Home / Plantas / Como Plantar, Cultivar e Fazer Muda de Pé de Ameixa em Vaso?

Como Plantar, Cultivar e Fazer Muda de Pé de Ameixa em Vaso?

Será que se pode plantar o caroço que sobrou da ameixa que a pessoa comeu? “Posso plantar um caroço de ameixa?” A resposta para plantar ameixas em uma cova é um retumbante sim! Tenha em mente, no entanto, que a árvore resultante pode ou não frutificar e, se der fruto, a ameixeira da nova árvore pode não ser nada parecida com a fruta gloriosa e suculenta original.

Como é Cultivado um Pé de Ameixa

A maioria das árvores frutíferas é propagada a partir de porta-enxerto compatível ou da planta-mãe na qual a variedade desejada é enxertada para obter uma cópia “verdadeira” da fruta. Os cultivadores comerciais nunca cultivariam uma ameixa ( Prunus ) de uma semente, porque a sua subsistência depende do controle do processo; eles confiam em enxertar ou recriar a partir de galhos e brotos.

No entanto, se você já viu um quintal com uma árvore de ameixa, você talvez tenha notado, que as sementes de ameixas que esquilos ou guaxinins comem começam a brotar em lugares aleatórios em todo o quintal. Plantar uma semente de ameixa às vezes é tão simples assim. Mesmo assim, existem algumas técnicas de plantio que podem ser  usadas para maximizar as chances de uma semente se desenvolver mu,a planta.

Plantar ameixas a partir de um caroço chupado pode resultar em uma variedade muito diferente do original; a fruta pode não ser comestível, ou você pode produzir uma variedade ainda melhor. De qualquer maneira, é bastante fácil e super divertido cultivar ameixas a partira dos caroços.

Uma ameixa é um tipo de fruta que carrega sua semente dentro de um buraco no centro da fruta. As sementes podem ser colhidas na maioria das variedades de mercado, e então passam por um processo chamado “estratificação”. Uma vez germinadas, as sementes podem ser plantadas ao ar livre ou em um recipiente.

Como Cultivar em Casa

Compre ameixas maduras de uma banca de mercado. Compre ameixas que foram cultivadas localmente ou em um clima semelhante, para que você garanta que ele cresça em sua zona de resistência. É melhor não usar variedades precoces, porque as sementes são menos propensas a se desenvolver nesses tipos.

Coma a carne da ameixa. Escolha a mais saborosa para tentar plantar, uma vez que as sementes de ameixa muitas vezes carregam as características de uma planta parental muito bem.  Para plantar sementes em covas, primeiro selecione a semente e lave em água morna com uma escova macia para remover qualquer polpa.

Pé de Ameixa no Vaso
Pé de Ameixa no Vaso

Fazendo a Muda do Pé de Ameixa

Beneficiamento da Semente

A semente precisa de um período de esfriamento a temperaturas entre 1 a 5 graus antes de germinar, cerca de 10 a 12 semanas.  Isso é chamado de processo de estratificação e existem dois métodos para realizá-lo. O primeiro método é enrolar a semente em uma toalha úmida de papel dentro de um saco plástico e colocá-lo na geladeira. Deixe-o lá por seis a oito semanas, mantendo vigilância no caso de brotar mais cedo.

Germinação natural é também um método de estratificação em que a semente da ameixa vai diretamente no solo durante o outono ou inverno. Coloque a semente no peitoril da janela por alguns dias para secar. A semente dentro do poço secará e encolherá, e você poderá salvá-la mais facilmente. A casca também irá rachar mais facilmente quando seca.  Pegue um pequeno quebra-nozes. Coloque o fosso horizontalmente entre as duas extremidades. Rache suavemente. Tome cuidado para não quebrar demais. Uma semente esmagada não pode ser plantada.

O Plantio de Semente no Vaso

Prepare uma mistura de areia e perlita em uma proporção de 1 para 1 em um vaso de 1 litro. Perlita é uma mistura de rocha vulcânica esmagada, que ocorre naturalmente, usada para ajudar a drenar o solo do jardim mais facilmente e é amplamente disponível em viveiros.  É uma boa idéia adicionar um pouco de matéria orgânica, mas nenhum fertilizante no vaso, cerca de um mês antes de enterrar a semente.

Ao plantar as sementes de ameixa, elas devem ter 3 polegadas de profundidade no substrato.  Vigie constantemente o vaso onde você plantou a semente.  Deixe o vaso com a semente de ameixa do lado de fora durante os meses de inverno e preste atenção a qualquer brotação; depois disso, mantenha a nova planta úmida e observe-a crescer

Semente de Ameixa na Mão de um Homem
Semente de Ameixa na Mão de um Homem

Se você tiver  estratificado a semente na geladeira, uma vez que tenha brotado, remova-o e plante em um vaso com substrato bem drenante composto de uma parte de vermiculita e uma parte de pedriculos do solo, cerca de 2 centímetros de profundidade. Situar o vaso em uma área fria, com fraca incidência de sol e boa  umidade, mas não muito molhado.

O Transplante das Mudas Para o Solo

Deixe a muda crescer por até um ano.  Depois que o inverno tiver passado, selecione um novo local no jardim para sua nova ameixeira com pelo menos seis horas de luz solar direta. Prepare o solo cavando um buraco de 12 polegadas de profundidade, removendo qualquer rocha ou detritos. Misture o composto no solo.

Plante a nova ameixa em uma cova que comporte todo o conteúdo do vaso original e tampe o solo ao redor da planta. Molhe e mantenha uniformemente úmido. Caso contrário, você deve colocar ou compostar em torno da base da muda para reter a umidade e fertilizar com espinhos de árvores ou um fertilizante no início da primavera e, em seguida, novamente em agosto.

Muda da Fruta Ameixa da Mata
Muda da Fruta Ameixa da Mata

Uma das principais razões pelas quais as pessoas cultivam plantas a partir de sementes é porque elas podem escolher entre uma grande variedade de plantas em catálogos de sementes. Cultivar plantas a partir de sementes também é mais barato do que comprá-las.

Mais importante, você consegue guiar a planta por todo um ciclo de vida, estabelecendo potencialmente uma adição ao seu jardim que durará por anos. Sementes de legumes ou flores são boas escolhas para os cultivadores iniciante.

Quando plantar ameixas a partir de sementes, tenha paciência. Levará alguns anos até que a árvore dê frutos, que podem ou não ser comestíveis. Independentemente disso, é um projeto divertido e resultará em uma linda árvore para as futuras gerações.

Veja também

Lírios Orientais: Características, Significado, Especies e Fotos

Estas plantas são derivadas dos resultados do cruzamento de lírios orientais com representantes tubulares. As …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *