Home / Plantas / Por Que Minha Azaleia Não Dá Flores? Como Florir?

Por Que Minha Azaleia Não Dá Flores? Como Florir?

Certamente, uma das maiores frustrações de quem planta flores e ver que elas murcham e morrem muito rápido, ou que algumas nem chegam a florir. Um problema que acomete muitos tipos de plantas por aí. Como as azaleias, por exemplo.

Quer saber como resolver essa situação?

Características Gerais Das Azaleias E De Seu Plantio

Originária do Japão e da China, essa flor foi levada para outros países, como na Holanda e na Bélgica, onde forma melhoradas, geneticamente falando. Como resultado dessas modificações, foram sendo criadas e comercializadas ao longo dos anos variações de coloração vermelha, roxa, rosa, branca, e até mesmo combinações dessas mesmas cores.

O ciclo reprodutivo da planta é de cerca de 13 meses, e as mudam se formam a partir de um tamanho de 5 cm mais ou menos. As estacas para o plantio podem ser enraizadas em bandejas que sejam apropriadas, ou em pequenos vasos com terra que seja de boa qualidade.

Sendo feitas em bandejas ou em sementeiras, as mudas podem ser transplantadas em, pelo menos, 10 semanas para um vaso definitivo. Nos próximos meses, cerca de 2 ou 3 podas precisam ser feitas para que as flores sejam bem formadas.

Nesse período, pode-se usar reguladores de crescimento para que haja indução de botões florais. Em seguida, é recomendado que elas tenham uma espécie de choque térmico, colocando-as em um local mais frio para que esses mesmo botões se desenvolva, bem.

Dessa forma, você terá azaleias floridas durante todo o ano, já que terá sido criado uma espécie de “ambiente artificial” que imita o ambiente natural dessas plantas.

Mas, existem mais formas de fazer uma azaleia florir bem.

Dicas Para Cuidar Bem De Suas Azaleias E Fazê-Las Florir

Uma das formas de fazer uma azaleia conseguir florir é propiciando um ambiente adequado e saudável para elas.

E, um dos elementos mais importantes é no que diz respeito à luminosidade. As azaleias, caso você ainda não saiba, são plantas de sol, e apenas com muita luz direta, vão conseguir florescer normalmente. Se a sua flor estiver em um local fechado, dentro de uma casa ou apartamento, faça o possível para que ela pegue, pelo menos 4 horas de luz solar direta.

Outro aspecto que precisa ser levado em consideração é que as azaleias não gostam nem de vento, nem de chuva. Ou seja, colocá-las em lugares que tenham muito disso é pedir para não florirem de jeito nenhum. E, só lembrando que essa planta precisa de água, então, certifique-se de que todo dia o solo dela esteja úmido.

Mais um ponto a ser levado em consideração é com relação às podas corretas que a planta tem que ter. Devem ser realizadas com o máximo de cuidado, e sempre após a floração. O procedimento, em si, é bem simples: corte e retire ramos, galhos, folhas secas, e até mesmo flores já murchas. Esse é um dos fatores que ajudará a sua azaleia a florescer, sem dúvida.

Como Adubar Azaleias Para Fazer Florirem Muito

Para que uma boa adubação de florescimento dê resultados práticos, o ideal é que você faça podas de limpeza em sua azaleia, retirando-se folhas secas, além de ervas daninhas que possam prejudicar sua planta. Feitas as devidas limpezas, o mais recomendável é que se use um adubo do tipo NPK 10-10-10.

Mas, quanto de adubo deve ser usado? Para vasos pequenos de azaleias, 1 única colher de sopa é mais do que suficiente. Espalhe o adubo ao redor da planta, e nunca próximo da raiz para que evitar que ela queime. Essa adubação precisa ser feita com uma periodicidade de, pelo menos, 1 mês.

Dessa forma, a planta ficará bem alimentada, e irá florir bastante.

Mudas de Azaleia
Mudas de Azaleia

O Ideal É Cuidar De Azaleias Dentro Ou Fora De Casa?

Ainda com mais uma dica para fazer a sua azaleia dar muitas flores, uma dívida que muitos têm é em qual local essa flor fica mais saudável, e se dá melhor com o ambiente. Na verdade, se for pra escolher, escolha plantá-la fora de casa. Afinal, trata-se de uma planta bem resistente, e que adora o sol, de uma maneira geral.

No entanto, é preciso ter cuidado com os excessos, pois, ao mesmo tempo em que a flor gosta de sol, ela também não suporta temperaturas que sejam muito altas por muito tempo. Também tem a questão do solo, que precisa ser um pouco ácido, com um pH entre 5,5 e 6. E, claro, sem contar que esse mesmo solo precisa ser bem drenável, com um pouco de areia, o que facilita na variação de umidade.

Já quando se planta azaleias em ambientes internos, Alguns cuidados extras precisam ser feitos. No caso do solo, é uma exceção, já que dentro de casa, por exemplo, ele também precisa ser ácido e bem drenável. É bom também colocar a cada 2 semanas um fertilizante que seja rico em potássio entanto a muda da planta estiver em processo de desenvolvimento.

Mesmo em ambientes internos, a azaleia precisa estar num local que bata certa luminosidade, onde a temperatura é mais ou menos ameno e com ambiente úmido. Você pode manter essa umidade de duas maneiras: ou usando um umidificador, ou mesmo instalando um pequeno prato com pedras molhadas no fundo do vaso.

Logo após o florescimento, o mais recomendado é mudar o vaso para a parte mais fria da casa. Esse procedimento vai ajudar bastante que ela se prepare para florescer na primavera.

Como Cuidar De Bonsais De Azaleia?

Por seu originária da China, a azaleia é uma das flores preferidas por lá para serem cultivadas em bonsais (algo que você também pode fazer). Essas mini-plantas necessitam basicamente dos mesmo cuidados que uma azaleia de tamanho normal.

Por exemplo, o solo precisa se manter ácido. O bonsai também precisa estar localizado em um local que não seja muito escuro, ao mesmo tempo em que receba luz direto do sol. O local em que ficará precisa ser úmido e de temperatura igualmente amena.

As regas devem ser feitas com regularidade, pois suas raízes secam muito rápido, mas evitando que a terra fique demasiadamente encharcada. Já o transplante do bonsai de azaleia pode ser realizado a cada 2 anos, sempre após a floração.

Veja também

Origem da Flor Amarilis e História da Planta

O cultivo de flores está se tornando uma atividade cada vez mais comum no Brasil; …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *