Home / Plantas / Frutas que Começam com a Letra D: Nomes e Características

Frutas que Começam com a Letra D: Nomes e Características

Em termos de conceito culinário, as frutas são alimentos que compreendem os frutos, pseudofrutos e até mesmo inflorescências (quando estas são comestíveis). Podem apresentar sabor adocicado, azedo (no caso das frutas cítricas) ou travoso.

No Brasil, há um forte consumo de frutas como a banana, laranja, melancia, manga, abacaxi, entre outras.

Frutas Diversas
Frutas Diversas

Neste artigo, você conhecerá um pouco mais sobre as frutas que começam com a letra D, mais especificamente.

Então venha conosco e boa leitura.

Frutas que Começam com a Letra D: Nomes e Características –  Damasco

O damasco também pode ser conhecido pelos nomes de apricó, abricoque, abricote, alperche, alperce, alberge e tantos outros. No Norte da China, é uma fruta conhecida desde o ano 2000 a. C.

Pode ser consumido in natura, em doces ou na forma comercial de frutas secas.

Possui uma polpa carnuda e sumarenta, de coloração amarela ou alaranjada. O fruto é classificado como drupa e possui entre 9 a 12 centímetros de diâmetro. É aromático, quando maduro.

O vegetal como um todo (no caso, damasqueira) possui entre 3 a 10 metros de altura. As folhas são serradas, ovaladas e cordiformes; possuindo um pecíolo na cor vermelha. A coloração das flores pode ser rósea ou branca, sendo as mesmas solitárias ou geminadas.

Em relação aos benefícios nutricionais, a ação antioxidante dos carotenoides (comum em frutas e legumes de coloração amarela ou alaranjada), em especial do betacaroteno, merece destaque. O damasco também contém as vitaminas C, K, A, B3, B9 e B5. Entre os minerais, estão presentes o Magnésio, Ferro, Potássio, Cobre e Fósforo. A vitamina A, inclusive, pode prevenir o aparecimento de doenças oculares relativas à idade.

O damasco também contém elevado teor de fibras, e, portanto, é um grande aliado para uma boa digestão. Caso a fruta seja consumida seca, esse benefício pode ser ainda mais aproveitado.

As sementes de damasco contém alto teor de vitamina B17 (também chamada de lastrina), a qual, segundos estudos, apresenta potencial no combate ao câncer.

Betacaroteno e Suas Vitaminas
Betacaroteno e Suas Vitaminas

O betacaroteno, em particular, pode auxiliar na prevenção de doenças cardiovasculares; assim como também atua na desintoxicação do sangue e  na prevenção à oxidação do colesterol LDL.

Óleo de damasco pode aliviar problemas dermatológicos, tais como o eczema e a sarna.

Frutas que Começam com a Letra D: Nomes e Características –  Dendê

O dendê não é uma fruta muito conhecida na sua apresentação in natura, porém o azeite ou óleo de dendê (ou óleo de palma) é bastante popular dentro da culinária brasileira.

A dendezeira ou palmeira-de-dendê pode alcançar até 15 metros de altura. O vegetal é bastante popular dentro da faixa que se estende do Senegal até a Angola. Teria chegado aqui no Brasil entre os anos de 1539 a 1542.

O óleo é extraído da amêndoa ou semente do fruto, a qual ocupa praticamente todo o fruto. Possui um ótimo rendimento, uma vez que é capaz de render 2 vezes mais que o coco, 4 vezes mais que o amendoim e 10 vezes mais que a soja.

Existem variedades destes frutos, as quais são categorizadas de acordo com a espessura da casca (ou endocarpo). Tais variedades são a dura (com casca superior a 2 milímetros de espessura); a psífera (na qual, não existe casca separando a polpa da amêndoa); e a tenera (cuja espessura da casca é menor que 2 milímetros)

Frutas que Começam com a Letra D: Nomes e Características –  Dióspiro

Dióspiro na verdade é um nome alternativo ao caqui, que faz referência ao seu gênero taxonômico (Diospyro). Existem muitas variedades de caqui, abrangendo neste contexto espécies e subespécies. Ao todo, são mais de 700 espécies, sendo a maioria nativa dos trópicos- embora, certas espécies em particular também se estendam a regiões temperadas.

Em relação ao vegetal como um todo, este pode apresentar uma vegetação caduca ou perene.  Alguns desses vegetais podem apresentar grande valor comercial em função de sua madeira escura, dura e pesada.- sendo tais espécies conhecidas como árvores de ébano.

Em relação ao fruto, existem algumas variedades tais como a vermelha e alaranjada- sendo que esta última conta com riscas de cor marrom em seu interior. A variação alaranjada é menos doce, mais dura e resistente a prováveis danos durante o transporte- o que não ocorre com a variação vermelha, quando madura.

No quesito informação nutricional, alguns dos minerais incluem o Cálcio e o Ferro. Em relação às vitaminas, é possível listar as vitaminas A, B1, B2 e E.

A espécie mais cultivada é o Diospyros kaki, também conhecido pelo nome de caqui japonês ou caqui oriental.

É uma fruta bastante cultivada nas regiões sul e sudeste do Brasil, com grande destaque para o estado de São Paulo (mais precisamente nos municípios de Mogi das Cruzes, Itatiba e Piedade). No ano de 2018, tal estado foi responsável por até 58% da produção nacional.

Outros estados nos quais há produção maciça da fruta compreendem Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.

Frutas que Começam com a Letra D: Nomes e Características- Durião

O durião (nome científico Durio zibethinus) é uma fruta muito semelhante à jaca, seja no tamanho ou na aparência, podendo inclusive ser confundido com esta.

Possui um consumo bastante popular na China, Tailândia e Malásia. Sendo que em alguns desses lugares pode ser adquirida inclusive cortada (após solicitação ao vendedor) e acondicionada em recipientes plásticos.

Durio Zibethinus
Durio Zibethinus

A semente também pode ser consumida na forma de castanhas tostadas.

*

Depois de conhecer um pouco mais sobre algumas das frutas que começam com a letra D, que tal continuar navegando pelo nosso site?

Por aqui, há bastante material nas áreas de botânica e zoologia, assim como muitos tópicos com dicas úteis para o dia-a-dia.

Você pode digitar um tema de sua escolha em nossa lupa de pesquisa no canto superior direito. Caso não encontre o tema desejado, você pode sugeri-lo abaixo em nossa caixa de comentários.

Até as próximas leituras.

REFERÊNCIAS

Escola Educação. Frutas com D. Disponível em: < https://escolaeducacao.com.br/fruta-com-d/>;

Infoteca Embrapa. Cronologia do Cultivo do Dendezeiro na Amazônia. Disponível em: <https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/bitstream/doc/1056562/1/DOC423Ainfo.pdf>;

SEMAGRO. Benefícios do damasco: saiba tudo. Disponível em: <https://www.semagro.ms.gov.br/beneficios-do-damasco-saiba-tudo/>;

Wikipédia. Dendezeiro. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Dendezeiro>;

Wiipédia. Caqui. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Caqui>;

Wikipédia. Diospyros. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Diospyros>;

Veja também

Como Usar a Canela Para Emagrecer?

A canela, assim como o cravo, noz-moscada, gengibre, açafrão, pimenta-do-reino, cúrcuma e outros, é considerada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *