Home / Animais / Tudo Sobre O Cachorro Rottweiler Com Imagens

Tudo Sobre O Cachorro Rottweiler Com Imagens

Quando falamos sobre cachorros, o rottweiler é, provavelmente, um dos mais conhecidos pelos humanos. A maioria das pessoas só de olhar para um rottweiler, já consegue identificar sua raça.

Isto acontece porque os rottweilers possuem características muito bem definidas, com poucas variações e está entre nós há milhares de anos. Muito conhecido por ser um cão feroz, sério, protetor e companheiro, hoje você irá descobrir tudo o que há sobre essa raça tão querida e popular.

Características Gerais E Imagens

Sendo um cão muito forte, grande e compacto, o rottweiler é muito utilizado não apena como o grande amigo da família. Mas também como o protetor da casa contra invasores, ladrões ou desconhecidos.

Suas principais características são:

  • Expectativa de vida: mínimo de 8 e máximo de 10 anos
  • Altura: mínimo de 56 cm e máximo de 68 cm
  • Peso: mínimo de 46 kg e máximo de 50 kg

A não ser que o dono do rottweiler esteja em casa e recebe e acolha estranhos na residência, o rottweiler vai ser extremamente eficiente ao não permitir desconhecidos dentro da propriedade. Em alguns casos, até mesmo, o rottweiler não deixará desconhecidos entrarem mesmo se o dono dele acolher a pessoa.

O rottweiler é um cão muito sério, alerta e capaz. Porém, ele não é um dos mais recomendáveis como o primeiro cachorro a se ter. Pois, o treinamento e o adestramento não é um dos mais fáceis. Os rottweilers precisam começar a serem treinados e adestrados desde pequeno, com um foco especial a socialização com crianças, estranhos ou outros animais. Sem usar a brutalidade, e combinando o treinamento com reforços positivos, o tutor vai conseguir ensinar o rottweiler a dominar a própria força.

Para que o rottweiler não fique entediado, seja na parte mental ou física, e assim desenvolva comportamentos mais agressivos ou destrutivos, seja sempre muito ativo com o seu cão. O rottweiler vai amar sair para uma boa caminhada, praticar exercícios ou esportes caninos.

Quando você ler sobre a história dele, vai ficar mais fácil de entender o porquê, mas você provavelmente irá encontrar o rottweiler sendo um cão policial, usado no pastoreio, em locais de serviço, ou como ser terapêutico. Em muitas tarefas o rottweiler é muito eficiente.

Caminhando Com o Rottweiler
Caminhando Com o Rottweiler

A aparência física do rottweiler será de uma cabeça com um crânio grande e largo, suas orelhas de tamanho médio em forma triangular, com pescoço forte, e ombros com uma largura muito impressionante e com um corpo bem compacto.

Seu pelo será curto, denso e um pouco assentado. Com pouca ou nenhuma variação, o rottweiler normalmente será todo preto, com algumas partes do corpo, como pescoço, orelhas e olhos, com algumas manchas de cor dourada ou castanho claro.

História

Alguns dizem que o rottweiler descende do Boiadeiro da Baviera, outros que ele descende dos mastins da Alemanha. Mas algo certo é: o rottweiler é um cão originário da Alemanha, na cidade de Rottweil.

Durante a idade média, a cidade de Rottweil era muito frequentada por mercadores e comerciantes de gado, e ao rottweiler, sendo muito forte, corajoso e trabalhador, era confiado alguns trabalhos, como: proteger os donos que andavam com muito dinheiro pelas estradas e vigiar os rebanhos nos pastos e proteger contra invasores.

Na cidade também tinha muitos açougueiros. O rottweiler foi também prontamente adotado por eles para realizarem outras tarefas, como: puxar carrinhos, entregar leite e carne e proteger.

No entanto, com a chegada de rodovias, carros motorizados e outras tecnologias, os rottweilers passaram a ser cada vez mais esquecidos e substituídos. Graças a vários fãs, admiradores e protetores animais, o rottweiler foi salvo e conseguiu se reproduzir por outros locais do planeta, recebendo inclusive outros tipos de utilidade.

Durante a primeira e a segunda guerra mundial, as forças armadas alemãs, usou o rottweiler como um cão de ataque, proteção e companheiros dos guardas. Em 1966, o rottweiler foi oficialmente reconhecido e fixado como raça canina.

Como Cuidar Do Rottweiler?

Com uma forte tendência a engorda e sendo um cão muito ativo, o rottweiler precisa ter sempre duas coisas em dia: exercícios físicos e uma alimentação balanceada e moderada. Assim, ele não terá problemas com peso e nem com tédio.

Seus pelos soltam de forma moderado através do ano, então o ideal é que seja feita escovações pelo menos uma ou até duas vezes nas semanas. Os banhos podem ser dados uma vez por mês, ou quando a sujeira for realmente muito grande.

As unhas devem ser cortadas a cada duas semanas pelo menos, e a escovação deve ser diária. Quantos as orelhas, utilize uma bola de algodão úmida para fazer a limpeza, e não se esqueça de sempre procurar por odores, feridas ou sujeiras entre as dobras do seu cachorro.

O rottweiler possui uma tendência a ter estas doenças: displasia coxofemoral, alterações no coração, endócrinas, nos olhos e na pele, e em alguns casos, artrose no ombro e falência hepática.

Fatos Interessantes

Com uma mordida mais forte que a do pit bull e do pastor alemão, o rottweiler tem uma força de mordida de 148 quilos. Por conta da força dele, o rottweiler é usado muitas vezes como um cão policial.

Pit Bull
Pit Bull

Uma história muito interessante dele aconteceu em 2008. Jake, de 2 anos, foi um rottweiler que estava caminhado com a sua dona Liz Maxted-Bluck, quando de repente, ouviu alguns gritos e barulhos. Jake prontamente foi procurar de onde vinha tal barulho, quando encontrou uma mulher sofrendo uma tentativa de abuso por um cara desconhecido. Quando Jake chegou, ele expulsou o homem agressor, ficou ao lado da mulher esperando sua dona e a polícia chegar. O homem foi preso, e Jake ganhou uma medalha, além de um prêmio por bravura, pelos policias da cidade.

Algumas considerações finais sobre o rottweiler:

  • Viver em apartamentos ou casas pequenas: por ser um cão grande, não é recomendável, pois ele precisa de espaço.
  • Crianças: uma socialização adequada garante que ele irá ser bom com as crianças da família e também as desconhecidas.
  • Latido: não costuma latir muito.
  • Solidão na casa: não é recomendável deixar o rottweiler muito tempo sozinho. Ele é sociável e gosta de companhia.

Agora que você já sabe tudo sobre o rottweiler.

Veja também

É Verdade que a Orca é um Golfinho? Quais as Suas Diferenças?

Se você foi criança ou jovem nos anos noventa, ou mesmo se gosta de assistir …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *