Home / Plantas / Bromélia Rosa: Fotos, Características, Flores e Nome Científico

Bromélia Rosa: Fotos, Características, Flores e Nome Científico

Aechmea fasciata, a bromélia rosa, é considerada uma das bromélias mais comercializadas no dia de hoje. Excelente para decoração interna em seu período de floração, oferecendo ao ambiente uma beleza ímpar. Vamos conhecer um pouco mais dessa espécie?

Bromélia Rosa – Características e Nome Científico

O nome científico, como já dito, é aechmea fasciata, uma espécie de planta pertencente à família das bromélias, nativa do Brasil. Esta planta é provavelmente a espécie mais conhecida neste gênero, e muitas vezes é cultivada como uma planta de casa em áreas temperadas.

A planta cresce lentamente, atingindo de 30 a 90 cm de altura, com uma extensão de até 60 cm. Tem folhas elípticas e ovais de 45 a 90 cm de comprimento e dispostas em um padrão de roseta basal. Insetos em escala e mosquitos às vezes se reproduzem nas poças de água que ficam presas entre as folhas.

A bromélia rosa requer sombra parcial e um solo bem drenado, mas retentor de umidade. Também pode ser cultivado epifiticamente , como, por exemplo, com musgo ao redor de suas raízes e ligado a casca áspera. A podridão da raiz pode ser um problema se o solo estiver muito úmido.

Esta bromélia está listado no banco de dados de plantas venenosas do FDA, na seção “Substâncias irritantes para a pele em plantas”, e é conhecido por causar dermatite de contato, dermatite de phytophoto e alergia de contato.

Aechmea fasciata também é conhecida como a “planta da urna” ou “vaso de prata”, devido à sua folhagem de prata e à semelhança na forma entre suas folhas e um vaso. Aechmeas são epífitas, o que significa que na natureza elas crescem em outras plantas – geralmente árvores – mas não são parasitas.

Bromélia Rosa – Flores e Fotos

As folhas desta planta grande formam a forma de uma roseta. É um agricultor lento, mas alcança até um metro de altura, com uma largura de aproximadamente dois pés. As folhas são qualquer coisa de 18 a 36 polegadas de comprimento e tem uma cabeça de flor rosa que vai durar até seis meses quando desabrocha.

As margens das folhas têm espinhos negros. Um tiro de planta de urna floresce apenas uma vez e depois morre. Mas a flor é espetacular. A inflorescência é uma densa cabeça piramidal que consiste em pequenas flores violetas (maduras a vermelhas) que são rodeadas por brácteas cor-de-rosa vistosas.

Bromélia Rosa
Bromélia Rosa

Quando completamente madura (geralmente após três ou quatro anos de crescimento), a planta envia um forte pedúnculo com uma inflorescência rosa de até 15cm (6 polegadas) de comprimento. A grande inflorescência consiste principalmente de brácteas entre as quais emergem pequenas flores azuis pálidas que logo ficam vermelhas. Estes desaparecem rapidamente, mas as brácteas rosa permanecem decorativas.

A flor de Aechmea fasciata só amadurece e só uma vez de cada roseta, depois do qual a roseta morre lentamente. A folhagem e a inflorescência colorida permanecem decorativas por vários meses depois que as pequenas flores se desvaneceram, no entanto. Durante esse período, as compensações aparecem ao redor da base da antiga roseta.

Bromélia Rosa – Cuidados e Cultivos

Muitos jardineiros de interior estimulam as condições naturais cultivando essas bromélias em atraentes ‘ramos epífitas’. Depois que um Aechmea fasciata tiver florescido, os offsets podem ser removidos para propagação. Caso essa propagação não seja desejada, crie espaço para a nova roseta se desenvolver no pote original.

Isto é feito facilmente usando uma faca de cozinha afiada para cortar a roseta velha no ponto mais baixo possível quando ela se tornou gasta e começou a murchar. Vasos contendo duas ou mais rosetas podem ser excepcionalmente decorativos. Aechmea fasciata é uma planta fácil de cultivar.

Aechmea fasciata em vaso cresce melhor em pleno sol. Eles não florescerão com sucesso se mantidos à distância de uma janela ensolarada. A temperatura ideal está em mais de 15° Celsius, juntamente com alta umidade ao longo do ano. Os potes devem ficar em bandejas de seixos úmidos. Aechmea fasciata tolera as posições de resfriamento e ar seco e pode sobreviver a curtos períodos de frio.

Dentro de sua zona de resistência, Aechmea fasciata está crescendo melhor em sombra parcial em solo retentor de umidade, mas bem drenado. Faz uma bela cobertura do solo. Coloque plantas individuais com cerca de 45 a 60 cm de distância para uma cobertura de solo eficaz.

Regue com moderação, o suficiente para deixar a mistura completamente úmida, mas deixe o topo 1 cm secar entre as regas. Além disso, certifique-se de que o centro da planta em forma de copo tenha um suprimento constante de água doce. Exceto no solstício do inverno, fornecer fertilizante líquido de meia força a cada duas semanas. Aplique o fertilizante não só nas raízes, mas acima da folhagem e no copo central.

Bromélia Rosa – Problemas e Usos

Pontas castanhas nas folhas podem ser devidas a água insuficiente no vaso da planta, falta de umidade na atmosfera ou ao uso de água dura.

O excesso de água do composto pode causar apodrecimento – mantenha as plantas úmidas, mas nunca molhadas.

Escamas e insetos podem atacar Aechmea fasciata.

Os problemas de Aechmea fasciata incluem mosquitos que podem se reproduzir na água aprisionada nas folhas. Para evitar isso, mantenha a água limpa do vaso de folhas.

Os entusiastas das plantas cultivam Aechmea fasciata por suas folhas ornamentais e flores rosas de longa duração. É frequentemente a primeira planta em qualquer coleção de bromélias.

Aechmea fasciata pode ser cultivada com sucesso epifiticamente ou sem solo, com musgo ao redor de suas raízes e ligada aos galhos de árvores de casca grossa, onde sua roseta em concha pegará a água necessária. Juntamente com outras bromélias, Aechmea fasciata parece atraente em um ramo epífito, ancorado por pedras pesadas.

Além disso, Aechmea fasciata faz um bonito plantio em massa, cobertura do solo ou planta de contêineres, plantador acima do solo. Aechmea fasciata irá purificar o ar interior, removendo formaldeído do mesmo.

Dentre as variedades conhecidas, estão:

Aechmea fasciata Albomarginata tem faixas de cor creme bordeando cada folha.

Aechmea Fasciata Albomarginata
Aechmea Fasciata Albomarginata

Aechmea fasciata Variegata tem folhas com listras creme de comprimento.

Aechmea Fasciata Variegata
Aechmea Fasciata Variegata

A bromélia rosa é amplamente disponível durante todo o ano, geralmente vendido como planta madura de floração.

Veja também

Trigo de Verão: Características, Nome Científico e Fotos

O trigo de verão, são gramíneas popularmente conhecidas como coix, originárias da Índia e agora …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *