Home / Plantas / Azaleia Flor Como Cultivar, Florescer e Fazer Mudas

Azaleia Flor Como Cultivar, Florescer e Fazer Mudas

A azaleia é uma das plantas ornamentais mais populares. Muitas vezes, dado como um presente para o Dia das Mães, ilumina jardins, casas, varandas e peitoris com as cores brilhantes de suas flores e a intensa fragrância que os distingue.

As Azaleias

A azaleia é uma planta particularmente difundida tanto em jardins ou nos interiores das casas. Caracterizada por flores de cores vivas e fragrância intensa, as azáleas são plantas acidifílicas; característica a ser levada em consideração para o cultivo de azaleia em vaso e em casa, na varanda e no terraço ou no campo aberto no jardim. Planta pertencente ao gênero rhododendron da família ericaceae, é um gênero originário da Eurásia e América, que inclui mais de 500 espécies, bem como diferentes variedades com características diferentes, como azálea japonica.

As azaleias têm folhagens compactas, folhas verdes brilhantes e flores de cores vivas: azálea branca, vermelha, rosa , magenta e até uma variedade de flores de duas cores. Estas são algumas das mais belas plantas de jardim ou em vasos. Conhecida desde a antiguidade, a azaleia é uma planta ornamental que pode ser cultivada tanto em terrenos abertos em jardins e em vasos em casa, na varanda ou no terraço. A azaleia é frequentemente procurada e presenteada no Dia das Mães.

Se você comprou um exemplar desta maravilhosa planta ou a recebeu como um presente, veja como cultivar a azaleia para que ela permaneça saudável e cheia de flores perfumadas e coloridas. As camélias são plantas espetaculares quando em flor, e ao cultivar uma, o jardineiro pode ter plantas em flor desde o outono até o começo do verão. Muitos dos problemas comuns surgem no desenvolvimento desta cultura, sendo plantas que adoram ácido nas condições erradas, e também sejam propensas a uma variedade de pragas e doenças.

Azaleia Flor: Como Cultivar, Florescer E Fazer Mudas

Antes de analisar cada caso, é bom especificar que, tanto no vaso como no jardim, o solo para as azaleias deve ser de pH bastante ácido, mas inferior a 6,5: no caso do jardim, será necessário prestar atenção à possível presença de calcário no solo; enquanto, no que diz respeito ao cultivo de azaleia em vasos, será possível optar por um solo específico para plantas acidifílicas. Dado seu pequeno tamanho, a azaleia é uma planta que cresce bem até em vasos; razão pela qual o transplante em campo aberto não é necessário.

Como crescer azaleias em vasos? A azaleia em vasos deve ser tratada com maior atenção do que a cultivada no jardim: na verdade, há menos espaço disponível e pode precisar de mais água e sais minerais. Para azaleias, escolha panelas de barro, transferindo imediatamente as mudas compradas no viveiro em um vaso ligeiramente maior adequado para elas.

A azaleia adora a exposição ao sol, então é importante que você possa colocar o vaso na parte ensolarada da varanda, ou, em qualquer caso, em um ambiente fresco e bem iluminado. Lembre-se, além disso, de garantir uma boa troca de ar: faça-o durante as horas mais quentes do dia, durante o inverno e nas mais frias no verão.

Mudas de Azaleias
Mudas de Azaleias

Embora azaleia em vasos em casa seja altamente recomendada, já que é uma das plantas que podem purificar o ar, é possível cultivar a azaleia mesmo no jardim. Como? De preferência em seu viveiro de confiança onde algumas azaleias possam ser transplantadas, além do solo certo já especificado acima. Também neste caso, a posição da azaleia deve estar em uma área ensolarada; alternativamente, mesmo com pouca luz, ficará bem. Quando transplantar a azaleia? O período adequado para o transplante é aquele que vai da primavera ao verão: são as flores que amam o calor. Como proceder?

Cavar um buraco no jardim, que é de altura adequada às raízes; Adicione um pouco de solo fresco adequado para plantas acidófilas; Use também composto natural; Cubra tudo com terra para as azaleias; Adicione também alguma folhagem à base da planta para protegê-la; Molhe imediatamente.

As azaleias são plantas muito resistentes, portanto, se forem bem cuidadas, podem durar vários anos. Em conclusão, a azaleia é uma planta externa ou interna? A resposta está nas temperaturas e no clima: de fato, a planta cresce muito bem a temperaturas de cerca de 20° C a 25° C, tendo em conta que temperaturas mais elevadas diminuem a duração da floração; enquanto temperaturas mais baixas retardam a atividade vegetativa, prolongando esse período. Considerar também o fato de que a planta precisa de boa iluminação, mas não de contato direto com a luz do sol.

Em ambos os casos, além disso, um papel fundamental será desempenhado pela fertilização da azaleia: o fertilizante é, de fato, útil para suprir os nutrientes necessários e para regular o pH do solo. Evite o fertilizante clássico universal: melhor um específico para azaleias ou use borra de café e composto caseiro criado com folhagem e resíduos de frutas e vegetais.

Poda E Quando Regar

Regar a Azaleia
Regar a Azaleia

E não podemos falar em cuidar da azaleia sem mencionar sua poda e rega. Vamos começar com a poda, como e quando podar as azaleias? Essas plantas não precisam de uma poda real: bastará, na verdade, simplesmente cortar os galhos secos e os que estão em direção ao interior do arbusto, que subtraem luz e ar da planta, com um corte oblíquo, além de eliminar as flores murchas. A poda deve ser realizada somente após a floração.

Finalmente, como para os cíclames, lavanda e jasmim, também para o tratamento de azaleias é necessário saber como regar: são plantas que amam o clima úmido, portanto o solo deve ser mantido o mais úmido possível, prestando atenção não exagerar para evitar a água estagnada perigosa que poderia causar a podridão das raízes; a este respeito, não se esqueça de esvaziar os pires. Basicamente, regar uma vez por dia, de manhã cedo ou à noite.

Poda de Azaleia
Poda de Azaleia

Sendo as plantas ericáceas, as camélias podem sofrer de deficiências de ferro e manganês se o solo ou meio de cultivo for muito alcalino. Em jardins com solos alcalinos eles são melhor cultivados em recipientes usando um composto ericáceo. Use fertilizantes ácidos e evite a rega prolongada com água da torneira se estiver numa área de água dura. O ferro quelado e outros oligoelementos permitirão que a camélia consuma nutrientes em solos alcalinos, embora fertilizantes quelatados eficazes sejam caros e que tratamentos anuais sejam necessários.

Veja também

Alecrim do Campo: Caracteristicas, Beneficios, Cultivo e Fotos

Os alimentos, ao longo dos anos, e provavelmente, desde o início da história humana, são …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *