Home / Plantas / Tudo Sobre a Sete-Léguas: Características e Nome Científico

Tudo Sobre a Sete-Léguas: Características e Nome Científico

Vemos uma enorme variedade de plantas ao nosso redor.  A maioria delas têm as mesmas estruturas vegetais, como raízes, caule, folhas, flores, frutos e sementes que cumprem quase as mesmas funções. Assim a classificação das plantas é baseada nas características destas estruturas vegetais e outros fatores como altura, sensibilidade ao ambiente, ciclo de vida entre outros.

Hábito de Crescimento

Na horticultura, o termo hábito de crescimento refere-se a uma mudança na altura, forma e tipo de crescimento da planta. Existem fatores genéticos e ambientais que desempenham um papel importante em seu hábito de crescimento.

Por exemplo, a interação com vários animais influencia a maneira como as plantas se adaptam ao ambiente . Do ponto de vista evolutivo, os hábitos de crescimento têm a função de garantir a sobrevivência e a adaptação das plantas em vários habitats, aumentando consequentemente as chances de transmitir com êxito os genes para a próxima geração.

Se considerarmos as plantas, com base em sua altura, algumas são muito curtas, enquanto outras são altas demais para escalar. Além da altura, espessura da haste, a delicadeza também varia.  Por exemplo: plantas curtas têm caules esverdeados e macios, enquanto plantas ou árvores grandes e altas têm um caule espesso, forte e lenhoso, difícil de quebrar. Com base no hábito de crescimento, as plantas são amplamente categorizadas em três grupos:

Ervas

Começando pelo menor, a erva é uma planta de tamanho pequeno, com caule macio, verde e delicado, sem os tecidos lenhosos. Eles completam seu ciclo de vida em uma ou duas estações. Geralmente, eles têm poucos ramos ou não têm ramos. Estes podem ser facilmente arrancados do solo. As ervas contêm benefícios nutricionais suficientes, incluindo vitaminas e minerais, para torná-lo parte de uma dieta saudável e equilibrada. Tomate, trigo, arroz, grama são alguns exemplos de ervas.

Arbustos

Os arbustos são plantas lenhosas de tamanho médio, mais altas que ervas e menores que uma árvore. Sua altura geralmente varia entre 6 e 10 m. de altura. Suas características incluem hastes espessas, duras e amadeiradas, com muitos galhos. Embora as hastes sejam rígidas, elas são flexíveis, mas não frágeis. A vida útil dessas plantas é de muitos anos. Rosas, jasmim limão e hena são alguns dos arbustos mais comuns ao nosso redor.

Árvores

Árvores são plantas grandes e altas. Eles têm caules muito grossos, lenhosos e duros, chamados tronco. Este tronco principal único ou o tronco dá origem a muitos ramos que dão folhas, flores e frutos. Algumas árvores não têm galhos como o coqueiro; isto é, eles têm apenas uma haste principal que produz folhas, flores e frutos por si só. O tempo de vida das árvores é muito grande ou seja, por vários anos. Mangueira, cajueiro e carvalho são alguns exemplos de árvores.

Além dessas três categorias de plantas, existem mais dois tipos que precisam de algum apoio para crescer. Eles são chamados especificamente de alpinistas e trepadeiras, a categoria a que pertence a planta sete-léguas.

Tudo Sobre a Sete-Léguas: Características e Nome Científico

Sete-Léguas, cujo nome científico é Podranea ricasoliana, é um escalador vigoroso e de rápido crescimento, com caules e folhas semi-suculentos. É quase sempre verde, mas durante invernos rigorosos ou em áreas que sofrem de geada, esmorecem morrendo e recuperam-se lindamente novamente na primavera.

As folhas verde-claras, brilhantes e carnudas são atraentes o ano todo. As maravilhosas e brilhantes flores rosas  são carregadas em cachos durante o final do verão e outono, fazendo um belo espetáculo; elas também exalam um delicioso aroma aromático. As sementes são típicas – marrons, oveis e chatas, macias, cremosas e estereis em sua maioria.

A trepadeira sete léguas ocorre naturalmente nas margens de florestas,  e em localidades dispersas ao longo da escarpa. Em seu habitat natural, sobe em arbustos e árvores, entrelaçando-se no chão sombrio da floresta para alcançar as copas das árvores iluminadas pelo sol, onde possam florescer com sucesso.

Flor Sete-Léguas
Flor Sete-Léguas

O gênero podranea é um gêneros escasso de floração, com apenas duas espécies, outro membro notável desse gênero é o Podranea brycei , também um alpinista atraente, com folhas semelhantes e menos flores maiores, muito menos vigoroso no hábito de crescimento, mas uma linda planta de jardim.

As flores atraem borboletas e as larvas da traça de tigre tricolor e príncipe da delegação se alimentam de espécies de Podranea. As sementes são dispersas pelo vento.

Como Cultivar Sete Léguas

As hastes longas, verdes e lisas precisam de suporte para subir e isso pode ser fornecido por uma treliça, pérgola ou outros dispositivos de suporte tradicionais. Pode-se também permitir que a planta se enrole naturalmente através de outros arbustos ou até mesmo que ela cresça como na natureza, plantando-a na base de uma árvore e deixando-a subir naturalmente. As pontas de crescimento da planta devem estar expostas ao sol para desenvolver as flores adequadamente, mas a base da planta tolera sombra total.

A trepadeira sete léguas é uma planta que  cresce mais facilmente exposta ao  sol, em solo de jardim adubado e bem drenado. Utilize fertilizantes regularmente para incentivar a boa saúde e apoiar o crescimento e a floração vigorosos. Regue com moderação, pois esta planta  pode tolerar longos períodos de secura, uma vez estabelecida. Prefere um clima quente e morre em climas mais frios, mas se recupera rápida e facilmente; deve-se podar as peças danificadas pelo gelo.

Ele pode ser cortado quase no chão todos os anos após a floração e a semeadura, pois retomará um novo crescimento na primavera, ganhando facilmente altura e vigor anteriores no crescimento de uma estação. Também pode ser aparado regularmente durante o crescimento, para controlar sua propagação se estiver dominando muito o jardim ou se for usado em um arranjo grande em um jardim ornamental, para moldá-lo de forma a preencher o espaço desejado. Também oferece uma excelente cobertura do solo, se for permitido espalhar horizontalmente.

Usado como cobertura do solo, propaga-se através de cortes de caule no verão. Trate as mudas com um hormônio de enraizamento e coloque na areia do rio até que as raízes se formem. As hastes que tocam o chão à medida que crescem podem formar raízes e podem ser cortadas da planta principal e cultivadas com sucesso.

A trepadeira de Port St. Johns se mistura com casco-de-vaca (Bauhinia galpinii), bela-emília (Plumbago auriculata) e Tecomaria capensis, fornecendo uma interessante mistura de cores.

Usado amplamente em jardins como um alpinista popular, alegre, colorido e fácil de cultivar. Os visitantes da World Expo, em Sevilha, na Espanha, foram protegidos do ardente sol andaluz por uma pérgola de quilômetros de extensão, coberta pela trepadeira sete léguas, que descia das calhas hidropônicas no topo das vigas. Outros lugares cultivam sete-léguas em grandes panelas de barro, treinando os ramos graciosos em padrões nas paredes de terracota.

Veja também

Jasmim Real

Tudo Sobre A Flor De Jasmim: Características, Nome Científico E Fotos

Seja você um admirador de jardinagem com traços profissionais, ou um simples apaixonado pelas belas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *