variedade que desenvolve o ciclo entre o plantio e a colheita em um …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *